CaminhõesCuriosidadesHistóriaNotíciasNotícias -

Primeiro caminhão FNM produzido no Brasil era bicudo

A Fábrica Nacional de Motores foi criada em 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas, para ser uma fábrica nacional de produção de motores aeronáuticos, para aviação militar e civil. Os primeiros motores que saíram de suas linhas de produção foram os radiais Curtiss-Wright R-975. Porém, a produção começou tarde, após o final da Segunda Guerra Mundial, quando esses motores já não eram mais necessários.

Nos anos seguintes, a empresa estatal, para não fechar, passou a fabricar peças para máquinas e eletrodomésticos, como geladeiras. Foi só em 1949 que a verdadeira vocação da FNM foi encontrada: a produção de caminhões.

Em uma parceria firmada com a empresa italiana Isotta Fraschini, a FNM importou componentes e tecnologia para montagem de um caminhão médio, para 7,5 toneladas de carga. Era o FNM D-7.300, modelo de cabine semi-avançada, com opções de chassi rígido e cavalo-mecânico, sempre em versão 4×2.

A produção inicial se limitou a 200 caminhões, das duas versões, que desfilaram pelo país, mostrando o orgulho da indústria nacional.

Os caminhões foram enviados para o Brasil em CKD, parcialmente desmontados, e foram finalizados na fábrica da FNM, em Xerém, no Rio de Janeiro. Algumas modificações foram feitas para adequar o Isotta Fraschinni D80 ao território brasileiro, como a mudança do lado da direção, que era direita na Itália.

A cabine, produzida na Itália, pelas Indústria Zagato, mantinha um capô sobre o motor, e tinha certo conforto para o motorista. As linhas da cabine exaltavam a robustez do caminhão, que era feito para durar.

O motor era diesel, batizado de I6, com seis cilindros em linha de quatro tempos, com 7,3 litros de cilindrada, e 95 cavalos de potência a 1.900 rpm.

O caminhão tinha partida elétrica, e se destacava pelo baixo consumo de combustível. De acordo com publicidade da época, esses caminhões chegavam a fazer 5,5 km/l, uma média excelente para a época.

Infelizmente, por problemas financeiros, a Isotta Fraschinni interrompeu o envio dos kits CKD para o Brasil, e apenas as 200 unidades iniciais do modelo foram produzidas.

A FNM voltou a produzir caminhões posteriormente em parceria com a Alfa Romeo, também da Itália, já com o design que o tornou famoso em todo o país, com cara-chata e o ronco do poderoso motor. O primeiro modelo da nova FNM era o D-9.500.

Das duzentas unidades do D-7.300 produzidas, infelizmente não há notícia de nenhuma sobrevivente.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

3 comentários sobre “Primeiro caminhão FNM produzido no Brasil era bicudo

  • Interessante esse modelo do caminhão FNM. Não imaginava q tinha …

  • Que linda história

  • Sou apaixonando por um MdM em ouriços tem bastante fim em baixo das árvore na faEmda e70 caminhão trabalhamos aimda

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo