XCMG pretende abrir fábrica de caminhões de mineração em São Carlos-SP

por Blog do Caminhoneiro

O prefeito Airton Garcia recebeu nesta terça-feira (15), em seu gabinete no Paço Municipal, o empresário e presidente do grupo XCMG, Wang Yansong e o presidente do IPA-Brasil – Bureau São Paulo (International Police Association), Luiz Fernando Rocha Monteiro.

A XCMG, empresa líder no setor de máquinas pesadas, atualmente é a 5ª maior do mundo neste setor e a 1ª na China, pretende instalar no país uma fábrica de caminhões e um dos lugares pretendidos para a expansão de negócios da empresa chinesa é São Carlos.

Um dos fatores que levaram os executivos a demonstrar interesse por São Carlos teria sido a capacidade de inovação da cidade, por meio das universidades e do parque tecnológico, bem como a localização privilegiada no centro do Estado de São Paulo, o que facilita o escoamento da eventual produção.

Wang Yansong disse ao prefeito Airton Garcia que o grupo pretende investir cerca de 100 milhões de dólares. “A chance é muito grande de nos instalarmos em São Carlos, porém dependemos da estabilidade econômica do Brasil. A nossa ideia é montar uma unidade de produção de caminhões específicos para mineração, inicialmente seria para a produção de 5 mil unidades por mês e contratação direta de 1.200 funcionários”, explicou o empresário chinês.

Já o presidente da IPA-Brasil – Bureau São Paulo, disse que a XCMG já é fornecedora da Associação. “A IPAS desenvolve veículos para as polícias de todo o Brasil e a empresa chinesa desenvolveu um modelo especial, um trator que será usado na desobstrução de vias. Esse trator já existe na China e foi adaptado para o nosso país. No total vamos entregar 180 unidades. A XCMG também vai fornecer para o governo federal. Como eles demonstraram interesse pela cidade, agendamos a visita no Instituto Inova, onde nosso Bureau está instalado e também com a Prefeitura”.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, o maior atrativo de São Carlos é a mão de obra. “Aqui temos doutores de competência mundial, além disso, temos técnicos de altíssimo nível”, afirma o secretário.

O prefeito Airton Garcia agradeceu a visita e garantiu que São Carlos está pronta para receber uma empresa do porte da XCMG. “Nossas portas estão abertas, nossos atrativos são grandes, acredito que somos fortes concorrentes. Vamos analisar juridicamente o que o município pode oferecer, como uma isenção de IPTU por tempo determinado, o que for possível será feito. O interesse deles é na nossa mão de obra e o nosso em empregar esses trabalhadores”, concluiu Airton Garcia.

Fundada em março de 1989, a XCMG passou a ocupar uma posição de liderança no setor de máquinas pesadas. Os principais produtos, por categoria, da empresa são: guindastes, terraplenagem, pavimentação, perfuratrizes, elevação e concretagem. Dentre eles, 70% já é líder nacional e 20% mundial.

No mundo, a empresa estabeleceu uma rede de comercialização bastante ampla, são mais de 100 distribuidores da XCMG oferecendo seus produtos e serviços por diversos países, incluindo o Brasil que já conta com dezenas de revendedores e assistências técnicas.

Também participaram da reunião os secretários Reginaldo Peronti (Obras Públicas), Mário Antunes (Fazenda), Walcinyr Bragatto (Trabalho, Emprego e Renda), Marcos Lobo (Habitação e Desenvolvimento Urbano), o advogado Marcius Milori, que acompanha o grupo, além de empresários locais e a imprensa.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

ARI LIEBHERR 31/05/2020 - 17:45

Gosto de caminhões por isso me escrevi, obrigado no momento.

Reply

Escreva um comentário