A Agência Nacional de Transportes Terrestres, em cumprimento da Lei nº 13.703/2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (também conhecida como “Tabela de Fretes”), vem intensificando as ações de fiscalização em trechos rodoviários e as auditorias em empresas.
Já foram expedidos mais de 1.000 autos de infração em virtude do descumprimento da Tabela de Fretes.
Histórico
A ANTT publicou, por meio da Resolução ANTT nº 5820/2018, as tabelas com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado. As tabelas têm caráter obrigatório para o mercado de fretes do país. Foram elaboradas em conformidade com as especificidades das cargas e estão divididas em: carga geral, a granel, frigorificada, perigosa e neogranel. A metodologia utilizada para definição dos preços mínimos baseou-se no levantamento dos principais custos fixos e variáveis envolvidos na atividade de transporte.
Os canais da Ouvidoria estão abertos para reclamações e denúncias de descumprimento da Tabela de Fretes:
Telefone – 166
E-mail – [email protected]
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO
12 comentários
Enquanto não houver uma fiscalização competente .um servidor publico eficaz e onesto
Está lei nao vai valer de nada .
A ANTT se diz um órgão de atuante na sua atribuição . Mais ate hoje não vejo e não conheço um cidadão que trabalha com transporte que esteja satisfeito .
Se por vontade do povo , falta de capacidade e interesse por que nao fecha está porcaria também. So serve para pegar nosso dinheiro.
No dia 05 estive. Itumbiara
Quando vi aquele batalhão da ANTT e polícia tirando foto logo percebi que era uma armação.
Só paravam caminhões de empresas onde não emprega a lei
Nao havia fiscalização de autônomos .isso mostra que e tudo articulação .dos grandes
E ainda o povo paga por um monte de funcionários que não dá o resultado esperado pelo que ganham
Enquanto a classe desunida continuar carregando de graça as cargas das grandes elites das transportadoras nada vai mudar….
Só o próprio motorista tem o poder de fazer isso, e só ter união e ninguém carregar só assim as empresas vão ser obrigadas a pagar o frete justo, ficam todos esperando por governantes, e vai la e carrega a carga de graça….
Vamos todos DENUNCIAR o não cumprimento!
Agora a LEI esta a disposição dos MOTORISTAS.
?Denunciem JÁ?
O problema são os próprios motoristas que sujeitam a carregar pelo o preço que as transportadoras oferecem, se todos fossem unidos mudaria esse cenário da noite para o dia..
Balança movel do DNIT durante horario comercial KKKKK perca de tempo heim aprenda a trabalhar gente quer aula me contrate
Me contrata dentro de 02 meses está tudo resolvido bando de oloprados incompetentes
Fiacalizar pra quê ,piada heim ninguém nesse pais recebe em cima da tabela pais sem comando virou casa sem dono coloca o DOT. (Documento obrigatorio de transporte) tipo o DOF que se é usado em transporte de produtos florestas e lá de dentro dos escritório onde todos gostam de ficar fazem a fiscalização
Conversa fiada. Ninguém fiscaliza e ninguém paga
Tem q fiscalizar e se o motirista recebeu o valor .pq estam emitindo ciot n valor d tabela mas n paga p motorista eai cm fica
Mas os propipró motoristas aceita carregar pelo frete baixo, eles não tem respeito nem com eles mesmos, se todos fossem unidos mudaria, mas não é…
Aqui mesmo em Camaçari BA a supricel só paga 4.500 pra SP com 25 Ton, e faz fila pra carregar..
Boa tarde
Infelizmente o governo não apoia, essa ANTT e uma enganação.
Liguei pra fazer a denuncia, o atendimento e de péssima qualidade, não esclarece nada.
Única coisa que a atendente faz e anotar nosso nome, anota nosso telefone e o nome da empresa. E pede pra mandar um e-mail pra ouvidoria.
Somente isso
Uma vergonha o atendimento