Planejamento financeiro – O caminhoneiro autônomo precisa fazer




Ter um caminhão próprio e viver na estrada é um sonho que cada vez mais pessoas realizam. São milhares de caminhoneiros autônomos rodando o Brasil diariamente, e uma das ferramentas menos utilizadas pelos caminhoneiros é o planejamento financeiro.

Muitos caminhoneiros, seguindo o conhecimento adquirido há muito tempo, fazem as contas dos fretes baseados apenas no consumo de diesel do veículo, e a diferença do valor é o que sobra do frete, ou o lucro da viagem. Mas não é bem assim. É necessário fazer um planejamento cuidadoso dos ganhos e dos gastos, para que não se trabalhe no vermelho e que o trabalho na estrada gere lucro e tranquilidade.

O planejamento financeiro é uma das mais importantes ferramentas de qualquer empreendedor, desde quem trabalha em casa, presta serviços externos ou para o caminhoneiro. Só com esse planejamento é possível saber quanto se ganha e se gasta, e também saber cobrar o valor certo pelo serviço prestado.

Apesar de ser uma tarefa que exige dedicação diária, o planejamento financeiro é fácil de ser feito. Os ganhos e gastos podem ser registrados em um caderno, ou, de maneira mais eficiente, em uma planilha do Excel. Também existem aplicativos para isso. É importante destacar que o caminhoneiro deve separar os gastos, entre profissionais e pessoais, para poder visualizar as melhores formas de economizar.

Para que a planilha funcione, o caminhoneiro precisa ser rigoroso. Todos os ganhos e gastos devem ser registrados, inclusive valores de alimentação e outros pequenos gastos diários, inclusive com itens supérfluos, para que o planejamento funcione.

Um dos principais ganhos reais com o registro das finanças é saber onde o dinheiro está sendo usado. Com isso, o caminhoneiro consegue eliminar algumas coisas que podem parecer gastos pequenos, mas que no final do ano registram uma grande fatia do valor gasto pelo caminhoneiro, comprometendo a rentabilidade.

Também com esse planejamento, é possível saber o custo real que se tem em determinada viagem, levando o caminhoneiro a saber com precisão se determinado frete irá ser lucrativo ou não. Com esse planejamento acaba a famosa história de dar carona para a carga.

Também planejando e conhecendo os gastos, fica mais fácil para o caminhoneiro juntar dinheiro, e também se planejar para realizar a manutenção preventiva do veículo, que também gera muita economia a longo prazo.

Outra possibilidade, com esse conhecimento, é poder trocar de veículo, comprando um semi-novo ou até um caminhão zero quilômetro.

Hoje o planejamento financeiro é uma das ferramentas mais usadas por empresas, de todos os tamanhos, para que a empresa possa reduzir custos e ampliar sua fatia de lucro. E o caminhoneiro autônomo também precisa administrar sua vida da mesma forma, como uma empresa.

E como fazer esse planejamento?

Uma das melhores formas de criar um planejamento financeiro é com o aplicativo GuiaBolso. Totalmente seguro, essa aplicativo pode até ser conectado às contas bancárias do usuário. Com isso, o aplicativo vai gerando planilhas e gráficos, de fácil interpretação.

O aplicativo está disponível para celulares Android e IOS, e pode ser baixo CLICANDO AQUI.

Existem também uma série de outros aplicativos para fazer o controle das finanças, basta procurar em sua loja de aplicativos. Caso não se interesse por aplicativos, esse planejamento pode ser feito com uma planilha no computador, ou até mesmo em um caderno, desde que o caminhoneiro não deixe de fazer essa tarefa em nenhum dia.




Um comentário em “Planejamento financeiro – O caminhoneiro autônomo precisa fazer

  • 28/03/2019 em 20:29
    Permalink

    Boa essa reportagem assim o camioneiro babaca que acha que o caminhão ganhando só pra pagar o diesel tá bom. Não se dá conta que tem que trocar óleo trocar pneu fazer revisão no bruto tbm entra ná conta.

Fechado para comentários.