Representantes que não representam tentam ganhar notoriedade usando os caminhoneiros




O setor de transportes no Brasil está cada dia mais turbulento, com os caminhoneiros, principalmente autônomos, sofrendo cada vez mais para poderem levar o sustento para casa. Em um país onde praticamente tudo o que é produzido é transportado por caminhões, a realidade poderia ser diferente. E qualquer movimento do governo, favorável ou contrário aos caminhoneiros é motivo para surgirem diversos boatos de uma nova greve nacional de caminhoneiros.

Desesperados para encontrar as lideranças dos caminhoneiros, a grande mídia acaba entrevistando diversos representantes dos caminhoneiros, que enchem o peito para ameaçar o governo e os ministros em nome dos caminhoneiros, mas que, de verdade, não representam nenhum caminhoneiro. E a cada paralisação surge um novo líder da categoria, que, de verdade, não tem liderança centralizada nenhuma.

E a greve de 2018 foi um reflexo perfeito disso. Cada ponto de protesto no Brasil tinha sua própria liderança, que tomava atitudes de acordo com o panorama geral da paralisação, e não seguindo o que era ditado por quem estava à frente do movimento, inicialmente Abcam e CNTA, e que depois surgiram de todos os lados gente gritando em nome dos caminhoneiros, se dizendo representantes, se passando pela voz das rodovias.

Agora pergunte para os caminhoneiros na estrada se eles conhecem, se identificam ou se sentem representados por essas lideranças. Mesmo aqueles representantes que estão atualmente negociando melhorias para a categoria com o governo, participando de diversas reuniões com ministros e outras autoridades, não são reconhecidos como representantes.

Qualquer matéria publicada com o nome dessas lideranças recebe muitos comentários dizendo que fulano não me representa, sicrano só quer se aproveitar e etc. E esses aproveitadores são comuns no meio das greves. Teve muita gente que começou erguendo a bandeira dos caminhoneiros para, logo depois, concorrer à uma cadeira como deputado, senador e etc. É o caso da nova liderança escolhida pela grande mídia.

Esse novo representante, a voz dos caminhoneiros de grandes portais, jornais e revistas, já foi candidato usando a hashtag #SomosTodosCaminhoneiros. Não se elegeu. Agora ameaça o governo em nome dos caminhoneiros.

A maioria dos caminhoneiros já entende as ideias por trás das lideranças, que, em geral, envolve ambição própria de quem se diz representante da classe, visando cargo público, acesso ao governo, e outros. Após conseguir seu lugar ao sol, os caminhoneiros são esquecidos novamente.

É preciso ter cuidado com esses representantes, suas intenções públicas e pessoais, para evitar que os caminhoneiros venham a ser massa de manobra eleitoreira.

Blog do Caminhoneiro




32 comentários em “Representantes que não representam tentam ganhar notoriedade usando os caminhoneiros

  • 22/04/2019 em 17:41
    Permalink

    Boa tarde
    Esse sãos os maiores bandidos que temos atualmente, querendo receber vantagens nas costas dos pobres motorista.
    Na realidade motorista autonomo nenhum tem condições de levar uma greve a frente.
    São os donos de empresas que fazem isso, eu sou autônomo não tenha como parar um país.
    Infelizmente so existe greve se os grandes empresários acharem prudente pra eles.
    E mesmo assim não fica bom pra nós autônomos, uma vez que não conseguimos tirar as cargas diretamente nas empresas.
    Somos escravos dos grandes empresários , eles tiram as cargas e passam pra nós pela metade do valor.
    Hoje estamos em uma situação insustentável, não tem como trabalhar. E os que estam insistindo nem cebola estam trocando mais.
    Essa é a triste realidade dos caminhoneiros autonomos.
    Abre o fretebras lá está a prova dos absurdos que acontecem com o preço dos fretes , está lá claro pra todo mundo ver.
    Por que o governo não começa fiscalizando por ali.

  • 22/04/2019 em 09:09
    Permalink

    so queria saber o que bolsonaro fez pelo caminhoneiro ? realmente nao vejo nada, o que fez foi aumentar o diesel em 35 centavos esse ano eu mesmo estou gastando 3 mil a mais por mês até a feira ta dificil de fazer, acordem pessoal nós fomos enganados pelo bolsonaro.

  • 22/04/2019 em 01:55
    Permalink

    Ferrovias e
    portos
    sucateados, Brasil nas mãos da
    máfia dos
    camioneiros!

  • 21/04/2019 em 17:57
    Permalink

    Façam como eu, vi que não dava mais ser dono de caminhão então vendi e trabalho como empregado, muito melhor, tenho férias,13°, FGTS, plano de saúde e etc.
    Não preciso brigar com ninguém.

  • 21/04/2019 em 14:13
    Permalink

    Saindo do assunto da matéria, tenho que desabafar… Gente, a Petrobrás foi vendida aos estrangeiros acionistas e hoje o que ela tem de brasileira só está no nome… isso quem fez foi o Satanás do FHC. Nossas reservas de petróleo estão sendo saqueadas, desde o desgoverno Temer. Daqui uns anos o Brasil não terá mais 1 gota de petróleo em seu território, teremos que importar TUDO. E os preços? Vão ser ASSUSTADORES! Estamos assim por culpa de ladrões desde muitos anos atrás.
    Esqueçamos do petróleo… Já era… Nosso único caminho são as energias alternativas, biocombustíveis puros como biometano e biodiesel 100% puro, além do isobutanol (álcool de alta performance) e etanol para os carros. Outra opção mais barata é o GNV. Enfim, olhemos para o futuro porque o petróleo está ficando passado!

  • 21/04/2019 em 12:05
    Permalink

    Sou caminhoneiro autônomo e na minha opinião o que tá faltando é o país crescer. A economia tá parada!!! Os colegas estão levando 4, 5 disso carregar o caminhao. Será que a falta de carga é por causa da tabela de frete??!! Ano passado tinha fretes pra todo lado, mesmo depois da tabela de frete. Veio a eleição Bolsonaro ganhou e os fretes começaram a diminuir. Aí, tem gente que fala que as transportadoras compraram muito caminhao. E daí!!!! Se a economia estivesse crescendo, todos estavam trabalhando. Tomara que essa reforma da Previdência e tributária saia logo do papel e seja aprovada. Quero ver a economia crescer, pra ter os fretes de volta.

  • 21/04/2019 em 11:20
    Permalink

    Parabéns pela matéria, não somos massas desses vagabundos que querem tumultuar o início de um novo governo que está mostrando boa vontade com nossa classe, é pouco eu sei , mas devagar as coisas começam a caminhar, não sejamos enganados por pilantras que so querem levar vantagens.

  • 21/04/2019 em 09:10
    Permalink

    Não vai ter greve e nós não temos representantes nenhum. Cambada de vagabundos querendo armar contra o governo. Isso e invenção de esquerdistas que tem mais é que tomar muita borrachada.

  • 21/04/2019 em 08:47
    Permalink

    bom dia.

    todo mundo falando do diesel e condições dificil para nós caminhoneiros, mas a grande jogada é amarrar a tabela do frete na emissão do CIOT para que nenhum CIOT seja retirado sem que o preço esteja fora da tabela de frete, como a tabela do frete sobe cada vez que o diesel sobe mais de 10% tamo rico.

    mais veja bem a petrobrás nunca vai baixar o diesel e gasolina pois a petrobras so tem o nome do brasil mais não são dos brasileiros todos investidores estrangeiros e querem ver o brasileiro na merda…

    o bolsonaro esta tentando resolver algumas coisas mas uma coisa que vem errada a mais de 30 anos não se arruma da noite pro dia, mas o pensamento dele é bom.

  • 21/04/2019 em 08:35
    Permalink

    O que tenho acompanhado nas entrvientre dos ministros e que o governo está estudando, e a certeza disso e que as conversas que eles falam bate com nosso dia a dia, as nossas necessidades o custo ideal do combustível em 40% do frete e uma certeza de conseguirmos nos manter, esse fôlego com subsídio do governo de 30 mil, e uma coisa que nunvn vi falar em minha vida, o governo tá preocupado com autonomo, e temos que tomar cuidado que vai ter gente grande tentando nos derrubar, a medida que vem despontando no governo tiara os atravessadores do meio da fatia generosa que eles levam, entae vamos ser sábio, e saber dar valor em nossas verdadeiras conquista, veja a entrevista que foi ao ar de terça passada, as vantagens vem de encontro com a nossa necessidade, e também vão atrás de negociar com as firmas para liberar esses fretes vamos ter paciência e confiar que acredito vai melhorar.
    Hoje tô com frete Jacareí x Brasília, frete meu 3800 frete que a empresa pagou 8660 e isso que ta errado.

  • 21/04/2019 em 08:24
    Permalink

    Parabéns, bela matéria, e a mas grande verdade, vejo muitos que se dizem líder e representantes aí mas não vejo quem os seguem, querem que nos paremos aqui na ponta pra dizer que eles que ta com poder, espero que todos nossos irmãos caminhoneiro não caia nessa para ficar dando prestígio a oportunistas que ta querendo se dar bem as custa de sofrimento de país de família, e isso ai falei, e minha opinião, domingao de páscoa longe da família, Brasília e o palco do momento, que Deus abençoe a todos Brasil acima de tudo e Deus acima de todos, confio no governo e aguardar e orar para as coisas concretizar.

  • 20/04/2019 em 22:21
    Permalink

    na minha opniao essa greve q está querendo dia 29 ê eleitoreira o governo está atendendo em parte algumas exigência pra q greve se tem diálogo com o governo acho que tem alguém querendo se promover pra se candidatar nas próximas eleicao cuidado galera

  • 20/04/2019 em 21:20
    Permalink

    Bela matéria
    A briga e boa eu tenho van de carga ninguém fala nada sobre nós mais na greve nos somos parados como caminhão
    E aí como fica

  • 20/04/2019 em 20:59
    Permalink

    Porque a ANTT não fiscaliza nos sites de cargas???

    • 20/04/2019 em 22:22
      Permalink

      Porque ANTT não fiscaliza o Porto de SANTOS onde exestem transportadoras que não respeitam a tabela minima de fretes.

  • 20/04/2019 em 18:57
    Permalink

    Uma greve nesse momento soará como chantagem – atitude irresponsável

  • 20/04/2019 em 18:17
    Permalink

    Sou caminhoneiro e na minha opinião tá rolando é dinheiro como sempre o governo e empresários fazem, na 1 greve apareceu meio mundo de responsáveis, de líderes 1 ano se passou, nada mudou e kd os líderes?
    Acho q o governo deu um cala boca á alguns e o resto q se exploda

  • 20/04/2019 em 18:03
    Permalink

    Eu estou achando que que esse blog está sendo mantido pelo capeta bolsonaro

    • 20/04/2019 em 20:49
      Permalink

      O CAPETA QUE VC DIZ JA FEZ MUITO MAIS PELA SUA CATEGORIA DO QUE A BANDIDAGEM DO PT PRA VC DUVIDAR DISSO SO PODIA TA RECEBENDO UMA MESADA DELES

  • 20/04/2019 em 17:08
    Permalink

    Precisamos sim de representantes junto ao governo , mas que realmente foque no interesse da classe que pede socorro a beira da falência , o problema é que é muita conversa e pouca ação , já se passou um ano e ninguém implementou duas coisas essênciais para a categoria , a tabela ANTT sendo fiscalizada eletronicamente e o diesel ….só precisamos dessas duas medidas …o resto é conversa mole

  • 20/04/2019 em 16:56
    Permalink

    Eu acho que o governo está brincando com a classe pq ele não colocar o subsídio no diesel igual colocou no agronegócio

  • 20/04/2019 em 16:41
    Permalink

    Boa tarde essa história do ministro andar de FH 560 é pra boi dormir dá um caminhão usado pra ele fazer um frete só com o dinheiro 70% adiantamento vê se ele termina o serviço.cavalo novo e sem tirar dinheiro do bolso e fácil kkkkkk

  • 20/04/2019 em 16:20
    Permalink

    Uma greve na maguinitude da anterior para acontecer so depende de um fator vc carrega o seu caminhão para tal destino no meu do caminho acaba o dinheiro do frete em combustível e pedágio e sinples
    assim

  • 20/04/2019 em 16:03
    Permalink

    Se preocupem não, a paralização não vai ser por causa de greve não, vai ser por falta de condições mesmo, uns ficam criticando o governo enquanto outros ficam defendendo e o transporte defiando, o diesel aumentou de janeiro pra cá 40 centavos, e nada mudou pra nós caminhoneiros, o meu caminhão tá precisando de uma carroceria, mas eu não vou me individar, tá sem condições.

  • 20/04/2019 em 14:26
    Permalink

    Greve não é a hora. Precisamos lutar pela fiscalização da Tabela de Frete Mínimo. Qto a representatividade sou a favor de quem esta indo lá. Os sindicatos existem a vários anos e nunca conseguiram nada. Agora que acabou as contribuições aparecem. Quero ver é gente lá em Brasília. Fácil pessoal criticar por redes sociais. Vai lá. E ter candidatos a Senador/Deputado é uma vergonha nós não termos nenhum. Todas as categorias tem (Agronegocio/Militar/Evangélicos/Católicos/etc) e nos que carregamos tudo que esse País produz nas costas, não tem ninguém, ai tem que ficar sendo humilhados na porta de gabinetes. Ai tem uns caras que conseguiram uma abertura, vou ficar contra? Para né, tenho família preciso levar o sustento para casa. Sem mimi se foi A ou B ou C, não me interessa, conseguindo os nossos pleitos td bem!!! Agora não vou ser massa de manobras de quem não tem nada a haver com o Cargueiro. Tchau e obrigado !!!!🚛🚚🚛🚚

  • 20/04/2019 em 13:51
    Permalink

    Dona Márcia Regina costa eu nan sei se você e caminhoneira pra falar se e ou não a hora de uma nova greve ,mas se você for ou têm algum parente quê e você ia saber que já passou da hora de fazer alguma coisa e não ficar esperando porque enquanto estiver tudo quieto é porque está tudo bem ,se estão fazendo barulho e quê alguma coisa está errada.
    GREVE Já

    • 20/04/2019 em 23:16
      Permalink

      Não sou caminhoneira mas tenho recebido algumas notícias do seu site. Meu marido sempre fala que os caminhoneiros nem precisam fechar estradas pra fazer greve, é só deixar o caminhão parado na porta de casa, a partir do dia marcado. Simples assim. Sem despesas e sofrimento, no aconchego do lar .

  • 20/04/2019 em 13:39
    Permalink

    Têm que ter tabela sim
    As transportadoras recebem um valor alto para realizar o transporte ,contrata autonomo e paga uma mixaria ,as empresas já paga só que as transportadoras é zoião

  • 20/04/2019 em 13:28
    Permalink

    Acho que não é hora de paralização! Não foi recuperado ainda da outra paralização. Pelo que estou vendo tem muito cacique pra pouco índio. Pelo jeito tem POLÍTICOS envolvidos para por fogo, mas na hora q o bicho pega, enviam a viola no saco é mete o pé.

  • 20/04/2019 em 13:08
    Permalink

    Os caminhoneiros autônomos normalmente tem um sindicato que os representa, na sua região. Mas as empresas transportadoras também sofrem com os preços baixos do frete. E também há sindicato das empresas. O que não pode acontecer é pessoas quererem representar os caminhoneiros não tendo nenhum liderança no sindicato que deva representar. Antes de fazer greve, as entidades que representam os caminhoneiros devem se reunir para fazer a pauta de reinvindicações. Senão ocorre como algumas que ninguém sabia qual era o motivo da greve. Penso que a tabela mínima de fretes é inegociável.

    • 20/04/2019 em 16:21
      Permalink

      Eu vejo que o governo quer uma coisa que ele não sabe a verdade, nós caminhoneiros autônomos estamos todos com dificuldades e ele quer trazer para nós é mais dívida e não resolve, precisamos de solução imediata pra saber o que vamos receber e vendo o que vai sobrar, caso contrário temos que mudar de sonhos e o governo proibe autônomos e melhore os salários para motoristas empregados que o que tem é uma chama para ser bandidos ladrões traficantes e destruidores de classe. e bandido adora dizer que é o bam bam e até descobrir ele ja fez um estrago do tamanha do seu colega Lula. Kkkkkk

  • 20/04/2019 em 12:37
    Permalink

    Brilhante… parabéns.

Fechado para comentários.