Reunião entre representantes dos caminhoneiros e ministros acontece em Brasília




Wallace Costa Landim, conhecido pelos caminhoneiros como Chorão, participou, no dia 17 de Abril, de uma reunião no Ministério da Agricultura com a Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O principal foco da reunião foi a redução de custos do transporte e ampliação das iniciativas que possam aumentar a renda dos caminhoneiros autônomos. A reunião aconteceu na noite desta quarta.

Estavam presentes o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos do Brasil, Wallace Landim; Paulo Costa, David Rocha e Marcelo Aparecido, diretores da Acav, associação dos transportadores autônomos do Porto de Santos; Carlos Henrique, da Coopertrans, também do Porto de Santos; Rodney Larocca, da Coopertrac, cooperativa de Castro, no Paraná.; e Gustavo Ávila, representante de caminhoneiros autônomos. O grupo explicou aos ministros que a categoria só quer ter condições de trabalhar com dignidade. O aumento dos preços do óleo diesel foi um dos assuntos tratados, assim como os preços mínimos e a tabela de frete, as formas de organização dos autônomos e as medidas para aumentar a segurança da categoria nas rodovias.

A Ministra da Agricultura destacou que haverá uma facilitação das cargas da Conab para os caminhoneiros autônomos, medida que havia sido anunciada após a greve de maio de 2018 pelo Governo Temer, mas que tem pouco retorno para os caminhoneiros atualmente.

O Ministro Tarcísio de Freitas destacou novamente o espaço que o Governo Federal vem dando para os caminhoneiros, através do diálogo, e anunciou também a criação de uma parceria com embarcadores para que os fretes dessas empresas sejam repassados diretamente e com prioridade para os caminhoneiros autônomos.

“Nós vamos garantir trabalho, é fundamente garantir trabalho enquanto a gente vai implementando os ajustes no setor de transporte rodoviário de carga”, frisou o Ministro.

O Ministro da Infraestrutura também anunciou o fim dos estudos para desenvolvimento do novo piso mínimo de fretes, criado em parceria entre a ANTT e a Esalq/USP, e anunciou que com esse novo sistema, a preocupação dos caminhoneiros com os valores do diesel chegará ao fim. De acordo com o Ministro, a cada alteração dos valores dos combustíveis, a tabela será reajustada automaticamente.

Atualizado em 20/04/2019 às 10:55h.




19 comentários em “Reunião entre representantes dos caminhoneiros e ministros acontece em Brasília

  • 22/04/2019 em 00:02
    Permalink

    Toda minha vida sigo na profissão de caminhoneiro , e so Franco e fala
    Nos meus 40 ano de caminhoneiro eu nunca vi uma greve onde nos caminhoneiros tivemos vantagens alguma
    Os nossos governantes nunca nos deu atenção podem fazer greve podem fazer o que quiser mas nunca vamos ter uma melhora de verdade em nossa situação , infelizmente éssa é a verdade

  • 20/04/2019 em 17:27
    Permalink

    Acreditar em quem. Essa ministra e contra o caminhoneiro ela e contra a tabela de frete ela discursou contra a tabela na feira de Rio verde GO na semana passada.
    Uma semana depois ela mudou de ideia não acredito. Q frete de Conab que tabela nova vcs escutarao a palavra sensibilidade
    Das transportadoras conosco autônomos
    As transportadoras estão comprando caminhao novo pra suprir o serviço nos vamos quebrar se depender deles.
    A soja q eu puxei o ano passado de Jataí ou rio verde para santos a 215 a tonelada
    Esta hj em 140 e não tem pra todos.
    Força galera vamos parar e reveindicar nossos direitos.

  • 19/04/2019 em 22:37
    Permalink

    Vamos parar!!!!! essa ministra e mentirosa e quer tirar a tabela do frete….
    Só acredito quando congresso votar e sem pode mudar a lei uns 15 anos ….dos impostos todo tem que tirar … pedágio, nota , e etc só pagamos retorno nada..
    Vamos parar vamos parar…xhorao vc não tá com nada …

  • 19/04/2019 em 20:48
    Permalink

    ESQUEÇAM SÓ CONVERÇA FIADA O DIZEL SUBIU DENOVO

  • 19/04/2019 em 19:01
    Permalink

    A ANTT é muito boa pra punir o caminhoneiro, más fiscalizar o que é do nosso interesse até agora foi so conversa fiada.( Antt? Estamos esperando a fiscalização do frete de tabela . E outra entram no site http://www.fretebras.com.br e vejam a verdadeira realidade dos fretes no Brasil.

  • 19/04/2019 em 14:11
    Permalink

    tabela de frete é um negócio arriscado , pois quem o embarcador vai querer , uma empresa com frota zero ou o autonomo com um 1620 ? e outra , conheço gente que nunca trabalhou com caminhão , ai é demitido , pega o acerto e compra um , ai não dá . esse negócio de greve esta sendo municiado pelas empresas , pois elas querem tabela de frete pra matar o autonomo de vez .

  • 19/04/2019 em 13:37
    Permalink

    Esse perueiros chamado qra chorão nunca esteve com a classe e só jeito que tá não está dando mesmo nos caminhoneiros estamos trabalhando de noite pra poder almoçar de dia esse vídeo e mais uma amostra que esse chorão não está nem um Poko envolvido com a classe isso tudo e só conversa que já viemos escutando a várias gerações e nunca vai mudar . Pra dar certo tinha que pegar um caminhoneiro de vdd e levar aí pra algum de vcs acompanhar o dia a dia por pelo menos um mês pra verem como e , como todos pisam na gente em vários mercados como macro , Assaí, atacadão , Muffato ,atacarejo e etc. Alguém se preocupe em ir ver como está a situação do caminhoneiro nesses lugares não . E sabe o pq não pq o dinheiro manda então vc pega um frete que pode ser até bom de princípio mas ao fim vc vê o fumo que tomo depois de 10,15,20 dias sem descarregar , diária nunca tem e se cobrar o frigorífico nunca mais carrega . Então pessoal não vai por esse chorão não que ele não tá nem aí ele acha que ninguém conhece a história dele lá do Osasco . Perueiros que expulsaram ele de la kkkkk e vem falar que representa os camionista kkkkkkk .
    Ao pessoal da página por favor vão em busca de notícias verídicas estudem de vdd a vida do xamionisca e não vão por essas mentirada dessse pessoal pq não estão nem aí com agente . Obrigado a todos

  • 19/04/2019 em 12:52
    Permalink

    Este landim se diz representar os caminhoneiros ele esta com o governo quem sabe nao esta levando vantagem em algo

  • 19/04/2019 em 10:13
    Permalink

    essas conversas só está enchendo linguiça..não aguento mais conversas furadas .. estou arrependido lutar e votar bostanario.. só prometeu…

  • 19/04/2019 em 07:51
    Permalink

    Não acha que está de mais esse boa blá bla

  • 18/04/2019 em 22:29
    Permalink

    Tudo nesse país é piada ! O governo sempre ajudou e vai sempre ajudar transportadora, empréstimos, carência, dinheiro do bnds e etc..etc. a transportadora troca a frota porque o autônomo não consegue trocar 1 caminhão? A transportadora odeia o autônomo. O autônomo tem 2 cafetao pra o extorquir ,a transportadora que agrega pra ganhar em cima ou passar a carga que ela vai ganhar sem ter gastos com caminhão, motorista, ou não tem retorno como pro Nordeste! E o outro sangue suga chama agenciador,pra que ter caminhao, gastos com pneu,combustível ,motorista? E só montar um escritório no pátio do posto e ganhar em cima do caminhoneiro sem caminhao. As transportadoras que estão manipulando a greve e usando o autônomo pra dizer que a greve é deles! Qualquer desconto para uma frota é dinheiro, quem vai ser beneficiado é eles, mas uma vez estão manipulando é todo mundo diz que não vê, que não estao entendendo. Esse é Pais é programado pra nunca funcionar o que funciona é que o rico fica mais rico e o pobre mais pobre. E os políticos são os corretores que vende o Brasil. Os coronéis e barão sempre estiveram aqui .Esse País nunca será um País de primeiro mundo.igual aqueles Países miseráveis que sempre a gente vê na TV .é sempre os mesmos pedindo ajuda,tem milhares de empresários. Empresas,igrejas,políticos que se beneficia da miséria, a miséria é algo altamente rentável. Mas tudo isso é segredo ninguém no planeta sabe ou fingem que não sabem? Hipócritas

  • 18/04/2019 em 21:25
    Permalink

    Boa noite companheiros
    Greve é pra ontem. Da forma que está não tem mais condições, fui obrigado a vender meu caminhão esse mês, um frete de 1200 reais estava sobrando 250 livre do combustível.
    Cooperativa pega uma parte, INSS pega outra, o posto pega a maior é no fim não sobra nada.
    Esse tal de chorão já deram um jeito dele ficar quieto já não representa mais ninguém .
    Vamos unir e parar esse país de ladrão.
    Vamos nos ajudar , só depende da nossa classe.
    Unidos vamos conseguir acabar com essa escravidão . Força companheiros

  • 18/04/2019 em 15:06
    Permalink

    Caminhoneiro não pede esmola queremos condições de trabalho com preço oleo diesel pneus lubrificantes justos linhas de crédito para troca de caminhoes igualmente taxista e frotistas de transportadoras e agricultores tem lei do vales pedágios aí funciona a lei da oferta e procura dos fretes aí não precisa nem de piso mínimo de frete a coisa andaria bem pode ter certeza disso

  • 18/04/2019 em 15:00
    Permalink

    Sobe 0,10 centavos não e nada comparado com o que já subiu e vai subir . Isso me – leva a crer que essa paralisação está mais próxima do que o esperado . Está na hora do governo sair do muro lado deque elegeu- os ou fica sem nada do lado que sempre corrompido os políticos sem caráter e dignidade estão

    • 19/04/2019 em 18:02
      Permalink

      PIADA, BANHO MARIA É OQUE ESTE GOVERNO QUE TEVE NOSSO TOTAL APOIO ESTA FAZENDO , DESISTAM GUARDEM SEUS CAMINHOES OU VENDAM E VAO TRABALHAR DE EMPREGADO C TODOS OS SEUS DIREITOS E NAO RODEM ANOITE TRABALHEM SO OQ A LEGISLAÇAO PERMITE. AMIGO CAMINHONEIRO É A NOSSA UNICA SAIDA PQ QUANDO AS EMPRESAS VIREM O CUSTO TRABALHISTA DAI É HORA DE NOIS VOLTAR . MAS NADA DE TOCAR ANOITE FICAR 30 DIAS LONGE DE CASA ANDAR COM EXESSO COMO FAZ A MAIORIA ETC, TRABALHEM DE BOA QUE JA VAI FALTAR CAMINHAO EM NO MAXIMO 1 ANO E VAMOS DENUNCIAR OS CARAS QUE TOCAM DIRETO E CARREGAM EXESSO PQ ANTT NAO TA NEM AI PRA NÓS ELES QUEREM É ARRECADAR COMO UM TODO

  • 18/04/2019 em 13:33
    Permalink

    Estou a dias aqui no posto fiscal do xexeu no Pernambuco o cliente está devendo para o estado e eu que tenho que ficar aqui até ele pagar os impostos que deve

  • 18/04/2019 em 13:13
    Permalink

    Sou caminhoneiro autônomo uma coisa muita séria as pessoas que representam a categoria está esquecendo e dos financiamentos do povo endividado possibilidade para acertar e renogociacao das dívidas dentro da atual realidade.grato

  • 18/04/2019 em 11:48
    Permalink

    Estão sendo engandos outra vez, não temos representante, quando ė que vão aprender? Correm o risco de negociarem com esse falso líder petista, e logo depois estourar uma greve geral, aí vcs vão entender né.

    • 20/04/2019 em 20:04
      Permalink

      Nem um destes “representantes” me representa sou autônomo e nunca vi um deles conversando com os motorista para ver realmente o que interressa a classe mais fraca de motoristas autônomos ,pois tudo e muito caro na estrada todo mundo aproveita do motorista pois sabe que ele está precisando cobram o absurdos em tudo é borracheiro,postos,mecânica,eletrica ,conveniência,assessórios,banho e etc….

Fechado para comentários.