Mack apresenta caminhão de lixo totalmente elétrico nos Estados Unidos




A Mack, empresa dos Estados Unidos que faz parte do Grupo Volvo, acaba de apresentar seu mais novo caminhão elétrico, o modelo LR. Esse caminhão será apresentado oficialmente na WasteExpo 2019. O caminhão começará a ser usado no ano que vem pela cidade de Nova Iorque.

“O Mack LR Elétrico é o mais recente exemplo da liderança da Mack na indústria de coleta de lixo”, disse Jonathan Randall, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Mack Trucks na América do Norte. “Construído com base nas nossas décadas de experiência em inovação em powertrain, o LR elétrico oferece uma solução potente e silenciosa, com emissão zero, projetada para enfrentar uma das aplicações mais exigentes em uma das maiores cidades do mundo.”

O caminhão é equipado com dois motores elétricos de 130 Kw de potência cada, que produzem uma potência total de 496 cavalos com torque de 5.492 Nm. Todos os sistemas do caminhão, incluindo o sistema hidráulico, são acionados por sistemas elétricos, com voltagens que variam entre 12, 24 e 600 volts. A energia fica acumulada em quatro baterias de íons de lítio NMC (óxido de lítio-manganês-níquel-cobalto), que são carregadas através de um sistema compatível com qualquer estação de recarga do país.

O Departamento de Saneamento de Nova York (DSNY) foi escolhido pela Mack para os testes do modelo pela longa parceria que as empresas tem. A DSNY é a maior empresa de saneamento do mundo, com mais de 10 mil funcionários, que coletam e processam 12 mil toneladas de lixo diariamente.

Esses caminhões totalmente elétricos oferecem uma série de vantagens para as grandes cidades, porque não emitem poluentes, quase não fazem barulho, tem alta potência e grande capacidade de carga.