Ministério da Infraestrutura inicia projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e)
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, lançou, nesta segunda-feira (27), no Espírito Santo, o projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). A tecnologia unifica cerca de vinte documentos que atualmente são exigidos nas operações de transportes de cargas e transporte de passageiros realizadas no país.
A expectativa do Ministério da Infraestrutura é que o DT-e irá reduzir filas, diminuir os custos e o tempo de viagens dos caminhões, que serão fiscalizados de forma mais eficiente nas pontos de fiscalização.
O DT-e é um projeto dentro de uma série de medidas que estão sendo adotadas pelo Governo de Jair Bolsonaro para desburocratizar o Brasil. O presidente e seus ministros sempre falam que a missão do governo é deixar a vida do brasileiro mais fácil, menos burocrática e menos custosa.
O DT-e unifica todos os documentos do transporte, o CT-e, o MDF-e, os RNTRC’s, seguro da carga, vale-pedágio e também o CIOT. Com isso, a fiscalização do pagamento da tabela de fretes será automatizada, e os embarcadores só conseguirão emitir o documento do frete se todos os requisitos estiverem preenchidos corretamente.
O projeto-piloto será iniciado no Espirito Santo, e em breve estará disponível em todo o país.
Com o DT-e, que funcionará através de um aplicativo, longas filas serão evitadas, assim como o tempo de parada nos postos de pesagem e nas operações de fiscalização, que hoje somam uma espera de 6 horas em média. Confira ⤵@tarcisiogdf @governodobrasil pic.twitter.com/8oYElBKxRe
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) 27 de maio de 2019
Como fica a CARTA FRETE com esse DTe ??
O piso mínimo de frete se colocado em prática vai acabar com os autônomos. Alguém acha que se o frete sempre for bom, as grandes transportadoras irão passar para os autônomos? Tenho certeza que eles mesmos irão realizar o transporte.
Só os inocentes pensão que existe de fato alguma preocupação com os pequenos, o que acontece mesmo, é que estão sendo usados para o benefício dos grandes.
Correção: Alguém acha que se o frete sempre for bom, as grandes transportadoras irão repassar para os autônomos? Só os inocentes pensam
Excelente medida, tudo que for para regulamentar a aplicação da Tabela de frete mínimo é bem vindo. Jamais faltará serviço para os autônomos que quiserem trabalhar.
Correção pequena porém necessária. O DTe não é iniciativa do governo Bolsonaro, ele deu continuidade ao projeto que foi idealizado no governo passado. Quanto ao DTe tenho que entender melhor mas desconfio que para o transportador autônomo não traz nenhum benefício, porém ainda não entendi o processo direito porém pelo pouco que lê sobre não houve nenhuma redução de burocracia mas a criação de mais um artefato de burocratização.
Então.. como fica!?
O ciot será travado fazendo assim, o documento sair devidamente no valor da lei, e evitando o que as transportadoras e embarcordores, venham a burlar o piso mínimo de frete? Pois e isso que tem que ser feito, as demais melhorias tem que vir decorrentes ao início do bloqueio do ciot, ou não?? Continuamos a viver de migalhas de grandes transportadoras??