Scania atinge marca de 20 mil caminhões conectados no Brasil

A Scania tem vendido mais que caminhões nos últimos anos. A empresa oferece soluções de transporte completas para os transportadores brasileiros, e, com o passar do tempo, essa mudança no jeito de vender caminhões tem sortido bastante efeito. Uma das soluções oferecidas pela Scania é baseada em conectividade, e acaba de atingir a marca de 20 mil veículos conectados no Brasil.

São mais de 18.800 caminhões e 1.200 ônibus equipados com módulos de telemetria, que fornecem aos transportadores resultados imediatos em economia de combustível, redução de emissões, aumento da rentabilidade e disponibilidade dos caminhões, além de oferecer parâmetros para melhorar a eficiência dos motoristas.

“Toda esta inteligência de dados nos proporcionam resultados práticos fantásticos. Conseguimos ir bem no detalhe da operação do cliente para economizar combustível e diminuir emissões de poluentes, aumentar a rentabilidade e disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a condução do motorista e diminuir os acidentes”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “A conectividade criou uma nova gestão para quem atua no setor de transportes e a sobrevivência no mercado passa por tirar o máximo de proveito da análise qualitativa dos dados da viagem.”

Todos os caminhões fabricados pela Scania a partir de 2016 são equipados com esse módulo, chamado de Communicator. Para os veículos mais antigos, fabricados entre 2012 e 2015, é possível que o módulo seja instalado, com um custo.

LEIA MAIS  Pesquisa inédita mede a eficiência do transporte de cargas: 83% não entregam no prazo

A Scania oferece dois tipos de pacote de dados, o Análise e o Desempenho. O pacote Análise é gratuito por dez anos, e gera relatórios semanais e mensais sobre o veículo. O pacote Desempenho oferece acompanhamento em tempo real, tanto do caminhão quanto do motorista, e o retorno do investimento é praticamente imediato.

“Estamos comemorando bastante esta marca de 20 mil veículos conectados no Brasil. Não se trata apenas de um número, mas do quanto estamos interferindo positivamente na redução de custos dos clientes, sejam pequenos, médios ou grandes clientes”, diz Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “O mais interessante é que são 7 mil veículos com o pacote Desempenho, que representam cerca de 35% dos 20 mil. Ou seja, o cliente está investindo porque enxerga um benefício. Ele vê na prática o quanto pode diminuir de custos com diesel, desgaste de pneus e lonas, manutenção e, desta forma, aumentar a vida últil da composição”, completa Souza. De acordo com o diretor, os 7 mil veículos com o pacote Desempenho colocam a Scania Brasil em quarto lugar no ranking mundial entre todos os mais de 100 países onde a fabricante atua.

LEIA MAIS  Caminhão é flagrado com quase o dobro do peso máximo permitido em Garanhuns-PE

Entre os 20 mil veículos conectados da Scania, mais de 7 mil já usam o pacote Desempenho, cerca de 35% do total. Em 2018, quando ainda eram 10 mil veículos conectados, apenas 8% usavam esse pacote.

E os benefícios da telemetria foram ampliadas com o lançamento da nova geração de caminhões Scania. Tanto que, entre os 1.900 caminhões conectados da nova geração, 1.100 já têm o pacote Desempenho. São quase 60% do total.

“Para quem tem o veículo da geração anterior e está adquirindo o lançamento estamos comprovando a importância da continuidade. Por outro lado, os novos clientes da marca já percebem claramente o salto de rentabilidade. A tendência de conectar o caminhão com o serviço pago só aumenta. Quanto mais tecnologia tiver o produto mais a conectividade irá contribuir. É a nova gestão sustentável do negócio”, salienta Souza.

Para mais informações sobre os caminhões conectados da Scania, CLIQUE AQUI.




4 comentários em “Scania atinge marca de 20 mil caminhões conectados no Brasil

  • 25/06/2019 em 09:25
    Permalink

    Grandes bosta a tora transportes comprou essas scania novas. Mas o motorista de 9 eixos. Salario 2500 reais to fora. Tora transporte so tem nome mas exploracao e grande demais. Motorista escravo. 30 dia na estrada 2500.

  • 25/06/2019 em 00:29
    Permalink

    Grande coisa, a Volvo possui só de caminhões mais de 40 mil conectados desde 2014.

  • 24/06/2019 em 20:50
    Permalink

    Só pra qm tm dinheiro ne

Fechado para comentários.