Projeto de lei acaba com pontos da CNH para motoristas profissionais




O projeto de lei 3919/2019, do deputado federal Boca Aberta – PROS/PR, estabelece novas regras para a pontuação da CNH, alterando o Código Brasileiro de Trânsito. Se for aprovado, o projeto acaba com a pontuação na CNH para motoristas profissionais, das categorias C, D e E.

O projeto de lei mantém a pontuação apenas para motoristas das categorias A e B, que terão suspenso o direito de dirigir por 12 meses se atingirem 20 pontos. Para os motoristas de categorias superiores, consideradas profissionais, apenas a multa será aplicada, sem a contagem da pontuação.

“Alcançar 20 pontos está cada dia mais comum na conjuntura brasileira. No caso dos condutores que exercem a atividade de motoristas profissionais, o problema é ainda mais grave, já que a carteira de habilitação é o seu instrumento de trabalho, sem o qual não tem condições de exercer a sua profissão”, disse o deputado, na justificativa do projeto.

O projeto de lei inibe a soma de pontos em qualquer tipo de infração, mesmo gravíssima, mas não excluí os motoristas profissionais das penalidades por condutas consideradas crime de trânsito, como dirigir embriagado.

O projeto visa a manutenção do emprego dos motoristas profissionais, que se recebem 20 pontos ficam impedidos de trabalhar, e podem perder o emprego. Para as empresas o custo também seria reduzido, já que não será necessário contratar e treinar outro motorista profissional para substituir o motorista demitido pela soma de pontos na CNH.

O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados ontem, 08 de julho, e ainda precisa passar por todos os trâmites para ser analisado e aprovado.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL





Seu e-mail (obrigatório)






67 comentários em “Projeto de lei acaba com pontos da CNH para motoristas profissionais

  • 11/07/2019 em 05:19
    Permalink

    Muitos tem habilitação C D E mas não são profissionais.

    Resposta
  • 10/07/2019 em 21:19
    Permalink

    Acho uma boa iniciativa, será muito bem vinda pelos profissionais em geral de transporte, caso seja aprovado.

    Resposta
  • 10/07/2019 em 17:26
    Permalink

    O que é motorista profissional? Piloto de corrida? Kkk
    Fala sério Brasil. Tem é que acabar com essa máfia d radares nesse país, jamais isso educou ou vai educar, jamais. O cara reduz no instrumento, mas antes e depois dele, ele volta a correr. Então o que adianta? O que adianta? Encher seus bolso né, só pode ser. Isso nunca foi educação e nem vai ser. Isso sim alimenta o ser a fazer o errado cada vez mais, sempre passar por cimas das leis. Brasillllll! Não sabe como educar. Infelizmente.

    Resposta
  • 10/07/2019 em 10:49
    Permalink

    Parabéns para esse deputado ! Estou com minha habilitação suspensa sou pai de família e a empresa no qual colocou pontos em minha habilitação me veio com as multas me dizendo que eu tinha que pagar as multas dobradas pois não iria pontos para a minha CNH paguei multa dobrado mais mesmo assim os pontos entraram e olha que era todas placas de carreta semi reboque no qual eu nem tenho certeza que fui eu quem sofri as multas pois no meu serviço era de transferência no qual fazia duas viagem por dia usando 4 carretas diferentes e vários outros motoristas tbm por fim tive que chegar e falar pra minha esposa e meus filhos que eles esperassem 6 meses pra comer 6 meses pra dona da casa aonde eu moro que esperasse 6 meses pra mim pagar o aluguel a brincadeira né a lei de trânsito no Brasil é uma merda

    Resposta
  • 10/07/2019 em 00:07
    Permalink

    Motoristas de aplicativos também deveriam realizar o curso de transporte de passageiros e principalmente aprender a dirigir

    Resposta
  • 09/07/2019 em 23:39
    Permalink

    Excelente,, parabéns,,até que enfim estas leis vão ter significado de verdade muito bom.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 22:58
    Permalink

    Mais nisso tudo vcs esqueceram dos motoristas de aplicativo ,que exercem atividades remuneradas deveriam encaixa -los nisso eu sou de aplicativo sujeito a ser multado a toda hora por guardas com falta de bom senso as vezes pois sabemos e notório de todos a máquina de fazer dinheiro com multas .

    Resposta
  • 09/07/2019 em 22:09
    Permalink

    Acho que os comentários desse artigo deve ser vetado a quem não é do Rodeiro, porque só falam borracha. Sabe de nada pega carona com um caminhoneiro por pelo menos algumas horas e depois volta aqui pra comentar a experiência!

    Resposta
  • 09/07/2019 em 21:59
    Permalink

    Eu tenho 62 anos 43 de motorista.nunca vi tanto roubo nas estrada do BRASIL quando não e os ladrões e os radares .votamos pra ser respeita não para ser roubados

    Resposta
  • 09/07/2019 em 21:40
    Permalink

    Até que enfim alguém com cérebro!
    Sou motorista e por causa de um colega de profissão irresponsável que tomou 35 pontos em um caminhão em meu nome estou sem poder trabalhar e sustentar minha família.
    Esses que fazem as leis sem pensar que uma coisa dessas como aconteceu comigo não tem a mínima condição de estar na posição que está. ( fazendo leis)
    Outro exemplo, lei do descanso, pede pra um desses que pensou nessa lei pegar uma BR 153 ou 116 em certas regiões e tentar cumprir-lá.
    São uns idiotas que não sabem de nada do que passamos pelas estradas (Quando tem Estrada) e querem opinar.
    E o que é pior e que nos é que pagamos pra que eles façam essas burrices.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 21:39
    Permalink

    Não vamos confundir ;CRE, OAB ETC … ESTES PROFISSIONAIS NÃO PERDEM O DIREITO DE EXERCER A SUA PROFISSÃO POR UMA SIMPLES INFRAÇÃO REPETIDA VÁRIAS VEZES,
    QUE NÃO CARACTERIZA CRIME. UMA COISA É VC INFRINGIR A LEI OUTRA E COMETER UM CRIME LEI É LEI? REALMENTE! MAS CADA LEI TEM UMA PUNIÇÃO DIFERENTE..

    Resposta
  • 09/07/2019 em 21:30
    Permalink

    Eu francisco não concordo acho
    que deveria ser como antes pontuação não devia eixtir a lei tem que ser aplicada para todas a categoria porquê todos são motorista profissional.que ganha seu pão de cada dia.mas vc so atrapalha meu do trabalhador DEUS cobra de todos vcs Viu.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 21:24
    Permalink

    Tá aí uma lei que apenas pune o motorista profissional ao invés de destruír a carreira do profissional, porque realmente ninguém gosta de pagar multa ninguém comete infração porque gosta.Melhor só pagar a multa.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 21:13
    Permalink

    Olha parabéns pra esse deputado.se aprovado esse projeto tá de nota dez .imagina um carreteiro autônomo ficar 6 meses suspenso isso na é justo nos profissionais não tomamos multa porque queremos e as contas e afamilia como fica nessa situação

    Resposta
  • 09/07/2019 em 20:28
    Permalink

    Boa noite!

    Sou camioneiro e tenho 47 anos.
    Tirei minha CNH categoria C aos 18 anos!
    Na epoca era permitido e a categoria mais alta era D.
    Aos 25 anos mudei para categoria E.
    Graças a DEUS nunca sofri ou provoquei acidentes!
    Meu historico não possuo multas que condenem minha conduta como motorista.
    Viajgei desde meus 18 anos por todo territorio nacional.
    Atualmente estou cumprindo a penalidade que foi imposta pelo Detran do RS.Desde maio de 2018 ate maio de 2.020 minha CNH esta bloqueada/ cassada.
    Estou passando por dificuldades financeiras sem contar todo o abalo psicologico que estou sentindo!
    Tenho familia para sustentar!
    Não é justo um motorista camioneiro igual a mim que roda em torno de 200 mil kilometros por ano terva mesma avalição de um motorista que dirige apenas em finais de semana.

    Entrei com processo judicial e infelizmente não obtive sucesso !
    Que país é esse ????Que proibe um profissional de exercer sua funçao?

    Espero que os administradorrs deste país tenham mais responsabilidade e consciência na hora de implantarem leis!

    Roger Olsen Nunes
    Sertão Santana -RS

    Resposta
  • 09/07/2019 em 20:17
    Permalink

    O instrumento de trabalho é o veículo, a CNH é a licença para operar, assim como CREA, OAB, etc… Tem é que respeitar a lei, ainda mais sendo o profissões do trânsito… Que palhaçada.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 20:02
    Permalink

    Gostaria de saber como q fica a classe de motoristas de aplicativos e táxi já q o projeto de lei fala q motoristas categoria C D E

    Resposta
  • 09/07/2019 em 19:55
    Permalink

    A questão dos pontos para o profissional é ótima pois sem habilitação não têm como trabalhar, mas o toxicologico têm que ter, para todos.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 19:53
    Permalink

    Parabéns ao deputado, pois concordo com sua colocação.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 19:46
    Permalink

    🤔… Ao invés do “cara” dispensar o tempo e dinheiro públicos, para algo pelo menos aceitável… Não precisa se analista, não vai passar! Pura perda de tempo e dinheiro públicos. Absurda… Já pensou ? Todo mundo tirando carteira C, claro, pois é mais barata…. 😂😂😂

    Resposta
    • 09/07/2019 em 21:50
      Permalink

      Parece que vc Artur, não é deste planeta, esse deputado está olhando para uma grande classe de TRABALHADORES , DA QUAL O PAÍS INTEIRO DEPENDE 24 HORAS POR DIA. SE O PROFISSIONAL ESTIVER DIRIGINDO SEU VEÍCULO PARTICULAR DEVE SER ENQUADRADO COMO AS CATEGORIAS NÃO PROFISSIONAIS.

      Resposta
  • 09/07/2019 em 19:33
    Permalink

    Este deputado deve ser empresário no ramo de trasporte pesado.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 19:28
    Permalink

    claro q tem de ser diferenciado porque quem dirigi alguns minutos por dia tem menas chaces de infraçao de q se ariscas por centenas de km por dia

    Resposta
  • 09/07/2019 em 18:57
    Permalink

    Demorou para acabar com mais uma arrecadação pois falta radares pois a fabricação do produto deve ser de algum político assim como os pedágios.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 18:49
    Permalink

    Não acho justo pois o trabalhador que usa o carro como condução e as vezes não tem opção de transporte público e nem pode pagar taxi e outros TEM O DIRETO DE TER AUMENTADO O LIMITE DE PONTOS SE 20 PARA 40 PONTOS

    Resposta
  • 09/07/2019 em 18:36
    Permalink

    Tem muito motorista que é taxista ou motorista de app, que na sua cnh está escrito exerce atividade remunerada ou seja são motoristas que trabalham e recebem por isso , então são profissionais mas são excluídos por terem cnh b , isso também é injusto, o governo tem que rever isso.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 18:20
    Permalink

    Sou caminhoneiro a 29 anos. Se o deputado conseguir será uma vitória pro profissional da profissão.

    Resposta
    • 09/07/2019 em 18:36
      Permalink

      Sou caminhoneiro a mais de vinte anos e esse tipo de projeto quê nós profissional querermos isso e uma boa Valeu deputados

      Resposta
  • 09/07/2019 em 17:39
    Permalink

    Não conheço o.projeto, mas será que é seguro? Sou também caminhoneiro profissional e condutor de transporte coletivo, e será que alguns ou boa parte vão exagera, sabendo que não serão punidos, apenas nas multas? Se for para pagar a multa no ato ou o órgão responsável só liberar o veículo quando for quitado, aí sim, séria até viável, pois a consciência só vai doer quando pesar no bolso. Isso tudo em caso de comprovado com bebida alcoólica ou direção extremamente perigosa.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 17:03
    Permalink

    Já o começo para nós aliviar está desta preocupação pois quem anda em média 6000 km ao mês realmente precisa de um decreto assim para poder trabalhar em paz. Parabéns ao nobre deputado e que os demais também nos ajude.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 16:48
    Permalink

    Esse deputado está esquecendo que tem quase 12milhoes de desempregado no país que tem que trabalhar nos aplicativo isso seria injusto já que aqui no Rio de janeiro a prefeitura estabeleceu que cada guarda municipal tem que levar 20 multas por dia pensa um pouco se não e injusto

    Resposta
  • 09/07/2019 em 16:31
    Permalink

    Até porque 20 pra todos não é justo,quem roda só nos domingos dificilmente atingirá 20 pontos,e nós carreteiros que passamos nossa vida inteira num caminhão, não tem como comparar.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 16:28
    Permalink

    Eu levei 2 multas no mesmo dia, só parei pra procurar endereço.Pode multar mas que tenha bom senso,outro detalhe se um PRF estiver de mal humor ele bora 40 pontos fácil na nossa carteira.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 16:25
    Permalink

    Que bom que pensaram em nós porque somos profisinais que leva e trás todo tipo de mercadorias no país e não estamos brincando e sim trabalhando serio esperamos que os você assinem por favor isto também e bom para o Brasil

    Resposta
  • 09/07/2019 em 16:16
    Permalink

    Lamentável alguns comentários exposto, sou caminhoneiro, sou conciente. O assunto trata de perda de pontos. Não exime o infrator de penalidades… Justo, muito justo o projeto do Deputado.

    Resposta
    • 09/07/2019 em 20:08
      Permalink

      Penso k não é isso k vai resolver . Afinal das contas objetivo das multas é só arrecadar dinheiro , penso k k aumentará números de. Multas.

      Resposta
  • 09/07/2019 em 15:58
    Permalink

    Finalmente apareceu um político para defender o direto do trabalhador transportador. Parabéns Deputado

    Resposta
    • 09/07/2019 em 16:14
      Permalink

      Quem anda nos limites, não faz manobras inconsequentes colocando em risco os demais e cumpre com as normas, não tem ponto na carteira nem precisa perdê-la.

      Resposta
  • 09/07/2019 em 14:42
    Permalink

    Muito boa o projeto do deputado nota 10

    Resposta
    • 09/07/2019 em 14:51
      Permalink

      Sr jorje dos santos li seu comentário você falou que conhece motorista com mais de duzentos anos na onde você connhece apresenta um para mim este projeto e muito bom vamos lutar sim para que seja aprovado

      Resposta
      • 09/07/2019 em 14:54
        Permalink

        Onde você viu motorista com 200anos??

  • 09/07/2019 em 14:35
    Permalink

    Vindo de uma pessoa com esse nome,só pode ser porcaria,o verdadeiro profissional não toma multa,anda dentro da lei e protegendo o próximo,essa lei é para os bandidos que não respeitam as leis de trânsito,por isso que é tudo que eles querem,vão poder inflingir mais ainda as leis.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 14:26
    Permalink

    Será ótimo para nós, eu estou a cinco meses e dez dias suspenso, não sei o faço não tenho outra renda, minha aposentadoria faz 6 meses que dei entrada até agora não recebi nada.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 13:37
    Permalink

    Realmente acho muito interessante,a princípio muitos de nós entramos em lugares que não conhecemos e quando menos se espera levamos uma multa por não ser lugar de trânsito de caminhões,isso complica muito por que não temos conhecimento total das rotas,e usamos muito o GPS,e ele nos manda para lugares que não sabemos se vai ou não poder transitar,ou seja o motorista vai precisar atravessar pra chegar ao seu destino.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 13:22
    Permalink

    ESSE TIPO DE IDEIA SO PODE VIR DA PARTE DE UM ASNO. QUEM É REALMENTE PROFISSIONAL NAO SE ATRELA A PONTOS. POIS O PROFISSIONAL COMPETENTE, ELE RESPEITA AS LEIS, SINALIZAÇÃO E A ACIMA DE TUDO SUA VIDA E A DE TERCEIROS. CONHEÇO MUITOS PROFISSIONAIS DO VOLANTE COM MAIS DE 200 ANOS QUE NUNCA TOMARAM UMA MULTA E NAO COMETERAM ACIDENTES. NOSSO PAÍS NUNCA SERÁ DE PRIMEIRO MUNDO COM ESSES PROJETOS SENDO COLOCADO PRA VOTAÇÃO… QUEM TA APROVANDO ESSA IDEIA SAO PESSOAS IRRESPONSAVEIS NO TRÂNSITO..

    Resposta
    • 09/07/2019 em 18:12
      Permalink

      Sou motorista profissional, trabalho de escolta armada e viajo por esse Brasil todo. Concordaria sim com a resposta do Sr Jorge Santos se nossas estradas fossem bem sinalizadas e está lei não retira a responsabilidade do erro e sim bloqueio da fonte de renda de muitas famílias. Concordo plenamente com Sr deputado.

      Resposta
    • 09/07/2019 em 18:52
      Permalink

      200 anos? Esse motorista deve ser o temer ou o Sarney, Asno e quem posta um comentário estúpido desses, no minimo so dirige domingo de manha, ou em dia de chuva.
      Caminhoneiro que roda todo dia e tem de entrar em cidades grandes só tem uma garantia! A garantia de em algum momento tomar uma multa.

      Resposta
  • 09/07/2019 em 13:15
    Permalink

    Eu concordo com essa lei, porque nós caminhoneiros estamos sujeitos a ser multados devido a quantidade de horas que rodamos nas estradas do Brasil. Você é multado por qualquer coisa. Sem contar que os rodoviários ficam na espreita para nos punir. É a máfia das multas.

    Resposta
    • 09/07/2019 em 13:39
      Permalink

      Concordo Adilson, são um bando de sem vergonhas,deixa os radares escondido e fica no carro navegando em redes sociais.

      Resposta
  • 09/07/2019 em 13:04
    Permalink

    Gostaria que ponisse esse artor que criou vente potos para motorista profissional por que muitos pai de família ficarão sem dar sustento à sua família por esse inresponcavel que criou está leite é fácil vc ir a padaria nos caminhoneiros tamos expostos todos dia vc livra do revólver eletrônico do guarda muita radar de tripé vc sai do tripé muito na lombada eletrônica é uma indústria de multas que ninguém aguenta por favor poni esse inresponsavel que criou essa lei

    Resposta
  • 09/07/2019 em 13:03
    Permalink

    medida eleitoreira para beneficiar vagabundos assassinos bolsominions. NEM TODOS QUE VOTARAM E BOSTONARO SÃO BANDIDOS, MAIS TODOS OS BANDIDOS VOTARAM NO BOSTONARO, BASTA VER QUEM APOIA ESTAS MEDIDAS.

    Resposta
    • 09/07/2019 em 13:22
      Permalink

      Meu presidente está está viajando o mundo e fazendo acordos comerciais com os mercados mais ricos da galáxia… E o seu presidente tá fazendo o quê?? Ahhhhhhh, cey, tá preso, né, babaca… 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Chora petralhas desgraçados kkkkkkkkkk essa dor de corno perdedor não vai passar nunca… Kkkkkkkkk

      Resposta
    • 09/07/2019 em 13:44
      Permalink

      Sou caminhoneiro trabalhador me chamar com estas palavras de baixo calão vamos ver se consegue provar na justiça o que vc falou sobre mim . Vou procurar um advogado e processar você espero que tenha provas a.meu respeito.

      Resposta
  • 09/07/2019 em 12:51
    Permalink

    Muito bom e pôde melhorar ainda mais. Como em certos casos o motorista nada tem a ver com a falta de Arla 32 .

    Resposta
  • 09/07/2019 em 12:45
    Permalink

    Lembrando q tem muitos motoristas q usa categorias AB q tbm usa para trabalhos remunerados , então não acho q deve beneficiar somente as outras categorias .

    Resposta
  • 09/07/2019 em 12:45
    Permalink

    Parabéns ao deputado boca aberta ,enfim alguém pensou na classe dos motoristas profissionais.

    Resposta
  • 09/07/2019 em 12:26
    Permalink

    Até que enfim uma lei justa

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!