Projeto de lei acaba com pontos da CNH para motoristas profissionais

por Blog do Caminhoneiro

O projeto de lei 3919/2019, do deputado federal Boca Aberta – PROS/PR, estabelece novas regras para a pontuação da CNH, alterando o Código Brasileiro de Trânsito. Se for aprovado, o projeto acaba com a pontuação na CNH para motoristas profissionais, das categorias C, D e E.

O projeto de lei mantém a pontuação apenas para motoristas das categorias A e B, que terão suspenso o direito de dirigir por 12 meses se atingirem 20 pontos. Para os motoristas de categorias superiores, consideradas profissionais, apenas a multa será aplicada, sem a contagem da pontuação.

“Alcançar 20 pontos está cada dia mais comum na conjuntura brasileira. No caso dos condutores que exercem a atividade de motoristas profissionais, o problema é ainda mais grave, já que a carteira de habilitação é o seu instrumento de trabalho, sem o qual não tem condições de exercer a sua profissão”, disse o deputado, na justificativa do projeto.

O projeto de lei inibe a soma de pontos em qualquer tipo de infração, mesmo gravíssima, mas não excluí os motoristas profissionais das penalidades por condutas consideradas crime de trânsito, como dirigir embriagado.

O projeto visa a manutenção do emprego dos motoristas profissionais, que se recebem 20 pontos ficam impedidos de trabalhar, e podem perder o emprego. Para as empresas o custo também seria reduzido, já que não será necessário contratar e treinar outro motorista profissional para substituir o motorista demitido pela soma de pontos na CNH.

O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados ontem, 08 de julho, e ainda precisa passar por todos os trâmites para ser analisado e aprovado.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

72 comentários
0

Artigos relacionados

72 comentários

Eumir Ari da silva 31/12/2019 - 14:58

Um simples projeto mas um grande PASSO

Reply
Elvanio 30/12/2019 - 17:40

Acho muito bom a idéia mas não isentando no caso de embriaguez ou imprudência ambos resultando em morte, claro que devidamente provado nos dois casos. Obs: Sou caminhoneiro.

Reply
Ivã 11/07/2019 - 05:19

Muitos tem habilitação C D E mas não são profissionais.

Reply
Luis Mello 12/07/2019 - 22:15

Ridícula ideia.

Reply
Arthur Loppes 30/12/2019 - 19:49

Num país que caminhoneiro é discriminado é taxado de bandido, nenhum projeto desses será aprovado, lamentável. ⛟??

Reply
João 10/07/2019 - 21:19

Acho uma boa iniciativa, será muito bem vinda pelos profissionais em geral de transporte, caso seja aprovado.

Reply
Antônio 01/12/2019 - 22:56

KD que aprovaram . ninguém faz multa por quer.nao podemos perder a CNH quem vai sustentar nossa família paga as contas prestação de caminhão.acho que deveríamos pagar dobrado a multa mas não perder a CNH.uma simples multa por uma lâmpada do farol que queima devido as condições horríveis das. Estradas pode tirar a carteira da gente

Reply
Aly 10/07/2019 - 17:26

O que é motorista profissional? Piloto de corrida? Kkk
Fala sério Brasil. Tem é que acabar com essa máfia d radares nesse país, jamais isso educou ou vai educar, jamais. O cara reduz no instrumento, mas antes e depois dele, ele volta a correr. Então o que adianta? O que adianta? Encher seus bolso né, só pode ser. Isso nunca foi educação e nem vai ser. Isso sim alimenta o ser a fazer o errado cada vez mais, sempre passar por cimas das leis. Brasillllll! Não sabe como educar. Infelizmente.

Reply
Ricardinho 10/07/2019 - 10:49

Parabéns para esse deputado ! Estou com minha habilitação suspensa sou pai de família e a empresa no qual colocou pontos em minha habilitação me veio com as multas me dizendo que eu tinha que pagar as multas dobradas pois não iria pontos para a minha CNH paguei multa dobrado mais mesmo assim os pontos entraram e olha que era todas placas de carreta semi reboque no qual eu nem tenho certeza que fui eu quem sofri as multas pois no meu serviço era de transferência no qual fazia duas viagem por dia usando 4 carretas diferentes e vários outros motoristas tbm por fim tive que chegar e falar pra minha esposa e meus filhos que eles esperassem 6 meses pra comer 6 meses pra dona da casa aonde eu moro que esperasse 6 meses pra mim pagar o aluguel a brincadeira né a lei de trânsito no Brasil é uma merda

Reply
Antonio Carlos Dionisio 10/07/2019 - 00:07

Motoristas de aplicativos também deveriam realizar o curso de transporte de passageiros e principalmente aprender a dirigir

Reply
Ilgon Fischer Soares 09/07/2019 - 23:39

Excelente,, parabéns,,até que enfim estas leis vão ter significado de verdade muito bom.

Reply
Robson Carlos 09/07/2019 - 22:58

Mais nisso tudo vcs esqueceram dos motoristas de aplicativo ,que exercem atividades remuneradas deveriam encaixa -los nisso eu sou de aplicativo sujeito a ser multado a toda hora por guardas com falta de bom senso as vezes pois sabemos e notório de todos a máquina de fazer dinheiro com multas .

Reply
Jair Cucato 09/07/2019 - 22:09

Acho que os comentários desse artigo deve ser vetado a quem não é do Rodeiro, porque só falam borracha. Sabe de nada pega carona com um caminhoneiro por pelo menos algumas horas e depois volta aqui pra comentar a experiência!

Reply
Elvanio 30/12/2019 - 17:32

Bem isso mesmo

Reply
Francisco alves martins 09/07/2019 - 21:59

Eu tenho 62 anos 43 de motorista.nunca vi tanto roubo nas estrada do BRASIL quando não e os ladrões e os radares .votamos pra ser respeita não para ser roubados

Reply
Sebastiao Gomes 09/07/2019 - 21:40

Até que enfim alguém com cérebro!
Sou motorista e por causa de um colega de profissão irresponsável que tomou 35 pontos em um caminhão em meu nome estou sem poder trabalhar e sustentar minha família.
Esses que fazem as leis sem pensar que uma coisa dessas como aconteceu comigo não tem a mínima condição de estar na posição que está. ( fazendo leis)
Outro exemplo, lei do descanso, pede pra um desses que pensou nessa lei pegar uma BR 153 ou 116 em certas regiões e tentar cumprir-lá.
São uns idiotas que não sabem de nada do que passamos pelas estradas (Quando tem Estrada) e querem opinar.
E o que é pior e que nos é que pagamos pra que eles façam essas burrices.

Reply
Jair Cucato 09/07/2019 - 21:39

Não vamos confundir ;CRE, OAB ETC … ESTES PROFISSIONAIS NÃO PERDEM O DIREITO DE EXERCER A SUA PROFISSÃO POR UMA SIMPLES INFRAÇÃO REPETIDA VÁRIAS VEZES,
QUE NÃO CARACTERIZA CRIME. UMA COISA É VC INFRINGIR A LEI OUTRA E COMETER UM CRIME LEI É LEI? REALMENTE! MAS CADA LEI TEM UMA PUNIÇÃO DIFERENTE..

Reply
Francisco alves martins 09/07/2019 - 21:30

Eu francisco não concordo acho
que deveria ser como antes pontuação não devia eixtir a lei tem que ser aplicada para todas a categoria porquê todos são motorista profissional.que ganha seu pão de cada dia.mas vc so atrapalha meu do trabalhador DEUS cobra de todos vcs Viu.

Reply
Jair Cucato 09/07/2019 - 21:24

Tá aí uma lei que apenas pune o motorista profissional ao invés de destruír a carreira do profissional, porque realmente ninguém gosta de pagar multa ninguém comete infração porque gosta.Melhor só pagar a multa.

Reply
Ademar Aparecido Ribeiro 09/07/2019 - 21:13

Olha parabéns pra esse deputado.se aprovado esse projeto tá de nota dez .imagina um carreteiro autônomo ficar 6 meses suspenso isso na é justo nos profissionais não tomamos multa porque queremos e as contas e afamilia como fica nessa situação

Reply
Roger Olsen Nunes 09/07/2019 - 20:28

Boa noite!

Sou camioneiro e tenho 47 anos.
Tirei minha CNH categoria C aos 18 anos!
Na epoca era permitido e a categoria mais alta era D.
Aos 25 anos mudei para categoria E.
Graças a DEUS nunca sofri ou provoquei acidentes!
Meu historico não possuo multas que condenem minha conduta como motorista.
Viajgei desde meus 18 anos por todo territorio nacional.
Atualmente estou cumprindo a penalidade que foi imposta pelo Detran do RS.Desde maio de 2018 ate maio de 2.020 minha CNH esta bloqueada/ cassada.
Estou passando por dificuldades financeiras sem contar todo o abalo psicologico que estou sentindo!
Tenho familia para sustentar!
Não é justo um motorista camioneiro igual a mim que roda em torno de 200 mil kilometros por ano terva mesma avalição de um motorista que dirige apenas em finais de semana.

Entrei com processo judicial e infelizmente não obtive sucesso !
Que país é esse ????Que proibe um profissional de exercer sua funçao?

Espero que os administradorrs deste país tenham mais responsabilidade e consciência na hora de implantarem leis!

Roger Olsen Nunes
Sertão Santana -RS

Reply
Edson 09/07/2019 - 20:17

O instrumento de trabalho é o veículo, a CNH é a licença para operar, assim como CREA, OAB, etc… Tem é que respeitar a lei, ainda mais sendo o profissões do trânsito… Que palhaçada.

Reply
Eduardo da Rocha 09/07/2019 - 20:02

Gostaria de saber como q fica a classe de motoristas de aplicativos e táxi já q o projeto de lei fala q motoristas categoria C D E

Reply
Hilmar de Castro Marcondes dos reis 09/07/2019 - 19:55

A questão dos pontos para o profissional é ótima pois sem habilitação não têm como trabalhar, mas o toxicologico têm que ter, para todos.

Reply
Alano Vieira 09/07/2019 - 19:53

Parabéns ao deputado, pois concordo com sua colocação.

Reply
ARTUR JUNIOR SOUZA 09/07/2019 - 19:46

?… Ao invés do “cara” dispensar o tempo e dinheiro públicos, para algo pelo menos aceitável… Não precisa se analista, não vai passar! Pura perda de tempo e dinheiro públicos. Absurda… Já pensou ? Todo mundo tirando carteira C, claro, pois é mais barata…. ???

Reply
Jair Cucato 09/07/2019 - 21:50

Parece que vc Artur, não é deste planeta, esse deputado está olhando para uma grande classe de TRABALHADORES , DA QUAL O PAÍS INTEIRO DEPENDE 24 HORAS POR DIA. SE O PROFISSIONAL ESTIVER DIRIGINDO SEU VEÍCULO PARTICULAR DEVE SER ENQUADRADO COMO AS CATEGORIAS NÃO PROFISSIONAIS.

Reply
edimar 09/07/2019 - 19:33

Este deputado deve ser empresário no ramo de trasporte pesado.

Reply
Marcondes Batista Silva 09/07/2019 - 19:28

claro q tem de ser diferenciado porque quem dirigi alguns minutos por dia tem menas chaces de infraçao de q se ariscas por centenas de km por dia

Reply
Elbio Orland0 Tomaselli 09/07/2019 - 18:57

Demorou para acabar com mais uma arrecadação pois falta radares pois a fabricação do produto deve ser de algum político assim como os pedágios.

Reply
B3atriz M. CRUZ 09/07/2019 - 18:49

Não acho justo pois o trabalhador que usa o carro como condução e as vezes não tem opção de transporte público e nem pode pagar taxi e outros TEM O DIRETO DE TER AUMENTADO O LIMITE DE PONTOS SE 20 PARA 40 PONTOS

Reply
Jose Luís 09/07/2019 - 18:36

Tem muito motorista que é taxista ou motorista de app, que na sua cnh está escrito exerce atividade remunerada ou seja são motoristas que trabalham e recebem por isso , então são profissionais mas são excluídos por terem cnh b , isso também é injusto, o governo tem que rever isso.

Reply
Will 09/07/2019 - 18:25

Boa opção essa

Reply
Ademar de Jesus Peres 09/07/2019 - 18:20

Sou caminhoneiro a 29 anos. Se o deputado conseguir será uma vitória pro profissional da profissão.

Reply
Derivaldo castro da Silva 09/07/2019 - 18:36

Sou caminhoneiro a mais de vinte anos e esse tipo de projeto quê nós profissional querermos isso e uma boa Valeu deputados

Reply
Abreu 09/07/2019 - 17:39

Não conheço o.projeto, mas será que é seguro? Sou também caminhoneiro profissional e condutor de transporte coletivo, e será que alguns ou boa parte vão exagera, sabendo que não serão punidos, apenas nas multas? Se for para pagar a multa no ato ou o órgão responsável só liberar o veículo quando for quitado, aí sim, séria até viável, pois a consciência só vai doer quando pesar no bolso. Isso tudo em caso de comprovado com bebida alcoólica ou direção extremamente perigosa.

Reply
Sr Caruso 09/07/2019 - 18:13

Amigo tenho o mesmo pensamento.

Reply
Amauri 09/07/2019 - 17:03

Já o começo para nós aliviar está desta preocupação pois quem anda em média 6000 km ao mês realmente precisa de um decreto assim para poder trabalhar em paz. Parabéns ao nobre deputado e que os demais também nos ajude.

Reply
Marcio Antônio Marcelino De Almeida 09/07/2019 - 16:48

Esse deputado está esquecendo que tem quase 12milhoes de desempregado no país que tem que trabalhar nos aplicativo isso seria injusto já que aqui no Rio de janeiro a prefeitura estabeleceu que cada guarda municipal tem que levar 20 multas por dia pensa um pouco se não e injusto

Reply
Júnior 09/07/2019 - 16:31

Até porque 20 pra todos não é justo,quem roda só nos domingos dificilmente atingirá 20 pontos,e nós carreteiros que passamos nossa vida inteira num caminhão, não tem como comparar.

Reply
Júnior 09/07/2019 - 16:31

20 pontos quis dizer

Reply
Júnior 09/07/2019 - 16:28

Eu levei 2 multas no mesmo dia, só parei pra procurar endereço.Pode multar mas que tenha bom senso,outro detalhe se um PRF estiver de mal humor ele bora 40 pontos fácil na nossa carteira.

Reply
Mateus de Assis Moraes filho 09/07/2019 - 16:25

Que bom que pensaram em nós porque somos profisinais que leva e trás todo tipo de mercadorias no país e não estamos brincando e sim trabalhando serio esperamos que os você assinem por favor isto também e bom para o Brasil

Reply
BocaAberta Transmissões 09/07/2019 - 18:44

Verdade

Reply
José 09/07/2019 - 16:16

Lamentável alguns comentários exposto, sou caminhoneiro, sou conciente. O assunto trata de perda de pontos. Não exime o infrator de penalidades… Justo, muito justo o projeto do Deputado.

Reply
Nelson Aoki 09/07/2019 - 20:08

Penso k não é isso k vai resolver . Afinal das contas objetivo das multas é só arrecadar dinheiro , penso k k aumentará números de. Multas.

Reply
Junior 09/07/2019 - 16:13

Só não desobedecer as regras.

Reply
José 09/07/2019 - 15:58

Finalmente apareceu um político para defender o direto do trabalhador transportador. Parabéns Deputado

Reply
Anderson de Oliveira Vivian 09/07/2019 - 15:56

Excelente projeto, eu vivo isso na pele atualmente ficamos exposto por muito tempo nas estrada as chances são enormes de serem autuados

Reply
Plinio 09/07/2019 - 16:14

Quem anda nos limites, não faz manobras inconsequentes colocando em risco os demais e cumpre com as normas, não tem ponto na carteira nem precisa perdê-la.

Reply
Jose Donizete faz de lima 09/07/2019 - 14:42

Muito boa o projeto do deputado nota 10

Reply
Jose Donizete faz de lima 09/07/2019 - 14:51

Sr jorje dos santos li seu comentário você falou que conhece motorista com mais de duzentos anos na onde você connhece apresenta um para mim este projeto e muito bom vamos lutar sim para que seja aprovado

Reply
Jose Donizete faz de lima 09/07/2019 - 14:54

Onde você viu motorista com 200anos??

Reply
jerri ferner. ferner 09/07/2019 - 14:35

Vindo de uma pessoa com esse nome,só pode ser porcaria,o verdadeiro profissional não toma multa,anda dentro da lei e protegendo o próximo,essa lei é para os bandidos que não respeitam as leis de trânsito,por isso que é tudo que eles querem,vão poder inflingir mais ainda as leis.

Reply
Dirceu de Sousa 09/07/2019 - 14:26

Será ótimo para nós, eu estou a cinco meses e dez dias suspenso, não sei o faço não tenho outra renda, minha aposentadoria faz 6 meses que dei entrada até agora não recebi nada.

Reply
Juliana camargo 09/07/2019 - 13:37

Realmente acho muito interessante,a princípio muitos de nós entramos em lugares que não conhecemos e quando menos se espera levamos uma multa por não ser lugar de trânsito de caminhões,isso complica muito por que não temos conhecimento total das rotas,e usamos muito o GPS,e ele nos manda para lugares que não sabemos se vai ou não poder transitar,ou seja o motorista vai precisar atravessar pra chegar ao seu destino.

Reply
Jorge santos 09/07/2019 - 13:22

ESSE TIPO DE IDEIA SO PODE VIR DA PARTE DE UM ASNO. QUEM É REALMENTE PROFISSIONAL NAO SE ATRELA A PONTOS. POIS O PROFISSIONAL COMPETENTE, ELE RESPEITA AS LEIS, SINALIZAÇÃO E A ACIMA DE TUDO SUA VIDA E A DE TERCEIROS. CONHEÇO MUITOS PROFISSIONAIS DO VOLANTE COM MAIS DE 200 ANOS QUE NUNCA TOMARAM UMA MULTA E NAO COMETERAM ACIDENTES. NOSSO PAÍS NUNCA SERÁ DE PRIMEIRO MUNDO COM ESSES PROJETOS SENDO COLOCADO PRA VOTAÇÃO… QUEM TA APROVANDO ESSA IDEIA SAO PESSOAS IRRESPONSAVEIS NO TRÂNSITO..

Reply
Junior 09/07/2019 - 16:14

Concordo

Reply
Rodrigues 09/07/2019 - 18:12

Sou motorista profissional, trabalho de escolta armada e viajo por esse Brasil todo. Concordaria sim com a resposta do Sr Jorge Santos se nossas estradas fossem bem sinalizadas e está lei não retira a responsabilidade do erro e sim bloqueio da fonte de renda de muitas famílias. Concordo plenamente com Sr deputado.

Reply
Elimar 09/07/2019 - 18:52

200 anos? Esse motorista deve ser o temer ou o Sarney, Asno e quem posta um comentário estúpido desses, no minimo so dirige domingo de manha, ou em dia de chuva.
Caminhoneiro que roda todo dia e tem de entrar em cidades grandes só tem uma garantia! A garantia de em algum momento tomar uma multa.

Reply
Adilson Pereira Pires 09/07/2019 - 13:15

Eu concordo com essa lei, porque nós caminhoneiros estamos sujeitos a ser multados devido a quantidade de horas que rodamos nas estradas do Brasil. Você é multado por qualquer coisa. Sem contar que os rodoviários ficam na espreita para nos punir. É a máfia das multas.

Reply
Juliana camargo 09/07/2019 - 13:39

Concordo Adilson, são um bando de sem vergonhas,deixa os radares escondido e fica no carro navegando em redes sociais.

Reply
Mauro Ribeiro Freitas 09/07/2019 - 13:04

Gostaria que ponisse esse artor que criou vente potos para motorista profissional por que muitos pai de família ficarão sem dar sustento à sua família por esse inresponcavel que criou está leite é fácil vc ir a padaria nos caminhoneiros tamos expostos todos dia vc livra do revólver eletrônico do guarda muita radar de tripé vc sai do tripé muito na lombada eletrônica é uma indústria de multas que ninguém aguenta por favor poni esse inresponsavel que criou essa lei

Reply
JOABES Aguiar 09/07/2019 - 18:54

Muito bom parabéns..

Reply
Kleber N O Franca 09/07/2019 - 13:03

medida eleitoreira para beneficiar vagabundos assassinos bolsominions. NEM TODOS QUE VOTARAM E BOSTONARO SÃO BANDIDOS, MAIS TODOS OS BANDIDOS VOTARAM NO BOSTONARO, BASTA VER QUEM APOIA ESTAS MEDIDAS.

Reply
Roberto Ferreira de Araújo Filho 09/07/2019 - 13:22

Meu presidente está está viajando o mundo e fazendo acordos comerciais com os mercados mais ricos da galáxia… E o seu presidente tá fazendo o quê?? Ahhhhhhh, cey, tá preso, né, babaca… ?????????????? Chora petralhas desgraçados kkkkkkkkkk essa dor de corno perdedor não vai passar nunca… Kkkkkkkkk

Reply
Osmar Rogério da Silva 09/07/2019 - 13:44

Sou caminhoneiro trabalhador me chamar com estas palavras de baixo calão vamos ver se consegue provar na justiça o que vc falou sobre mim . Vou procurar um advogado e processar você espero que tenha provas a.meu respeito.

Reply
Jorge Guandalin 09/07/2019 - 12:51

Muito bom e pôde melhorar ainda mais. Como em certos casos o motorista nada tem a ver com a falta de Arla 32 .

Reply
Wiliam iamanaka 09/07/2019 - 12:45

Lembrando q tem muitos motoristas q usa categorias AB q tbm usa para trabalhos remunerados , então não acho q deve beneficiar somente as outras categorias .

Reply
Silvio Batista de Jesus 09/07/2019 - 12:45

Parabéns ao deputado boca aberta ,enfim alguém pensou na classe dos motoristas profissionais.

Reply
Claudio Candido de Jesus 09/07/2019 - 12:26

Até que enfim uma lei justa

Reply
Kleber N O Franca 09/07/2019 - 13:05

DEPOIS VOCÊS CAMINHONEIROS DIZEM QUE SO FAZEM LEIS PARA DEFENDER BANDIDOS, E ESTA LEI ESTA DEFENDENDO O QUE?

Reply

Escreva um comentário