Mercedes-Benz cria simulador do Actros para caminhoneiros na Europa




A Daimler Trucks apresentou nesta semana um simulador completo do novo Actros, caminhão que foi apresentado na Europa em setembro do ano passado. Os caminhoneiros podem testar o caminhão e também outros protótipos da montadora no simulador, e o resultados das simulações e opiniões dos motoristas são levadas diretamente para o time de desenvolvimento de novos caminhões da Mercedes-Benz.

O simulador foi montado na traseira de uma van Mercedes-Benz V-Class, e o simulador irá rodar as rodovias na região de Stuttgart, passando por todas as áreas de descanso de caminhoneiros para realizar os testes.

O simulador montado na van permite que mais caminhoneiros usem o sistema e deem suas opiniões, facilitando o trabalho do time de engenheiros da montadora.

O simulador é criado em um ambiente 3D, e para maior imersão, o caminhoneiro usa um óculos de realidade virtual, podendo sentir que está dentro do caminhão. O sistema também conta com uma série de sistemas de medição, para analisar cada simulação.

Cada teste demora cerca de 20 minutos, e são feitos de forma completamente anônima e aleatória. A montadora não registra nenhuma informação dos caminhoneiros.

Para dar mais realidade à simulação, dentro da van foi instalado um painel e volante do caminhão real, totalmente ligados com o mundo virtual. Por isso, os caminhoneiros podem sentir realmente o que estão fazendo no simulador, e tocar o volante ou botões do caminhão.