Projeto de lei passa a permitir que o caminhoneiro leve familiares em viagens

por Blog do Caminhoneiro

O projeto de lei 4058/2019, apresentado ontem, 11 de julho, pelo deputado federal Lucas Gonzalez (Partido Novo-MG), altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para permitir que caminhoneiros levem familiares em viagens. A prática é proibida por muitas empresas.

O projeto de lei acrescenta o artigo 235-H à CLT, que passa a permitir, nos casos de pernoite na estrada, que o motoristas esteja acompanhado de cônjuge, companheira(o) ou filho maior de idade.

Caso o caminhoneiro leve alguém em suas viagens, os custos de alimentação e outros decorrentes do acompanhante serão de responsabilidade integral do caminhoneiro. O caminhoneiro não poderá levar familiares caso esteja acompanhado de outro motorista ou de representantes da empresa.

O projeto de lei também isenta a empresa de qualquer responsabilidade, como relação trabalhista com os familiares, e também em caso de acidentes, mesmo que não sejam decorrentes da responsabilidade do motorista.

Na justificativa do projeto, o deputado disse que “As viagens de longa duração são de grande desgaste físico e emocional para os motoristas. A presença de um ente querido pode, em grande medida, beneficiar o profissional a partir de diversas perspectivas, tais como maior atenção ao trânsito e a não utilização de substâncias para permanecer acordado”.

Apesar do projeto permitir levar os familiares no caminhão, as empresas não serão obrigadas à permitir acompanhantes nas viagens.

“O projeto apenas cria um cenário jurídico seguro para que a empresa possa contribuir para fortalecimento dos laços familiares do seu empregado, sem comprometer a eficiência dos serviços prestados e, sobretudo sem onerá-la ou imputá-la quaisquer responsabilidades”, finaliza o deputado.

O projeto de lei ainda não tem data para ser analisado pela Câmara dos Deputados.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

57 comentários
0

Artigos relacionados

57 comentários

Djalma dos Santos Reis 31/12/2019 - 06:21

Bom diaa eu concordo perfeitamente com essa lei é muito importantes no motorista anda com a família

Reply
Lúcia Rodrigues de oliveira 13/03/2020 - 17:37

Que dia eles vão assina essa lei já era p tem assinando que demora

Reply
Marcello 22/12/2019 - 19:22

Gostaria de saber se já foi aprovado

Reply
Luiz Alves 20/11/2019 - 19:24

E o que os deputados estão esperando pra aprova

Reply
Denise 19/11/2019 - 12:13

Meu Deus Que O senhor Deputado não deixe essa lei de lado Pois A maioria dos caminhoneiros Realmente precisam da companhia de Alguém da família
Meu esposo é caminhoneiro a muitos anos E sempre viajei com ele. Mas infelizmente A impressa Atual que ele trabalha Proibiu a família viajar com os Motoristas Deixando a família triste?
Espero em Deus que essa lei seja aprovada o mais rápido possível
Saiba Senhor deputado Que o senhor não tem só o Apoio dos caminhoneiros, Mas também dos Famílias dos caminhoneiros
Obrigada por pensar em nós Ajudar

Reply
Marcos Lima rocha 22/07/2019 - 20:52

Parabéns ao deputado! Com certeza vai até inibir a ingestão de intorpecentes por parte de alguns motoristas que por estrar com o ente querido ao lado provavelmente não irá usar.

Reply
Agnaldo 18/07/2019 - 08:24

Muito bom esse projeto de lei, isso conta muito em todos os sentidos, parabéns ao deputado .

Reply
Adilson Fogaça Pereira 15/07/2019 - 11:54

Isso é de muita importância,pois faço viagens de longa duração e realmente a falta dos familiares gera uma tristeza e hoje a maioria das empresas não permitem por questões jurídicas,essa lei vêm de encontro as nossas reivindicações!!!

Reply
luciana godoi 13/07/2019 - 17:17

sou a favor da escolha de cada um em todas as areas exercidas corremos riscos e ate mesmo dentro de nossos lares nao estamos livres de riscos esposa familia nao e so ser casal e ser uniao sabe tipo assim juntos venceremos

Reply
Mary 13/07/2019 - 10:52

De que adianta, se nas empresas não permite que a família fique dentro do caminhão enquanto o motorista descarrega e não disponibiliza um local decente para a família esperar?!

Reply
ÉDER CAMARGO DE SOUSA 13/07/2019 - 09:22

Bom dia.
Uma coisa boa, pelo menos afastá a solidão,as mas não tenho tanta certeza que será aprovado, porquê nas empresas está em falta de profissionais, os que são habilitados infelismente não podem exercerem suas atividade por falta de experiências, porém como ter experiências se não tem oportunidade, este projeto lei está sendo bem elaborado, ou e mais uma forma de ganhar voto dos profissionais, das estradas, pessoal acordá em vésperas de eleição todo mundo quer fazer algo, se querem ajudar. Ajuda os pais de famílias que estão desempregados e são habilitados a terem seu trabalho dignos com uma oportunidade de emprego depois pensa em levar a família na cabine do caminhão, em primeiro auxiliá eles levarem uma caixa de leite para seus filhos, e melhor coisa a ser feita. Após poderemos ouvir país de famílias orgulhosos por terém oportunidade de trabalho no Brasil…..

Reply
VANDA LUCIA BATISTA GOMES 13/07/2019 - 09:10

Tá ruim larga
Tem caminhoneiro com décadas de profissão e só sabe reclamar, atrapalha a categoria causa alvoroço e quando perguntado o que seria bom pra todos enumera suas necessidades se esquecendo dos outros.
País democrático a população Elegê seus representantes, então seremos representados por políticos, tem que aprender a votar.
A respeito das empresas que não permitem acompanhantes a culpa e em parte de caminhoneiros que fazem a maior zona nos pátios e ao invés de levar a família leva as primas.
Vamos todos assumir nossos erros e parar de culpar o vizinho

Reply
Zelio rodrigues de souza 13/07/2019 - 10:14

Minha cara Vanda Batista Gomes, seu comentário é ofensivo demais e generaliza toda uma classe trabalhadora que é igual a todas as classes , porém todos voltam pra casa no final do dia ver seus entes queridos ,não sei se a senhora é motorista e vive na estrada mas as primas também estão na porta da casa de quem não viaja e é uma questão de opção ir atrás ou não independe da profissão que é exercida , quem sai de casa a fim de trabalhar e honra sua família sente muita falta sim e a solidão afeta e muito a disposição de quem fica muito tempo ausente , só pra quem já vive a 27 anos na estrada igual a mim sabe o que está falando, com certeza a senhora não deve ser do meio mas se for deve ser uma dessas sem família ou jogada na latrina da vida pra tecer tal comentário, obrigado !!!

Reply
Cláudio Cosme de souza 13/07/2019 - 08:04

São uns tolos.sempre se leva algum familiar quando ser quer..coisa boba essa lei..l que precisa ser e as firmas não proibir famlia de ficar na cabine ao entrar pra descarrrgar….deixando : os na e trata na rua..isso jamais ..por isso em algumas voiage s não levamos.

Reply
Zelio rodrigues de souza 13/07/2019 - 10:22

É uma opção de cada um riscos e perigos estão em todas as partes não só dentro de um caminhão, quando vc viaja sua família fica esposa em casa ,muitas mulheres ficam sozinhas e não estão livres de ações na cidade onde vivem bem como a acidentes de trânsito ,pois não precisa estar dentro de um caminhão pra sofrer um acidente, acho válido ter a opção de levar ou não acompanhante, melhor que a repressão !!!

Reply
Mateus silva de almeida 13/07/2019 - 06:51

Bom diaaaa com tanto assalto nas estrada,quem colocaria sua familia em risco, claro q nao deixa de ser um fator q faz uma grande diferença tendo a família presente.
Os caminhoneiros em qnto nao tem um lugar dgno de descanso e segurança o motorista fica bem vulnerável nas mãos de bandidos q nao tem nada a perder.
Essa e minha opinião antes de colocar tua familia em risco,pense bem meu amigo camioneiro.
Falo isso pq tbm estou na estrada e ja fui refém por 12 hrs nas mãos desses meliantes.
Eu nao traria minha família a correr esse risco.
OBRIGADO.

Reply
Antônio 12/07/2019 - 23:21

Estava lendo os comentários aqui é cada asneira que eu li gente pelo amor de Deus!!
Que lei ê essa que a empresa não é obrigada a cumprir acorda os caras arrumaram foi so uma classe para ficar procurando assunto vocês vem alguém falar em dar mais oportunidade e benefícios a quem trabalha no setor a não ser para as grandes transportadoras que pegam motorista de fora,que patria é essa que tira da boca dos seus filhos pra por na boca dos outros deixando bem claro a todos que é isso e pronto e acabou ou se submetem ao que eles querem ou passa fome então parem de serem inocente que os poderosos estão é Se aproveitando da situação ficam igual urubu na carniça todo mundo querendo tirar um pontinha. Entrou política no setor fodeu a tendência é piorar

Reply
Vágner 12/07/2019 - 23:00

Muito bom vai ser importante pra todos.

Reply
Wander 12/07/2019 - 22:35

O incentivo a convivencia e a interaçao familiar serao sempre salutares ,uma vez que fortalece o laço educacional e aproxima os seus pares. Wander.

Reply
Marcelino 12/07/2019 - 21:29

Este deputado nao sabe de porra nenhuma hoje em dia qual esposas ou filhos querem viajar de caminhao em todo lugar que se vai carregar ou descarregar somos humilhados ou barrados

Reply
Ramos 13/07/2019 - 02:27

Agora fudeu ,furo o peneu de cleusa ,aí eu pergunto e minhas priminhas não posso levar mais ? Sai fora que bosta

Reply
Cláudio 12/07/2019 - 21:21

Kkkkk….. Que bosta! !

Reply
Eler Sandro 12/07/2019 - 20:41

Tem de rever a lei do motorista não existe isso de caminhão com cama o motorista fazer 36 horas parado no pátio de um posto é considerado folga. Temos família se ficamos 40 dias fora. temos direito a 36 horas semanais de folga acumula quando chegar de viagem pego meus 6 dias de folga a qual tenho direito em casa com minha família. Isso é correto. Acho que chegou a hora de abandonar a profissão. Tenho 35 anos estou a 15 na profissão mas está cada dia mais difícil. Caminhoes estao bom mas acabou o salário e folgas.

Reply
Jonas tuchinski de oliveira 12/07/2019 - 20:02

So nao esquesam que nossa familia ao viajar conosco tera sempre aguele desconforto de chegar em uma empresa para carregar ou descarregar e independente do horario ou do tempo que demore nossas esposas ou filhos terao que ficar na rua no relento em muitos lugares onde nao aceitam acompanhantes

Reply
STALLONE 12/07/2019 - 19:28

Parabéns, isso é muito bom.
Nós passamos pouco tempo com a família.

Reply
RODRIGO MESQUITA FERREIRA LIMA 12/07/2019 - 19:20

Quero ver entrar nas empresas, a grande maioria delas não permite, aí vc fica uma noite toda dentro da empresa e sua família do lado de fora…

Reply
José 12/07/2019 - 19:15

Esse é com certeza um excelente projeto
Graças a Deus pela vida desse Deputado
Só alguém que se coloca no lugar de um caminhoneiro sabe bem a necessidade de
Viajar com a família.
Muito obrigado Sr Deputado
PARABÉNS
de um humilde caminhoneiro
Miguel José de Souza.

Reply
Cassio antonio 12/07/2019 - 21:46

Larga de ser discarado e por isso que nossa categoria tá desse jeito.empresa nenhuma aceita acompanhante em suas instalações.feputado tá se aproveitando de tua fraqueza infeliz

Reply
Cassio antonio 12/07/2019 - 21:50

Tu tá agradecendo pela vida de uma raça de humanos que nasceu pra ferrar tua vida tua aposentadoria olha a merda tu fala . Deputado nenhum tá ligando pra motorista rapaz até tu . Aposto que e novato na profissão

Reply
Alemãozinho 12/07/2019 - 18:59

Para q fazer uma bosta de lei dessa q a empresa acata se quiser pra q a lei então?quem votou neste deputado jogou o voto fora. Srs deputados façam uma lei dessente

Reply
adriano reys 12/07/2019 - 17:59

se o patrão não permitir o que adianta essa lei?

Reply
Francisco Chagas 12/07/2019 - 17:51

Sou caminhoneiro a 28 anos e sei bem como isso é importante pra nos parabéns pela iniciativa de se pensar em nos

Reply
Rômulo 12/07/2019 - 17:18

O problema não é a proibição de familiares irem na viagem, é a proibição de mulher e filho não entrarem em local que os motoristas vão carregar,as vezes o carregamento duram muitas horas,e as vezes Dias,e a mulher eo filho ficam do lado de fora, isso sim, é desumano..

Reply
Samuel 12/07/2019 - 19:24

Verdade

Reply
Antônio 12/07/2019 - 19:34

Concordo com vc amigo realmente nossa família para a maioria das empresas são tratados pior q um animal fica do lado de fora sem nem um apoio. Isso é desumano nós caminhoneiros também temos família e pelo menos um apoio as empresas tinha que nus oferece.

Reply
Alexandre Lourenço 12/07/2019 - 17:12

Até que enfim, agora tem que regulamentar uma lei aonde as empresas permitem a entrada dos msm. Pq quando as esposas e/ou filhos estão com os motorista, eles tem que ficar jogado na rua pq as empresa não permite a entrada dos familiares msm permanecendo dentro do caminhão

Reply
Francisca Maria Pereira da Silva 12/07/2019 - 16:39

Concordo plenamente com o projeto, meu esposo é caminhoneiro há 46 anos e sempre viajou com a família.

Reply
SAMUEL VILELA 12/07/2019 - 16:38

PARABENS!!! EXCELENTE INICIATIVA. AFINAL O CAMINHONEIRO PRIVA-SE DO CONVIVIO FAMILIAR POR DIAS OU SEMANAS, FATO NADA SAUDAVEL.

Reply
RODRIGO SANTOS 12/07/2019 - 16:23

Ninguém é obrigado a levar alguém.. Leva se quiser e se puder.. A lei é muito Boa.. Parabéns!

Reply
Marcos Henrique 12/07/2019 - 17:15

Tabem tem que se criar leis o de o motorista são proibidos de abrir a caixa de abrir caixa de cozinha as empresas seja obrigada a da a alimentação enquanto o motorista esteja dentro do pátio ou dentro da empresa prestando serviços ou a disposição da mesma ou aguardando a descarga ou carga

Reply
Campos 12/07/2019 - 21:07

Apoiado meu amigo

Reply
Jaqueline Cristina Barros 12/07/2019 - 15:37

Eu acho q . Quem trabalha certo trabalha certo. Aqueles q trabalham errado vão continuar fazendo nhacas nas estradas com ou sem exames. Ta cheio de loco por ai q andam fora da lei. E continuam viajando infelizmente as vezes tirando a vida de bons motoristas.

Reply
Alexandre 12/07/2019 - 17:02

o filha, lê a matéria primeiro, é sobre o motorista andar com acompanhante, não sobre exames!

Reply
Juscelino Oliveira 13/07/2019 - 01:32

,??????

Reply
Cassio antonio 12/07/2019 - 15:35

Imagina tu parar com filhas e esposa num posto para abastecimento lotado de prostitutas e vândalos . Um caminhão quebrar ou bloquear num local perigoso tá doido

Reply
ivan dias 12/07/2019 - 17:38

Lei obsoleta,nada vai mudar… muitos já levam esposa,filhos,quando as empresas consentem,então isso já existe. Eu prefiro não expor minha família. Locais sem o mínimo necessário,assaltos,acidentes,maus motoristas. Muitas empresas,sequer deixam acompanhantes entrar e não tem local pra ficar. O que realmente precisamos é infra estrutura,rigor e cumprimento das leis,polícias eficientes e não corruptas como tem por aí.

Reply
Cassio antonio 12/07/2019 - 15:34

Numa categoria desunida onde alguns trabalham drogados o índice de assalto altíssimo sem infraestrutura nos postos de combustíveis principalmente no nordeste norte . Não acho bom expor minha família assim não

Reply
Jaqueline Cristina Barros 12/07/2019 - 15:33

Parabéns ao deputado. Isso é verdade caminhoneiros acompanhados pela família viaja mais tranquilo e anda com mais atenção. Cuidado e anda feliz. Sou esposa de caminhoneiro e sei oq estou falando. É isso mesmo deputado.

Reply
ivan dias 12/07/2019 - 17:46

A reportagem é clara,a lei não vai obrigar as empresas autorizarem levar familiares.E nunca foi proibido.

Reply
Simone 12/07/2019 - 15:13

Eu sou de acordo com o projeto do deputado

Reply
André Luiz Mechler 12/07/2019 - 14:21

E muita falta do que fazer com esses salários quem consegue bancar uma viagem para a família

Reply
Antonio Carlos 12/07/2019 - 12:42

Boa

Reply
Deivson lims 12/07/2019 - 12:40

Sou caminhoneiro e aprovo este projeto sim parabéns

Reply
Emanoel Rebelo Gomes Lemos 12/07/2019 - 17:26

Muito bom essa lei só assim podemos viaga com mais vontade parabéns deputado

Reply
José Carlos Rosa 12/07/2019 - 17:39

Acho valido a proposta deputado caminhoneiro levar familia em viagens so que tem extender a obrigacao prafirmas. Permitirem emtrada dos familiares tambem e colocar postos em todas regioes que tenham infraestrutura para as familias. Em muitos lugares e inviavel levar familia por causa bandidagem e prostituicao .esse Brasil urbano aimda e muito perigoso.

Reply
Paulo gracindo Oliveira 12/07/2019 - 23:36

Vocês discutindo sobre isto é ninguém comenta sobre a posentadoria as empresas não contratá motorista com 60 anos

Reply
Marcos Sampaio 13/07/2019 - 09:01

Tinha que obrigar as empresas de cargas e descargas ter um local digno e seguro para nossas esposas e filhos ficar e bom para um lado, mais tem muita coisa para ser visto e melhorado para toda classe de motorista.

Reply

Escreva um comentário