Volvo vende 50 ônibus articulados para a República Dominicana, no Caribe

Com 22 metros, os veículos têm capacidade 30% maior do que articulados tradicionais, de 18m. Volvo é a maior fornecedora de chassis articulados na renovação da frota de Santo Domingo, capital do país.

Os veículos foram adquiridos por meio de licitação pelo Operador Metropolitano SA, empresa pública que gerencia o transporte coletivo da cidade. Com os 50 ônibus, a Volvo foi vencedora da maior fatia (63% de participação) do lote de articulados para ampliação da frota de Santo Domingo. O negócio foi fechado pelo Grupo Martí, distribuidor exclusivo da marca na República Dominicana.

Melhoria da mobilidade

“Essa grande participação reflete nossa liderança em ônibus articulados e biarticulados na América Latina. Temos o melhor produto e a maior experiência nesse tipo de veículo. Nossos articulados vão aumentar a capacidade de transporte em Santo Domingo, onde até então só operavam veículos menores. Transportando mais passageiros, os novos Volvo vão melhorar muito a mobilidade urbana desta que é uma das mais populosas metrópoles do Caribe”, assegura Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os articulados da marca entram em circulação no segundo semestre e vão fazer integração com linhas alimentadoras de ônibus e também com o metrô, otimizando o fluxo de passageiros em toda a região metropolitana da capital.

LEIA MAIS  Empresa Viamão renova frota com 28 novos ônibus NEOBUS

Mais passageiros

Santo Domingo é uma cidade em constante crescimento. Com cerca de quatro milhões de habitantes, é a maior aglomeração urbana da República Dominicana. A grande maioria da população se desloca por ônibus. Como muitas capitais da América Latina, a cidade sofre com congestionamentos e muitos ônibus pequenos. “Com esses articulados de grande capacidade, os maiores da América Latina na configuração 6×2, as viagens serão mais rápidas, seguras e confortáveis”, diz Tiago Mondoni, Gerente Regional da Volvo Buses Latin America. Mesmo com 22 metros os articulados Volvo mantêm a tradicional configuração com apenas um eixo traseiro, reduzindo custos para o operador sem prejuízo à segurança e ao conforto dos usuários.

Alta tecnologia

Os Volvo B340M contam com o tradicional motor eletrônico central dos chassis da marca, numa configuração que assegura melhor aproveitamento de espaço no salão. O motor central, abaixo do piso, garante também melhor conforto térmico e acústico, essenciais para veículos de alta capacidade. Além disso, os chassis têm altíssima tecnologia embarcada, com arquitetura eletrônica que integra todos os sistemas do veículo – motor, transmissão, freios, suspensão etc.

LEIA MAIS  Transportadores compram mais de 40 caminhões por hora no Brasil

Os 50 Volvo receberam carroceria Comil Doppio, com ergonomia aprimorada para assegurar o conforto e a segurança dos passageiros. Outro destaque é o ar condicionado de alta eficiência, essencial numa cidade que tem elevadas médias de temperatura. “Já tínhamos boa participação em veículos rodoviários na República Dominicana, com ônibus para fretamento, turismo e linhas regulares. Agora passamos a oferecer toda nossa experiência em chassis urbanos de alta capacidade, com pós-venda ativo e alta disponibilidade veicular”, finaliza Tiago Mondoni.

Volvo é líder em articulados e biarticulados

As entregas Volvo para Santo Domingo se somam a outras recentes para grandes metrópoles da América Latina. Somente no primeiro semestre de 2019 a marca fez entregas expressivas para cidades como São Paulo (120 chassis convencionais e 25 articulados), Curitiba (65 chassis biarticulados, articulados e convencionais), Santiago (120 chassis convencionais), Bogotá (700 chassis biarticulados e articulados), dentre outras. A marca é líder em ônibus articulados e biarticulados, com mais de 50% de participação na frota circulante desse tipo de veículo no continente.