Dirigir um caminhão não é uma tarefa fácil, pois, além de ser cansativo, pode exigir alguns cuidados extras. O caminhoneiro, enquanto viaja, precisa estar com tudo preparado para não passar nenhum aperto e essa preparação deve começar antes de seguir com as cargas.
São alguns detalhes que muitas vezes são esquecidos, principalmente pelos caminhoneiros de primeira viagem. Para que não esqueça de nada, veja o que fazer.
- Saiba o que transporta e para onde
É preciso saber qual o tipo de carga que está levando, afinal, algumas podem oferecer maiores riscos, por exemplo, são mais visadas para roubo. Outras podem ser produtos químicos que se não forem transportados corretamente podem causar danos.
Conheça o que está levando para minimizar qualquer problema e se certifique do ponto de entrega, horário e data. Ter um seguro para cargas ajudará a seguir viagem mais tranquilo, independentemente do que está levando.
- Atenção ao estacionar o caminhão
Evite fazer paradas em locais pouco iluminados e de baixo movimento. Enquanto estiver na estrada, opte por paradas para caminhoneiros que têm local próprio para estacionar e oferecem estrutura para que possa usar o banheiro, se alimentar e descansar.
Mesmo estando em locais próprios, nunca saia do veículo e deixe-o aberto; tranque as portas e feche os vidros. Ter um seguro de caminhão pode ajudar a minimizar esse tipo de preocupação.
- Alimente-se bem
A viagem pode durar alguns dias, dependendo do destino, e nesse momento alguns caminhoneiros optam por negligenciar a boa alimentação. Apenas comer lanches ou refeições muito gordurosas resultarão em problemas.
O ideal é fazer uma refeição balanceada com arroz, feijão, carne, legumes e verduras e algo que não seja muito pesado, pois, dependendo da comida, ela dará menos disposição.
Se não cuidar desse ponto pode acabar passando mal e precisará ser socorrido. Em alguns casos, conforme a região que estiver seu convênio médico pode não cobrir e depender do SUS pode atrasar sua viagem.
Recorrer ao seguro viagem é uma opção, pois cobre despesas médicas até internacionais, mas é bom contratá-lo e não precisar usá-lo, cuidando da sua alimentação durante a viagem.
- Não informe a estranhos para aonde vai e o que leva
Nas paradas é normal que os caminhoneiros conversem, mas, cuidado com o que fala, pois podem haver bandidos disfarçados.
Comente sobre assuntos diversos, mas nunca sobre o tipo de carga que leva, trajeto que fará e destino. Isso pode fazer com que vire um alvo para bandidos.
- Respeite os horários de descanso
Dirigir muitas horas seguidas causa cansaço e, mesmo que não perceba, o corpo deixa de responder adequadamente, os reflexos ficam mais lentos e os riscos de acidentes aumentam. Para conseguir ter descansos periódicos, planeje o trajeto.
Conhecendo a rota saberá quais são os pontos de parada que não oferecem risco e conseguirá ter descansos planejados e que não atrasarão a entrega.
- Tenha prudência na direção
Respeitar as leis de trânsito é a melhor maneira de chegar ao seu destino sem nenhum arranhão. Respeite os limites de velocidade durante todo o trajeto e use o cinto de segurança.
Fazendo isso é possível evitar acidentes na estrada e também se livrar de multas de trânsito que, além de serem caras, podem fazer com que perca a sua habilitação e não possa mais trabalhar.
O caminhoneiro enquanto viaja precisa se precaver de diferentes riscos, porém, a profissão é recompensadora, afinal, ficar na estrada pode ser relaxante e estimulante.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO
11 comentários
Os patrões tira o sangue dos caminhoneiros, se fosse igual a matéria, seria ótimo, não faz mal sonhar.
Gostei da matéria!
descupa ai mas os salario baixo pressão dos transportadore-s multas pontuação longe de casa e muitos poblema que o dia a dia venha oferecer naomail compenssa essa profissão
A principal informação não foi anunciado. Fazem cálculos dos fretes pois tem colegas que acham que pagando óleo e salário dá pra relevar em dias de crise de cargas e é ai que são pegos de surpresa e acabam se individando.
Fala da reforma da previdência que ferrou os guerreiros.
Kkkkkkkkkkkkkkkk.Parece piada.Estão ensinando macaco à comer banana.Esse blog é uma piada.
é que tem muito abeia se candidatando a ser camioneiro num sabe nem o que é regula um freio
Você que redigiu essa matéria por acaso ja entrou em um caminhão?
Só pra vc saber tem posto de combustível em que se vc não abastecer não nos permitem nem parar para fazer um lanche.
Deixe de ser hipócrita e venha viajar comigo.
Saia de sua cadeira, e se intere do assunto que vc pretende falar pra não receber comentários deselegantes como o que eu fui obrigado a postar. O sr (a) deve ser daqueles que pensam que somos todos usuários de drogas e corruptores de crianças.
Quem fez esta reportagem não tem a minima ideia doque é ser um caminhoneiro
Pra começar, não temos apoio nas estradas, principalmente se vc não abastecer ou paga o pernoite ou é expulso do posto, a refeição na estrada é cara e principalmente no nordeste comida requentada e cheia de moscas, se parar p fazer o descanso da lei o patrão te manda embora pq vai atrasar a carga e descarga resumindo, no Brasil é tudo balela, e tudo conversa nada funciona.
Na teoria é muito fácil, na prática a realidade é outra se for pra se alimentar bem, com o salário que ganhamos a família passa necessidade.