Caminhões a gás da Scania tem níveis elevados de segurança

por Blog do Caminhoneiro

Na última semana, a Scania anunciou a produção nacional de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou biometano. Algumas unidades já rodam em testes, como uma que está com a empresa Citrosuco, sendo operada pela Morada Transportes, realizando uma rota entre Matão e o Porto de Santos, em São Paulo.

Além de toda a tecnologia dos caminhões a gás, que funcionam com motores ciclo Otto, com velas de ignição, os novos modelos tem um sofisticado sistema de segurança, que dá ao gás, que está nos cilindros do veículo, uma segurança igual ou maior do que o de um veículo a diesel.

Toda a estrutura de válvulas e saída do gás fica na parte traseira dos cilindros, que são dotados de diversos sensores, que atuam caso haja qualquer redução de pressão, mudança de temperatura ou dano físico aos tanques.

Esses sensores abrem válvulas que liberam o gás, até que a pressão interna não apresente mais perigo. Todas as informações sobre o gás, sensores e válvulas são mostradas no painel do caminhão.

O funcionamento desses sensores se dá em qualquer situação de risco, como acidentes, choques físicos nos tanques e válvulas, como estouro de um pneu, e em caso de incêndio no veículo.

Apesar da Scania estar iniciando a trajetória dos caminhões a gás no Brasil agora, essa já é uma tecnologia consagrada na Europa, com mais de 3 mil caminhões vendidos. E lá nunca houve nenhum registro de acidente causado pelo gás ou pelos sistemas do veículo.

Por conta da tecnologia e modularidade dos processos de fabricação da Scania, os caminhões que serão fabricados aqui e os fabricados na Europa são quase que exatamente o mesmo produto, com diferenças pontuais para adaptação ao nosso território e nos bicos de abastecimento, que no Brasil seguem o padrão ABNT 1 e na Europa já são o ABNT 4.

Apesar de toda a segurança do caminhão, a regra básica é sempre seguir todas as recomendações do fabricante para operação do veículo. Isso se aplica a todos os caminhões, não somente aos movidos a gás.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

8 comentários

Vandré Magno 15/09/2019 - 23:19

Concordo com o comentário de todos, pois todos falaram verdades.
Governos corruptos, que só estão interessados na grana dos impostos, gente sem visão, enfim, nosso pais não vai pra frente porque alguns não querem.
Na matéria fala que a Scania está só agora produzindo esse veículos no Brasil, enquanto na Europa, eles já tem mais de 3000 unidades vendidas, sem contar os da Volvo e demais concorrentes…
Eu admito que votei no bolsonaro achando que ele iria mudar alguma coisa, mas pelo visto, entra terno, sai terno, e os problemas pra nós, continuam sempre os mesmos…
Enquanto a mentalidade dessa classe desgraçada chamada politico não mudar, nosso pais sempre estará enterrada na mais profunda m…..

Reply
André 15/09/2019 - 06:51

Nosso país já poderia ter essa tecnologia a muito tempo más os corruptos MALDITO ,ficam travando a prosperidade que aqui mesmo Deus já deixou pra nós, muito revoltante isso

Reply
Janilson da Silva Santos 14/09/2019 - 23:43

O combustível do Brasil era pra ser a cana de açúcar mais limpo e que emprega milhares de pessoas

Reply
Enio Truyts 15/09/2019 - 08:16

Sim , só que o monopólio do petróleo , unido a uns governos corruptos ávidos por dinheiro , não deixaram deslanchar esse combustível produzido em larga escala por nós . Pra se ter ideia , nós EUA , eles obtém álcool do milho , era pra nós sermos potência em exportação de etanol . Mas isso não dá dinheiro a corruptos .

Reply
Reginaldo 14/09/2019 - 21:34

Se não temos postos a gaz para os veículos de porte pequeno onde vamos achar postos a GNV pra abastecer …..isso e o mesmo que passamos nas rodovias que não temos área de descanso mas pedagios temos a cada km

Reply
Enio Truyts 15/09/2019 - 08:13

Pra quê vc montaria um posto de abastecimento de plutônio se não tem carros movido a plutônio , ainda …. É a mesma coisa com o gás , assim que houver o crescimento do setor , investimentos serão realizado a fim de fazer com que todos os postos tenham sim , abastecimento de gás . Isso é fato !!

Reply
gerson rosa de Camargo 14/09/2019 - 20:08

vou fazer um financiamento

Reply
Roni Lamburguini 17/09/2019 - 00:58

Se for aqui no Brasil seu financiamento pais dos juros e taxas alticimas já está todo enrolado os bancos aqui vão cobrar 3 caminhão por um que você vai financiar

Reply

Escreva um comentário