Caminhoneiros do gelo são os mais bem pagos do mundo




Depois do sucesso da série Caminhoneiros do Gelo (Ice Road Truckers, do History Channel), muitas pessoas passaram a conhecer um pouco da rotina de milhares de caminhoneiros que enfrentam algumas das piores estradas do mundo, totalmente congeladas, para entregar cargas urgentes no norte do Canadá e no Alasca.

Esses caminhoneiros enfrentam situações de risco a todo momento na estrada. Se bem que onde eles rodam nem se pode chamar de estradas. A maioria dos caminhos é aberta sobre lagos, rios e pântanos, com uma grossa camada de gelo sobre eles. Esse gelo é muito resistente, e um caminhão rodando sobre o gelo pode ter até 45 toneladas de peso.

O problema é parar. A resistência do gelo cai drasticamente com o peso concentrado. O peso máximo suportado pelo gelo quando um caminhão para é de 27 toneladas. Sob o gelo estão milhões de litros de água. Qualquer falha aqui é fatal.

A dificuldade das estradas é apenas uma. O maior inimigo dos motoristas é o frio. Em alguns trechos a temperatura chega a menos de -50ºC. Isso sem vento. Se ventar, a sensação térmica chega fácil a -70ºC.

Sair do caminhão em uma situação dessas pode realmente matar. E o frio causa diversos problemas mecânicos nos veículos. Por isso é tão importante se manter rodando, dentro da cabine, até a chegada ao destino. Os caminhoneiros levam suprimentos, comida, água, remédios, telefone via satélite, e algumas peças extras para o caminhão. Não há locais de parada, postos de combustível ou oficinas no trajeto.

Ainda tem neve, pista extremamente escorregadia, fraturas no gelo e avalanches em alguns trechos. Então, quem enfrenta uma rodovia dessa tem que ser bem recompensado por colocar a própria vida em rico a todo momento.

Os caminhoneiros do gelo ganham até US$ 80.000 (R$ 330 mil) por uma temporada, que dura, no máximo, três meses. Quando a temporada termina, as estradas somem. Em geral, as temporadas começam em janeiro e terminam em março. Depois desse período, os caminhoneiro podem aproveitar o que ganharam ou trabalhar em outras empresas.

Apesar do salário atrativo, são poucas vagas oferecidas, pois são poucas empresas que oferecem esse tipo de serviço de transporte no extremo norte da América.

E as exigências não são poucas. Os caminhoneiros devem ter muitos anos de experiência, conhecimento nesse tipo de operação e uma indicação de alguém que já esteja trabalhando lá. Por isso, é praticamente impossível que um novato ou um estrangeiro consiga uma vaga para trabalhar ali.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL





Seu e-mail (obrigatório)






19 comentários em “Caminhoneiros do gelo são os mais bem pagos do mundo

  • 16/11/2019 em 13:26
    Permalink

    É muita conversa. Vcs acreditam em tudo que a tv conta. A realidade é bem diferente. Outra coisa, no Ice Road nos 4 anos que lá rodei nunca escutei falar de avalanches. E o salário de 80 mil dólares é só na tv mesmo. Continuo sendo o único brasileiro a fazer essa rota, a maior e mais complicada rota do gelo. O programa que vcs assistem hoje, é filmado em uma poça d’água congelada. Aquele povo foram expulsos da rota do ártico. Vamos nos basear na realidade e não na ficção.

    Resposta
  • 15/11/2019 em 16:59
    Permalink

    Se eu achasse uma oportunidade, eu iria com certeza!

    Resposta
  • 20/09/2019 em 11:51
    Permalink

    Gostaria de saber se tem alguma oportunidade de trabalho ai experiência aqui 30 anos de experiência em transporte rodoviário

    Resposta
  • 17/09/2019 em 07:18
    Permalink

    Para quem tem “DIESEL” nas veias,não existe local Perigoso;pois,sempre é uma aventura e um Risco após cada Curva a ser completada!!!
    Quem me dera ter uma Chance de poder Trabalhar num LUGAR INÓSPITO E MARAVILHOSO!!!
    ABRAÇOS!!!

    Resposta
    • 17/09/2019 em 07:28
      Permalink

      Um amigo meu que vive em Anchorage no Alaska é dono de uma Funerária. Ele também assessora e orienta camioneiros do mundo todo que queiram ir pra lá trabalhar…Condição: comprar dele o caixão, antecipadamente. O nome da empresa chama-se Alaskan Heritage Memorial Chapel e o telefone é +1 907-373-3840. O nome dele é John. Não é brincadeira. Podem ligar.

      Resposta
  • 17/09/2019 em 06:00
    Permalink

    Sobre ter os melhores salários da categoria, isso eu já sabia, pois não perdia uma temporada. Inclusive em 2016 um deles faleceu num acidente de avião, Darrel Ward, ele montou a própria companhia e chamou Lisa pra ser sócia dele, com a morte dele o filho assumiu o lugar do pai. E teve um episódio que o Mark, ex patrão de Lisa a chamou pra fazerem uma parceria, pois precisava transportar uma casa já toda montada.. série real, top……

    Resposta
  • 17/09/2019 em 04:18
    Permalink

    Tenho categoria E estou em Lisboa, precisando de uma oportunidade, quero trabalhar com carga internacional, tenho total disponibilidade ±351 961876279

    Resposta
  • 16/09/2019 em 23:06
    Permalink

    Vai começar de novo ….. o povo achando que é uma chamada pra caminhoneiros novos lá no Alasca …. Vai chover de nego colocando aqui o número do telefone , e mail , endereço da sogra, pelamordedeus …. É só uma reportagem!!

    Resposta
  • 16/09/2019 em 20:31
    Permalink

    Já participei de uma palestra sobre esse trabalho, na época era muito atrativo, mas vendo os perigos, não aconselho ninguém sem prática e sem conhecimento de neve, É MUITO PERIGOSO !!!

    Resposta
  • 16/09/2019 em 20:17
    Permalink

    Isso é trabalho pra kami kase. DEUS me livre.

    Resposta
    • 16/09/2019 em 21:15
      Permalink

      Kami kase nada,é só para os fortes, trabalho com guinchos pesados e aqui no Brasil o salário desta categoria pra mim é comparado a dinheiro de pinga;uma covardia. Se eu tivesse uma oportunidade iria pra lá e sem medo nenhum…

      Resposta
  • 16/09/2019 em 17:48
    Permalink

    E o documentário do Canal History não explicou que muitos morreram de hipotermia e doenças graves como pneumonia e trombose. Vários tiveram membros amputados depois de necrose devido ao congelamento. O camioneiro que ficar no prego num lugar desses estará morto em poucas horas se o socorro não for imediato. Quem fatura altíssimo nessas regiões do mundo são as empresas de guincho que são acionadas para remover caminhões e carretas acidentados ou rebocar os que ficarm no prego…Dinheiro algum compensa um trabalho doido desse…Isso não é aventura; é suicídio !!!

    Resposta
  • 16/09/2019 em 13:01
    Permalink

    Eu não iria nunca por dinheiro nenhum mas aqui tem caminhoneiro do gelo do fogo do buraco e por aí vai

    Resposta
  • 16/09/2019 em 12:13
    Permalink

    Os camihoeiros das pistas cheia de buracos e pedagio caro e falta de segurança e falta de apoio jurídico também deveria ser bem pagos também a mais não tem recursos para pagar propinas o Brasil é o país da propina e da corrupção no transportes

    Resposta
    • 16/09/2019 em 13:21
      Permalink

      Tem muita empresa boa para trabalhar no Brasil. O que não pode é ter mimimi para ser caminhoneiro.

      Resposta
  • 16/09/2019 em 12:01
    Permalink

    Eu gostaria de trabalhar pelo menos uma temporada lá. Gosto dessas aventuras.

    Resposta
    • 16/09/2019 em 21:09
      Permalink

      Trabalho com guinchos pesado, é não pensaria duas vezes em ir se eu tivesse uma oportunidade…Joao Gustavo.

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!