Grupos de caminhoneiros se mobilizam para paralisação referente à tabela de fretes

por Blog do Caminhoneiro

Algumas cidades do país estão registrando movimentações, ainda pequenas, de grupos de caminhoneiros, que pretendem iniciar uma nova paralisação. O movimento é pequeno, sem liderança centralizada e não é apoiado por todos os caminhoneiros, como na greve que ocorreu em maio do ano passado.

De acordo com vídeos publicados nas redes sociais, os caminhoneiros pedem o julgamento da constitucionalidade do Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que foi suspenso pelo STF na última semana e também a obrigatoriedade do uso do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT), para todos os fretes.

Foram registradas aglomerações de caminhoneiros nas cidades de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, e Ponta Grossa, no Paraná.

Nas redes sociais, os caminhoneiros se mostram bastante divididos quanto à uma nova paralisação. Boa parte dos caminhoneiros espera que o governo solucione o impasse da Tabela de Fretes, que segue sendo negociada entre representantes dos caminhoneiros, embarcadores e o Ministério da Infraestrutura, mediador das negociações.

A maior reclamação dos caminhoneiros favoráveis à paralisação é o não cumprimento da tabela de fretes. Caso o julgamento da contitucionalidade da Lei 13.703/2018, que estabelece a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, considerasse a tabela constitucional, o pagamento de acordo com o estipulado seria obrigatório para todas as operações de transporte.

Mas o mesmo julgamento pode derrubar a validade da Tabela dos Fretes, se ela for considerada inconstitucional. Nesse caso, voltaria a valer a lei da oferta e procura e a livre negociação entre embarcadores e caminhoneiros.

O julgamento foi suspenso no STF por um pedido da Advocacia Geral da União (AGU), que pediu um prazo maior, até que a negociação a respeito da tabela no Ministério da Infraestrutura seja finalizada.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

38 comentários
0

Artigos relacionados

38 comentários

Robson , 05/09/2019 - 21:25

Boa noite companheiros eu acredito que o melhor é a tabela como alguns companheiros comentou estamos passando por um momento de dificuldade tem outras classes também na situação acho que devemos dar mas tempo pro governo se ajustar.

Reply
Tudo ilusão 05/09/2019 - 11:40

Blá blá blá blá a única solução é por o exército no comando e preder toda essa corja de vagabundo ai sim vai ter uma mudança caso contrário não vai adiantar greve nem nada quem está no comando os governantes so vem os lado deles até esse tal de bolsonario ja ta contaminado pela podridão

Reply
Luis inacio da silva 05/09/2019 - 11:35

kkkkkk as bolsonetes que colocaram faixas nos caminhoes…. tudo arrependida agora… KKKKKKKKKKKK

Reply
Andre damascenno 05/09/2019 - 11:33

dae motoristada que meteu faixas nos caminhões e cravou um 17 na urna, tudo bem com voces ??? KKKK
TROUCHAS, MARIONETES DO BOLSONARO ! kkkkkkkkkkk

Reply
José Cícero Bezerra 05/09/2019 - 10:20

Sou motorista há 42 anos sempre fomos feitos de otários e troxas e com os comentários destes troxas estamos na merda tantos os autônomos e empregados com o salário de bosta são feitos de escravos com muitas responsabilidades nas Costas e pouco dinheiro no bolso vamos acordar seus otários

Reply
Luis inacio da silva 05/09/2019 - 11:36

foram feitos de otários nas ultimas eleições… KKKKKKKKK

Reply
Nascimento 05/09/2019 - 08:11

Bom dia
Sou camioneiro e na minha opinião tabela de frete é coisa do próprio governo para ter o controle de quanto se paga por qualquer frete a fim de arrecadar mais….
A lei da oferta e procura sempre foi e sempre será muito melhor pra classe autônoma..,.afinal só carrega frete barato quem aceita !
Muitos dizem como vou pagar minhas dividas se não trabalhar mesmo que seja pouco?
Resposta —- se a classe fosse unida não teria ninguém que carregasse um frete num valor muito baixo…se tem frete baixo é a classe que se estraga.
Governo não tem nada que ver com o que vamos cobrar , ACORDA PARCEIROS!!

Vamos cobrar paradas descendes…
Vamos cobrar pedágio de um eixo afinal não estamos brincando de passear….
Vamos cobrar menos imposto para as empresas que contratam direto sem intermediário um transportador autônomo….
Vamos cobrar fim de IPVA pra caminhão,táxi paga IPVA?

Vamos cobrar uma flexibilização maior na CNH.. afinal se andamos fora da linha perdemos a licença, e quem anda em buraco,roubo , dificuldade por más gestão não perdem nada…?
De lá pra cá muito se cobra,daqui pra lá temos que cobrar o que realmente vai fazer a diferença!!!!

Reply
Mauro Oliveira 05/09/2019 - 11:17

????? finalmente alguém que usa as palavras pra falar alguma coisa com conteúdo… Parabéns…

Reply
João Carlos Ros Martinez 05/09/2019 - 00:03

Bom dia povo motorista essa tabela já virou piada na boca dos políticos tem que para msm

Reply
Jose Alberto Pinto Silva 04/09/2019 - 20:54

O governo devia ter vergonha,de vim oferecer 30,000 aos proprietários, o coitados acreditaram, e se calaram, todos felizes.!!!

Reply
Luis inacio da silva 05/09/2019 - 11:37

Motorista tudo bolsominion… tem que se las–car mesmo

Reply
Rogério 04/09/2019 - 19:50

O Brasil não tem que parar pelo frete.. nem por combustivel, pois quem sai no lucro e só as transportadora que passa o frete do jeito que eles querem.. o caminhoneiro só tem que parar pra melhorar o salário, pois nos paramos e não temos salário!

Reply
Eduardo pio 04/09/2019 - 19:34

Eu apoio estes guerreiros que não tem nenhum apoio dos governantes.

Reply
Weslei 04/09/2019 - 18:21

Antes achava que a tabela seria a solução pro autônomo, agora tenho certeza que a tabela é a garantia que as transportadoras tem para pagar as dezenas de carros novos.

Reply
Adilson 04/09/2019 - 17:15

Imfelismente somos maionetes deste governo e dos grandes por tras disso tudo sou a favor de parar greve va to cansado de trabalhar de graca acho que agora temos de dar um basta e pesso a todos vamos lutar por nossos dereitos

Reply
William 04/09/2019 - 15:31

O governo tem que ser mais sério com o caminhoneiro autônomo.
Pois carregamos o progresso nas costas.
Quem trabalha é o caminhoneiro mas quem fica com o lucro é as transportadoras.
Tem que ter um preço fixo por km rodado.
Ter mais empréstimo para renovação da frota.
O autônomo não tem,mas as transportadoras tem tudo nas mãos mas quem realmente trabalha nada tem .
Greve geral eu concordo.
Não só pela tabela do frete mas também para exigir a retirada de todos do STF.
Vamos estrangular o governo.

Reply
Wellinson Teixeira 04/09/2019 - 16:33

Muito bem dito, irmão! É assim que tem que ser feito.

Reply
Marco Antônio 04/09/2019 - 19:03

A greve só benefícia as transportadoras. Depois da última greve se vc observa, as transportadoras estão enchendo seu pátios de caminhões. Se a tabela de frete for aprovada os autônomos vão quebrar. Ou a gente e tão inocente em acredita que as transportadoras vão pagar o frete da tabela de ida e volta pra gente. Eles vão colocar os caminhões deles. E claro. Por isso estão comprando mais e mais caminhões. Eles estão contando com a tabela de frete. Pra ficarem mais ricos

Reply
SérgioGonçalves 04/09/2019 - 15:24

Boa tarde
O brasileiro ja esta acostumados a viver de migalhar que os governantes nos da .
Nossa classe de caminhoneiros/as , não são unidos, sem esta união o governo deita e rola em cima de nossa classe tenho orgulho de minha profissão nas não acredito neste presidente que esta comandando o país

Reply
César filho 04/09/2019 - 15:22

Viva o mito.

Reply
Fábio Alexandre 04/09/2019 - 15:19

E digo mais ainda, p ser caminhoneiros vc tinha q passar por um curso ou comprovar experiência, p saber o custo de um caminhão rodando, p que qualquer um que perca o emprego n saia comprando caminhão sem saber como funciona a coisa e depois saia por aí trabalhando de graça p poder pagar a burrada q ele fez de comprar um caminhão sem saber nada da profissão.

Reply
Fábio Alexandre 04/09/2019 - 15:05

Sou dono de caminhão TB, mas acho q essas greves não adiantam em nada. Quer receber um valor justo pelo serviço q vc presta e simples; e só os caminhoneiros se unirem formar um sindicato, associação, cooperativa, da o nome que vc quiser e todos n carregam por menos q um valor pre estabelecido, cria maneiras de isso ser cumprido e quem descumprir e advertido ou expulso do grupo, como vários outros profissionais liberais fazem; ex os advogados.
Do governo a gnt só tem q pedir p existir um documento que seja obrigatório ter p carregar, como o número do PIS, aí em cima desse documento se faz o controle. Enquanto a gnt deixar os outros colocarem preço no nosso serviço vai ser isso aí q vcs estão vendo, pq, pq os empresários tem mais dinheiro e mais força q nos e sempre vão ganhar; quando vc contrata um pedreiro p sua cs vc fala p ele vou pagar x no seu serviço, não ele é quem fala p vc quanto que vai custar, o msm acontece com o mecânico, borracheiro, loja de peças, posto de gasolina e tudo mais, só a gnt é que os outros colocam preço no nosso serviço.
Como eu disse antes o problema é fácil de resolver é só nos unirmos !

Reply
Cassio antonio 04/09/2019 - 15:19

Oh meu querido nem li teu texto todo em que planeta tu viu motorista se unir.

Reply
Fábio Alexandre 04/09/2019 - 15:21

Por muitos pensarem assim é q estamos nessa situação, p que mudar né, deixa como está q tá melhor ?

Reply
Marlene 04/09/2019 - 16:43

Concordo plenamente com o Fabio Alexandre. Esta na hora do caminhoneiro colocar preço no seu serviço e não deixar que órgãos que não sabem as dificuldades que o caminhoneiro enfrentar colocar preço. A classe deveria ser mais unida. Temos que deixar o governo limpar o rabo com a tabela de frete. Se todos se unirem e fazer a própria tabela não precisaremos mais de ninguém dando preço no nosso serviço. Acho que os caminhoneiros tem que se unir mais, fazer a sua própria tabela e não carregar pra ninguém por menos do que o estabelecido pela categoria.. Ai eu quero ver quem vai carregar esse país nas costas a troca de tanta humilhação.

Reply
RENATO LUIZ DA FONSECA 04/09/2019 - 19:13

Votem na próxima no João Doria ele é bom pra voceis kkkkkkk

Reply
Welton Sampaio 04/09/2019 - 19:59

Este governo só dá atenção as grandes empresas, o profissional autônomo está perdendo tempo, tem que se unir e fazer uma cooperativa pra bater de frente com as grandes empresas!

Reply
arlindo nunes filho 05/09/2019 - 08:57

Amigo vc está enganado em um ponto , o produtor rural , que produz grande parte do que vcs transportam , também vendem seus produtos pelo preço que os compradores oferecem . O produtor não coloca preço em nada .

Reply
Arnaldo 04/09/2019 - 14:32

Essa minoria está sendo influenciados por aqueles que querem quebrar o governo,se está ruim com este governo que ainda está tentando uma solução, imaginem se conseguirem o que querem?

Reply
Luis 04/09/2019 - 18:01

A única solução é ter uma fiscalização rígido nos postos de gasolina e transportadoras, aí vcs vão ver nossa classe ter valor, todo mundo sabe que posto é…. Transportadora…

Reply
Wendel Cerutti 04/09/2019 - 14:21

pelo jeito não aprenderam nada com a greve anterior , pois só ajudou as empresas a matarem os autonomos . vejam só quantas empresas estão comprando frotas próprias .

Reply
Geiza Souto 04/09/2019 - 13:44

Sou caminhoneira, apoie e participei da maior paralisação que teve até hoje.
Fiquei 11 dias na estrada.
Foi muito orgulho para todos que participaram, mas hoje não adianta querer nos parar, o país está passando por sério problema deixado pelos antigos governantes.
Muitas empresas fechou, outras pouco vende e nos nos estamos passando pelo maior golpe dado nos cofres públicos.
Todos estamos sofrendo, mais não iremos parar pq o governo está conosco e nós iremos logo vê dias melhores. O governo está fazendo sua parte e vamos aguardar o tempo para novas decisões.
Deixem o governo trabalhar e nós iremos trabalhando como dá. Lógico que não irei desvalorizar meu trabalho. Boa sorte Presidente estamos aqui de olho e na torcida pelo nosso país.

Reply
ricardo 04/09/2019 - 16:17

o governo está conosco como ? o que foi que bolsonaro fez de bom pra nós até hoje? nada.
votei nele mas a verdade é que ele nada fez.

Reply
Kleber N O Franca 04/09/2019 - 23:08

bolsominia fdp analfabeta politica.

Reply
JOAO MIGUEL SAUKA 04/09/2019 - 12:21

Sou caminhoneiro e claro que eu quero receber mais pelo meu trabalho, só que tem um detalhe. Cadê as cargas? Todos estão vendo que o país está passando por dificuldades, a população também sofre com o desemprego ninguém está comprando , o comércio não vende, as pessoas só estão consumindo o necessário a alimentação. A China com problemas com as taxas impostas pelos EUA, enfim só não vê quem não quer. Nunca nós caminhoneiros autônomos fomos tão bem atentidos e ouvidos pelo governo ,como estamos sendo por esse . Acho que temos que aguardar mais tempo deixar o governo trabalhar e acreditarmos em Deus que tudo vai dar certo.

Reply
Jonathas 04/09/2019 - 13:33

Finalmente alguém com visão além do próprio nariz. Tabela de fretes, é tiro no pé. Tanto é que as maiores empresas estão montando suas próprias frotas, para fugir da tabela do frete. Se já existem poucas cargas, agora é que elas vão diminuir mesmo, pois as maiores empresas, vão ficar com as melhores cargas, e o autônomo com seu caminhão mais velhinho, vai ficar com as sobras, isso se houver sobras. Se alguém dúvida disso, verifiquem a alta de vendas de caminhões novos, e quem os comprou. Em resumo: Com a tabela de fretes, as empresas que são grandes, vão crescer ainda mais, e os pequenos autônomos vão sumir, infelizmente.

Reply
Roberioramosdoamaral57 04/09/2019 - 15:45

Robério Ramos do Amaral
Rio de Janeiro amigos camioneiros essas pessos que estão fazendo essas badernas , estão nos usanos para atingir o governo.
Na verdade não são camioneiros.

Reply
Gilberto 05/09/2019 - 05:22

Verdade eu também enxergo isso

Reply

Escreva um comentário