PRF deflagra Operação Carga Perigosa na BR-101 no Rio de Janeiro

por Blog do Caminhoneiro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a ‘Operação Carga Perigosa’ na BR-101 Norte, na noite de terça-feira (10). O objetivo foi reforçar a fiscalização do transporte de chapas de granito e contêineres. A operação foi realizada devido ao intenso tráfego destas cargas e potenciais risco de acidentes.

Durante a operação, foram constatadas diversas irregularidades nos veículos fiscalizados. Um deles transportava contêiner de 20 pés e peso de aproximadamente seis toneladas, que estava preso por apenas dois dispositivos de fixação, enquanto que as resoluções 354 e 564 do Contran determinam que o transporte, dentro das regras de segurança viária, sejam presos por quatro dispositivos de fixação junto à estrutura do veículo.

Em outra fiscalização, foi abordado um veículo transportando chapas de granito, apoiadas no cavalete, faltando cintas para amarração e com os cavaletes soltos, apenas apoiados sobre a carroceria. A legislação determina que estejam presos junto à estrutura do veículo, através de grampos com especificações estabelecidas tecnicamente.

Diante destes fatos, considerados como grave risco de exposição a perigo de morte usuários da rodovia, os veículos foram recolhidos ao pátio para os ajustes necessários e os condutores enquadrados na conduta de “Dirigir veículo na via pública pondo em perigo a segurança alheia”, tipificado no art. 34 da Lei de Contravenções Penais.

Ao todo foram fiscalizados 16 veículos, 19 pessoas, lavrados 35 autos de infração, três caminhões foram removidos para o pátio Rodando Legal de Tanguá e seis documentos de veículos foram recolhidos, bem como lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência e encaminhados para o Juizado Especial Criminal (JECRIM) de Rio Bonito.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário