Empresa lança tecnologia para aumentar segurança de motoristas nas estradas




A segurança nas estradas é uma preocupação cada vez maior para transportadoras e embarcadoras. Somente em 2018, o Brasil registrou 5.269 mortes em rodovias federais, o que equivale a 14 mortes por dia, de acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Ainda no ano passado, foram registrados 69.206 acidentes; 77% deles com vítimas. Segundo os dados da CNT, o tipo de acidente mais comum é a colisão (60%); depois, vem a saída de pista (14,9%) e capotamento e tombamento (11,3%). Sobre as causas de morte, a colisão ainda é a principal, com 61,3%, seguida do atropelamento, com 18,3%.

Dessa forma, empresas de tecnologia buscam soluções para diminuir esses números. Entre elas está a MiX Telematics, que acaba de lançar equipamentos de gestão de frotas, cujo objetivo é aumentar a segurança de motoristas, além de preservar meio ambiente e reduzir o consumo de combustíveis.

Câmeras

Entre eles está o MiX Vision, que são câmeras instaladas nas cabines e nas laterais dos veículos, que se integram à plataforma MiX Fleet Manager e computadores de bordo. Ao instalar o equipamento em caminhões, o gestor programa os eventos que precisam ser monitorados, como freadas bruscas, distrações, direção perigosa, entre outros.

Quando acontece algum evento, o MiX Vision envia um vídeo para segundos antes e depois, assim o gestor consegue acessar os vídeos e entender o que aconteceu. A solução atende a diversos clientes no Brasil e tem reduzido drasticamente o risco de acidentes.

Uma freada brusca, por exemplo, pode ser interpretada de várias formas. Esse tipo de evento pode acontecer por causa de um veículo que entrou na frente do caminhão sem dar o sinal ou então pelo fato de um pedestre atravessar fora da faixa; acontece até mesmo se o motorista se distrair e passar em uma lombada.

Outra tecnologia desenvolvida pela MiX Telematics é o Rovi Mini, que é utilizado para dar retorno ao motorista sobre como está dirigindo. Durante a condução, ele emite alarmes de manutenção em tempo real, em forma de mensagens de voz e imagens para passar as mensagens necessárias ao condutor, o que garante mais segurança e eficiência.





Deixe sua opinião sobre o assunto!