Novo Actros é apresentado com câmeras no lugar dos retrovisores na Fenatran




O mais novo lançamento entre os extra-pesados recebeu ainda mais tecnologia para ser exposto na Fenatran. O Mercedes-Benz Actros recebeu MirrorCams no lugar dos tradicionais espelhos retrovisores. O modelo começa a ser produzido em 2020.

A tecnologia substitui os espelhos retrovisores, responsáveis por cerca de 2% do consumo do combustível para vencer o arrasto aerodinâmico, por duas pequenas hastes nas laterais superiores e duas telas na parte interna da cabine. Nessas hastes estão duas câmeras de alta resolução, que enviam as imagens, com grande campo de visão, para dentro da cabine.

“O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o Novo Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com o MirrorCam, estamos dando a opção para o cliente trocar os retrovisores externos convencionais e introduzir um sistema digital com câmeras em seu caminhão. Somos o primeiro fabricante de caminhões a oferecer essa opção na América Latina. Assim, estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo”.

“Essa tecnologia irá oferecer uma visibilidade muito melhor da área ao redor do caminhão e do implemento, trazendo ainda mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “E mais, o MirrorCam irá reduzir o consumo de combustível, graças aos ganhos aerodinâmicos das pequenas câmeras externas. Estamos, portanto, fazendo história na evolução do caminhão e dando um novo sentido ao termo Transporte Responsável, que é o de pensar na segurança, no conforto e na economia de combustível, que como consequência, tem impacto positivo no meio ambiente para todo o segmento do transporte”.

Além de ser usado como retrovisor, o sistema permite a vigilância do caminhão. Mesmo à noite, com o caminhão desligado, o caminhoneiro pode ativar as câmeras para visualizar o entorno do caminhão, sem abrir as cortinas.

As câmeras de alta resolução permitem que o caminhoneiro tenha visão completa da área traseira e lateral do caminhão, mesmo à noite, e em distâncias de até 250 metros do veículo.

Assim como um retrovisor tradicional, as MirrorCams permitem o ajuste de posição do campo de visão, e também tem uma função de vista para manobras, que movimenta as câmeras quando o caminhão está em marcha-à-ré, permitindo a visualização total do implemento e do eixo do cavalo-mecânico.

Para não atrapalharem o motorista, as duas telas mudam a intensidade de seu brilho automaticamente, conforme a luminosidade do ambiente.






2 comentários em “Novo Actros é apresentado com câmeras no lugar dos retrovisores na Fenatran

  • 19/10/2019 em 11:48
    Permalink

    Nova geração parece estar mais robusta e elegante. Deve ” brigar ” bem de perto com Volvo e Scania. Quanto aos retrovisores que foram substituídos pelas câmeras, é uma inovação considerável, que coloca a Mercedes, de forma neófita, em vantagem no aspecto

    Resposta
  • 16/10/2019 em 08:13
    Permalink

    Bom acho que esse tipo de modelo nós caminhões não deveria pegar devido são os retrovisores que dá o charme no caminhão e se der uma pane na câmera do retrovisor como vc vai dirigir o bruto

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!