CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Vale a pena contratar um motorista sem experiência?

Caminhão novo, 6×4, 540 cavalos de potência, cabine altamente confortável. Bitrem novo, bonito, robusto. Máquina pronta para o tapetão preto. O valor de um conjunto assim? Chega fácil aos R$ 750 mil!

E quem vai dirigir esse patrimônio?

A resposta quase unanime para esse dúvida é um motorista experiente. Mas será mesmo que vale a pena ignorar os iniciantes na profissão?

Obter a carteira de motorista profissional é o primeiro passo de muitos jovens, para uma caminhada que não sai do lugar. A reclamação sempre chega ao Blog do Caminhoneiro: As transportadoras não dão oportunidades para os novatos.

Porém, a contratação e capacitação de um caminhoneiro sem experiência pode ser um excelente negócio para a empresa. O investimento em um profissional assim é mais alto, mas o retorno vem em médio prazo.

RECOMENDADO  Exame toxicológico: caminhoneiros que não regularizarem a situação receberão multa em casa

O aprendiz, se for dedicado à aprender, vai conseguir obter um rendimento melhor do caminhão, realizando o transporte com menor consumo de combustível, menor desgaste de componentes e mais segurança. Esse resultado também pode ser obtido por um motorista com experiência, mas existe um porém.

Alguns profissionais mais experientes, mesmo estando há anos a bordo de um caminhão, não conseguem extrair o máximo de performance do veículo, principalmente se o salto entre um caminhão mais antigo e um novo for abrupto.

Um novato, que comece a conhecer e ser treinado em um caminhão com tecnologia de ponta, vai saber usar toda essa tecnologia oferecida pelo veículo, e, por já ter sido treinado uma vez, ficará disponível para ter os conhecimentos aperfeiçoados.

Além disso, a empresa insere sua própria política de trabalho e valores ao profissional, que terá mais facilidade para ser uma vitrine da empresa na estrada.

RECOMENDADO  Confins Transportes tem vagas para novos motoristas carreteiros

Programas de treinamento para iniciantes na profissão de caminhoneiros são fornecidos por algumas empresas de transporte, que investem nesses novatos sem experiência e contratam os que mais se destacam no treinamento.

Mas a contratação não depende só da empresa. O recém-habilitado deve se aperfeiçoar por conta própria, fazendo cursos, como MOPP, Cargas Indivisíveis e outros, obtendo o EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, e indo atrás de empresas para tentar uma oportunidade.

Além disso, o novato precisa ser profissional, esquecer modismos e rótulos, e ser atento e pró-ativo para receber e usar os conhecimentos adquiridos no treinamento.

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

24 thoughts on “Vale a pena contratar um motorista sem experiência?

  • Iraquitan Venancio silva Venancio

    tenho 51 anos nunca tive uma oportunidade e agora com essa idade que lascou

  • Venho registrar aqui a minha opinião a respeito da falta de motorista, que um dos fatores é o salário não é atraente, 2.100 reais, ganha menos que um operador de empilhadeira, que não gasta tanto pra fazer o curso, outro fator é as transportadora não se importar com a saúde do motorista e também não respeitar a convivência do motorista com sua família.

  • Luiz Carlos Teixeira

    E muito fácil iguinorar a experiência nessa hora quero ver quando um de vcs tiverem que fazer uma cirurgia importante c vcs não vão procurar o mais experientes dos médicos.

  • Algumas empresas possuem projetos de treinamento e capacitação de profissionais de determinadas áreas sem experiência, pois optam por introduzir ao contratado os métodos, conceitos e valores da instituição.
    No caso do motorista profissional, existem empresas que empregam essa mentalidade, todavia em um número ainda pequeno, já que algumas preferem outras metodologias
    de contratação para determinados tipos de transportes (que podem exigir ou não experiência) de diferentes contextos. Há também aquelas que não possuem estrutura e adequação suficiente para tal plano.
    Acredito que é imprescindível para qualquer negócio o treinamento e a frequênte capacitação de pessoal. Assim sendo, penso que contratação de um motorista sem experiência pode, além de incrementar ao novo profissional uma dose de confiança e credibilidade, contribuir para a implantação de uma idéia e um planejamento a médio e longo prazo dentro da instituição.

  • Infelizmente ele não contrata sim como TD isso esse Brasil que agente tem ele não dão oportunidade pra quem tá chegando sim vc não tiver algum amigo na profissão fica ainda mais difícil de entrar pra dá força sim vc tbm não tiver nenhum q vc trabalhou de caminhão truck ou toco ou q seja fica ainda mais complicado entra pra carreta

  • Muito bom tenho interesse
    73 998170275 Leandro

  • Antonio Agnaldo Lacerda

    Boa noite que adianta as empresas treinarem o motorista novato se nao oferecen um salario digno

  • Concordo plenamente, que as empresas deveriam, dar oportunidade a quem não tem experiência, pois assim eles conseguem lapidar, e extrair o máximo de um profissional. Hoje com os recursos que o caminhão tem, muitos ” experientes” não se adaptam as estas tecnologias. A fazer uma simples leitura no computador de bordo, identificar uma falha no sistema, através de um código. O empresário também tem que pensar que um novato de habilitação, vai se policiar muito mais pois ele não vai descer uma serra pela esquerda, correndo riscos de autuação, de acidentes, entre outras punições que venham prejudicar o seu profissionalismo. Pois se perder a habilitação, ou conter pontos, ficará mais difícil de conseguir outro emprego. Não é descartar os experientes, mas sim dar oportunidade, para formar outros profissionais experientes.

  • Daniel Fernandes

    Se o empresário está preocupado com o valor do caminhão, porque ele mesmo não vai pra estrada, não precisa contratar uma pessoa pra dirigir.

  • Daniel Fernandes

    Tenho categoria E Mopp cargas indivisíveis averbada na CNH EAR, e não adiantou de nada, experiência em carteira como motorista de caminhão truck, e ninguém da 6, todos só querem com experiência em carteira, mas pra isso as empresas precisam da oportunidade para que o profissional consiga experiência, se minha carteira tivesse experiência eu ficava em casa e ela ia trabalhar, mas quem adquire experiência e a pessoa a carteira só serve para registra que o profissional trabalhou em determinada função e em uma determinada empresa.

  • Marcelo Jose da silva

    Na verdade,oque acontece hoje, é que as empresas,elas misturam experiência com registro em carteira, um exemplo sou eu, trabalho a um bom tempo com carreta,mas nunca tive registro de carreteiro, mas isso não faz de mim,um motorista sem experiência,eu só não tenho registrado isso,por que quando vou a uma empresa,q esta contratando,eu chego la l eles perguntam si eu tenho experiência,ai eu falo que sim ,mas quando eles pegam a minha carteira de trabalho e ve que não tenho registro,ai eles falam q não sirvo para a vaga,entederam, todas as vezes isso acontece,trabalhei sem registro foi por necessidade,e hoje pago caro por isso,ok

  • Infelizmente não é bem assim.
    Algumas semanas atraz, estava sendo encaminhado para uma entrevista de emprego em uma empresa de transportes, por meio de uma empresa de recrutamento.
    Chegando lá, fiz a dita entrevista e a resposta que escutei foi, que não posso pegar uma carreta por não ter experiencia.
    Então, tentei argumentar que sem oportunidade, não teria chance de adquirir a tal experiencia, mas não teve jeito.
    Sou habilitado, tenho 05 anos de estrada, tenho experiencia com caminhão toco, e gostaria de dirigir um truck, para começar, pois carreta é dificil de alguem dar assim de mão beijada.
    O gerente da empresa poderia ter colocado um motorista de um dos caminhões que ele tem, para uma das 03 carretas que estão criando mofo no patio dele, e eu poderia pegar um truck para aprender e enfim, ganhar experiencia.
    Eu acho que as empresas tem é medo de treinar um motorista sem experiencia.
    Tudo bem que um patrimonio de quase R$ 750 mil, mais a carga não pode ser usado por alguem que não tem noção nenhuma mas, com treinamento adequado, e um pouco de boa vontade por parte das empresas, os dois lados ficariam felizes: os motoristas iniciantes por terem um emprego, (mesmo que ganhando um salario que pode ser incompativel algumas vezes), e as empresas, que teriam as vagas abertas preenchidas por pessoas selecionadas e treinadas de acordo com os padrões que a empresa exige.

  • Jorge Luiz de sousa

    Parabéns pela iniciativa, tá correto tem mais e que formar esses jovens sim, dar curso treinamento, para que eles comece aprender da forma certa.ja tem mais de duas década que trabalho com carreta, e tenho que me atualizar o tempo todo pois não tive a oportunidade que esses jovens têm hoje em dia.Tive que aprender na bruta mesmo, na época oque importava era horário e faturamento.

  • José fortunato Moreschi

    Com ese salário dê fome não paga nem habilitação ganha mais cata papel doque motorista todos os motorista quê conheço tão tudo podre mal informado desdentado pé rachado barigudo não tem nem aonde morra

  • Fora que vc consegue “montar” um profissional do jeito q vc acha correto, visto q quem esta ensinado e vc msm

  • gerson rosa de Camargo

    sim é ele cumpre as nossas da transportadora e também trânsito o testo a vida passa

  • nervil cesar moreira

    vale a pena sim treinar os jovens , que qrem ser motorista carreteiro , mas vale muito a pena recolocar no mercado de trabvalho nós que estamos quase chegando aos 65 de idade , quando gozamos de bôa saùde e disposiçâo para trabalhar ok

  • Etterigio faglioni

    Blz mas aonde tem esses motorista que querem trabalhar hoje se as empresas estão escravizando os mesmo tá e faltando e bastante motorista e muito mesmo quero ver mais daqui uns anos oque vai ser do transporte

  • Vale à pena sim. Ninguém nasce sabendo e o aprendizado faz parte da vida. A oportunidade real para o sucesso está dentro da pessoa que tem seu esforço reconhecido e recebe a chance de se tornar experiente e competente. Ninguém é tão bom que não possa ficar desempregado, ou tão ruim que não possa ter boas oportunidades. Se eu fosse empresário não pensaria duas vezes em contratar motoristas sem experiência. Não há capacidade e competência sem oportunidade.

    • Na verdade as grandes empresas compra tudo pelo BNDES
      Tanto faz se o cara é ou não
      Coloca ele na escola faz um treinamento
      E pronto

  • Olá. Na verdade não é fácil obter uma vaga de motorista carreteiro sem experiência mais não é impossível . Eu fiz escolinha numa determinada empresa e fui para o trecho com um motorista experiente por mais de 30 dias . Na vdd estrada é pra quem realmente gosta .pois os desafios são imensos desde a saudade da família até ficar por longos dias fora de casa e nem sempre o salário é compatível com o merecimento. Mais graças a Deus já faz quase 6 anos que atuo na área e na mesma empresa e só tenho a agradecer e dizer aos amigos que não desista de seus sonhos . Sou muito feliz e hj tenho até experiência em 9 eixos. Então muita dedicação que vcs vão vencer um forte abraço a tds e ao blog do caminhoneiro

    • Um dos problemas mais comum é que dificilmente um empresário dá o tempo necessário para o preparo teórico e prático de um principiante; querem resultado a toque de caixa e isso faz com que os novatos tenham que ir pra estrada com um bitrem sem a experiência necessária, expondo eles e os outros a riscos que muitas vezes tiram vidas inocentes. O caminhão e a carga tem seguro mas a vida não se repõe.

  • Para um iniciante se não tiver um padrinho em qualquer empresa fica difícil, tenho habilitação categoria E cursos moop, condução segura e econômica, nação de segurança para caninhoneiro, instrutor de prática veicular credenciado no detran, transporte coletivo, emergência, escolar, concursado a dezesseis anos em cargo público como motorista, mas não tenho experiência em carteira sempre viajando para as principais capitais e as empresas não permite fazer nem um teste sem levar em conta o valor que fica para manter tudo isto atualizado

  • Claro que vale a pena contratar sem experiência, em primeiro lugar a empresa faz o seguro do CAMINHAO e depois estes motoristas trabalham quase de graça, extrapolam horários, leis, etc, enquanto isso o profissional veterano se lasca com salário ruim, quer dizer salário não porcentagem, pq esse é a nova forma de pagamento pra categoria, ou seja, pra empresa e uma mão na roda ter essa oportunidade. Cada dia que passa essa promissão se desvaloriza mais e mais, mão de obra barata, falta de reconhecimento, humilhação, para o autônomo um diesel caro, manutenção precária e ainda tem doido querendo ser caminhoneiro, vão estudar molecada que o futuro será melhor.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading