ZF destacou sistemas de tração elétrica e transmissões na Fenatran

A ZF participou da Fenatran com foco na eletrificação dos transportes, apresentando o eixo AxTrax AVE, um eixo de tração elétrica modular, que pode ser usado com baterias, células de combustíveis ou tração híbrida, com motor diesel combinado com a solução elétrica.

Esse eixo já vem sendo usado com sucesso, principalmente em ônibus, na Europa, e outros mercados, como Estados Unidos, China e Mercosul tem estudos em curso para sua utilização.

O AxTrax AVE tem capacidade de tração de até 13 toneladas, sendo indicado para ônibus e caminhões, até modelos semi-pesados.

ZF TraXon

A robusta transmissão ZF TraXon chega ao Brasil, em versões de 12 e 16 marchas, e tem compatibilidade com motores que tenham torque de até 3.400 Nm. A relação de marchas é otimizada, e o grau de eficácia chega a 99,7%.

Esse câmbio conta ainda com a nova unidade de software da ZF, que abrange otimização da troca de marchas, condução preditiva PreVision GPS e as funções de ponto morto e balanço.

Essa transmissão já será usada por caminhões nacionais. Pelo menos duas montadoras utilizarão o câmbio TraXon em seus modelos em breve. A ZF não divulgou o nome da montadoras, modelos de veículo nem aplicação.

Siga o Blog do Caminhoneiro nas redes sociais

Deixe um comentário!

Conheça as miniaturas incríveis feitas por Rodrigo Krause Iveco Glider – O conceito da Iveco para a IAA de 2010 Conheça o caminhão mais rápido do mundo, que pode passar de 600 km/h Scania Frostfire está finalmente pronto Oportunidades de emprego para caminhoneiros em todo o Brasil