O sol que ajuda a economizar combustível

por Blog do Caminhoneiro

Hoje, uma das maiores corridas das transportadoras é pela redução do consumo de combustível dos caminhões. As montadoras tem trabalho forte nesse sentido, mudando a injeção de combustível, aerodinâmica, peso dos veículos e etc.

Porém, algumas ideias simples e revolucionárias tem sido apresentadas por pequenas empresas de várias partes do mundo. Uma dessas empresas é a startup IM Efficiency, da Holanda, que tem usado o sol para reduzir o consumo e emissões de poluentes.

A empresa desenvolveu o sistema SolarOnTop, uma série de placas solares instaladas sobre o teto do baú de caminhões, que converte a luz solar em energia elétrica, alimentando as baterias do veículo. O ganho maior em consumo está na eliminação do alternador do motor.

O alternador, assim como outros sistemas que rodam junto com o motor roubam alguma quantidade de energia produzida pela queima do diesel para funcionarem. Eliminando esses periféricos, toda a energia do motor vai para as rodas do caminhão, que consequentemente gasta menos combustível para operar.

De acordo com a IM Efficiency, o sistema desenvolvido por eles pode reduzir o consumo de diesel em 2.300 litros por ano para caminhões rodoviários. Isso dá uma economia média de 5,5%. Com essa redução de consumo, 6 toneladas de CO2 também deixam de ser emitidas pelos veículos.

Se toda a frota de caminhões da Holanda passasse a usar o sistema, seriam 860.000 toneladas a menos de CO2 lançados na atmosfera anualmente. A frota holandesa está na casa dos 145 mil caminhões.

Além de alimentar a bateria do caminhão, o sistema pode ser usado para fazer o sistema de refrigeração do implemento funcionar, sem necessidade de um motor diesel para isso.

O caminhoneiro vai continuar podendo aproveitar a energia do veículo, armazenada nas baterias do SolarOnTop, para ver televisão, usar geladeira na cabine ou carregar o celular, mesmo durante a noite.

Quando o sol nasce, mesmo com tempo nublado ou até chovendo, os painéis solares já começam a recarregar as baterias novamente.

No início de 2020, a empresa irá equipar alguns caminhões de empresas holandesas com o equipamento, para saber como tudo vai funcionar em uma operação real.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário