PRF flagra caminhão com sistema de emissão de poluentes irregular na BR 101

Policiais Rodoviários Federais flagraram na tarde de terça, 26, um caminhão com irregularidades no sistema de controle de emissão de poluentes. O fato aconteceu na BR 101, em Cristinápolis/SE.

Uma equipe da PRF realizava fiscalização na rodovia quando abordaram o condutor de um caminhão modelo Scania/R480, com placas de Minas Gerais. Durante abordagem, os policiais descobriram uma falha no sistema ARLA (Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio – NOx -Automotivo), responsável pelo controle de emissão de poluentes do veículo.

As emissões de gases poluentes de um caminhão adulterado para não usar Arla 32 equivalem às emissões de, aproximadamente, cinco caminhões não adulterados. O uso correto do Arla, por sua vez, reduz essas emissões em até 80%.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, pelo delito de causar poluição de qualquer natureza, previsto no art. 54, I (modalidade culposa). Ademais, foi encaminhada a ocorrência ao Ministério Público a fim de investigar se a empresa proprietária do veículo causou atividade poluidora ou degradante ao meio ambiente, configurando o crime do art. 54, §2º, V, da lei 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais.

Por fim, encaminhou-se ofício ao IBAMA para providências cabíveis e o veículo ficou recolhido no pátio da PRF à disposição do Órgão.

Siga o Blog do Caminhoneiro nas redes sociais

Deixe um comentário!

Conheça as miniaturas incríveis feitas por Rodrigo Krause Iveco Glider – O conceito da Iveco para a IAA de 2010 Conheça o caminhão mais rápido do mundo, que pode passar de 600 km/h Scania Frostfire está finalmente pronto Oportunidades de emprego para caminhoneiros em todo o Brasil