Frotas eficientes e cada vez mais sustentáveis

por Blog do Caminhoneiro

O futuro do planeta há tempos exige um compromisso sustentável de toda a cadeia produtiva, tendo no setor logístico um desafio exponencial, já que está entre os maiores emissores de Gases de Efeito Estufa (GEE). No Brasil, o transporte é o principal emissor de CO2 e cabe aos gestores de frotas exercer o papel de adotar um modelo de atividade de menor impacto, fator crucial para evitar o avanço das mudanças climáticas.

Mas, como no contexto do mercado urbano é possível incorporar a eficiência energética para que a operação das frotas seja cada vez mais sustentável? Algumas alternativas, como a utilização de veículos elétricos e o uso do etanol ou biodiesel no abastecimento, já são uma realidade e merecem atenção.

Atuando nesse setor, acompanho como algumas inovações favorecem um ambiente multiplicador na redução das emissões. A Ticket Log, marca da divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, por exemplo, administra uma frota de 1 milhão de veículos e o volume de combustível consumido por este montante é de 6,6 bilhões de litros.

Nossa experiência nos permitiu criar um projeto de Crédito de Carbono, que, além de fomentar uma atuação mais sustentável entre as empresas, permite a geração de créditos mediante a troca do combustível fóssil pelo renovável, reduzindo as emissões de GEE de frotas comerciais de veículos com tecnologia flex. Desde o inicio, já foram gerados 34 mil créditos, o que representa menos de 34 mil toneladas de emissões de GEE no meio ambiente.

O mercado de crédito de carbono ainda é voluntário no Brasil, mas, seguindo o exemplo de países que contam com uma estrutura regulamentada, também desenvolvemos a Plataforma Compense, em parceria com a consultoria WayCarbon. Ela funciona como um balcão de vendas de créditos de carbono para compensação de emissões de gases e oferece às empresas a possibilidade de compensar o impacto ambiental de suas frotas, neutralizando suas emissões.

Há muito o que se explorar no aspecto sustentável da gestão de frotas. Focamos em oferecer inteligência para otimizar a mobilidade urbana, valorizando e simplificando a movimentação de pessoas e veículos: boas práticas que disseminamos por aqui e que resultam no melhor planejamento das frotas e na compensação de emissões carbono.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!