Caminhões Scania recebem sensores de ponto cego na Europa

por Blog do Caminhoneiro

Os novos caminhões Scania vendidos na Europa poderão ser equipados com “olhos” que conseguem detectar ciclistas e pedestres nos pontos cegos do caminhão. São dois sistemas diferentes que trabalham juntos, praticamente eliminando a possibilidade de acidentes e atropelamentos nos pontos cegos do caminhão.

“A detecção lateral aprimorada é outro elemento do objetivo da Scania de aumentar a segurança dos usuários vulneráveis ​​da estrada”, disse Alexander Vlaskamp, ​​vice-presidente executivo, chefe da Scania Trucks. “Isso ajuda especialmente a proteger aqueles que precisam evitar qualquer contato físico com os caminhões. Estou convencido de que todo motorista de caminhão gostaria de ter esse sistema de assistência ao lidar com ambientes de tráfego intenso”.

O caminhão é equipado com sensores BSW, que avisam sobre veículos nos pontos cegos dos dois lados do caminhão, em velocidades a partir de 2 km/h. Esse sistema pode detectar carros escondidos nas laterais do caminhão, principalmente para mudanças de faixa.

Já o sistema WRUCW é outro tipo de sensor, mais voltado para ambientes urbanos, em velocidades de até 36 km/h, que detectam pedestres e ciclistas nas laterais do caminhão.

Se uma pessoa ou veículo entra na zona de risco do caminhão, uma luz pisca na coluna A e um som é emitido, alertando o motorista da situação de risco.

“A adição desses tipos de sistemas ativos de assistência ao motorista, como a detecção lateral, em nossos caminhões Scania pode – literalmente – fazer a diferença entre vida e morte”, diz Vlaskamp. “Isso salvará vidas e eliminará parte do estresse, se não da responsabilidade, que os motoristas enfrentam no trânsito pesado”.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário