5 dicas de convivência para caminhoneiros e motoristas de carros

por Blog do Caminhoneiro

É comum encontrar desentendimentos entre motoristas de caminhão e de carros. Desde sempre, a convivência entre eles pode ser bem conturbada e, para quem trabalha com o transporte de cargas, evitar esses conflitos é importante.

Afinal, um dos segredos para garantir uma melhor qualidade de vida quando se é caminhoneiro é ter mais tranquilidade durante a viagem. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo com 5 dicas de convivência para caminhoneiros e motoristas de carros. Veja quais são elas a seguir.

Veja 5 dicas de convivência para caminhoneiros e motoristas de carros

  1. Fique atento a velocidade dos veículos

Em alguns casos os carros podem ser bem mais rápidos do que parecem, por isso, fique atento na hora de trocar de faixa.

Não se engane: por mais que um carro pareça distante pelo retrovisor, até que você realize a troca de faixa, ele pode estar em cima de você.

Do mesmo jeito que alguns veículos e motoristas são mais ágeis do que parece, outros são menos. Por isso, se você estiver dirigindo em uma maior velocidade e avistar um carro a sua frente, o mais recomendado é desacelerar.

  1. A maioria dos motoristas de carro não é profissional

A maioria dos motoristas de carro não possui a experiência e habilidade que os caminhoneiros profissionais.

Por isso, é fundamental ter paciência com motoristas de veículos de passeio. Até porque, de acordo com o artigo 29 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, a segurança dos veículos menores é de responsabilidade dos veículos maiores.

  1. Todos os motoristas podem se estressar

Está mais do que comprovado que motoristas de caminhão estão mais propensos ao cansaço e a situações de estresse.

No entanto, eles não são os únicos, e muitas pessoas que conduzem carros por estradas ou rodovias podem ter um perfil parecido com os dos caminhoneiros.

Por isso, é importante ter paciência e empatia com os demais motoristas.

  1. Não conte apenas com a sorte

Segundo a CNT – Confederação de Nacional de Transporte, anualmente acontecem cerca de 50 mil acidentes de trânsito no Brasil, e a maioria deles envolvem caminhões.  E qualquer colisão ou problema com um caminhão, ou uma carga pode gerar um prejuízo imenso.

Por isso, além de estar sempre muito atento a todos os problemas no trânsito é importante contar com um seguro de caminhão e/ou um seguro de carga sempre.

  1. Mantenha o veículo na faixa certa

O correto é sempre manter o caminhão na faixa da direita, e o carro na faixa da esquerda. Fazendo isso, as chances de colisões ou desentendimentos serão bem menores.

Seguindo essas 5 dicas de convivência para caminhoneiros e motoristas de carros será bem mais simples conseguir mais tranquilidade e segurança durante as suas viagens. Lembre-se que os motoristas de carros são pessoas como você, com família e problemas.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário