Nova linha da Volvo Caminhões está um passo mais perto da visão de zero acidentes

por Blog do Caminhoneiro

A Volvo Caminhões lançou uma nova linha de caminhões pesados na Europa, com recursos inovadores de segurança, visibilidade aprimorada e um ambiente de motorista centrado no ser humano que minimiza as distrações para melhorar a segurança de todos os usuários da estrada.

“Uma necessidade cada vez maior de transporte ao redor do mundo significa que a segurança é mais importante do que nunca”, diz Anna Wrige Berling, diretora de tráfego e segurança de produtos da Volvo Caminhões. “A segurança está no DNA da Volvo e os recursos de segurança da nossa nova linha de caminhões refletem nosso compromisso em aumentar a segurança para todos os usuários da estrada.”

Maior visibilidade

A nova cabine do Volvo FM e do Volvo FMX vem com várias melhorias na visibilidade do motorista, incluindo janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos retrovisores. A visibilidade pode ser melhorada ainda mais com a adição de uma câmera de meio-fio que oferece uma visão complementar da lateral do caminhão no display secundário de 9 pol. A câmera também está disponível no Volvo FH e no Volvo FH16.

Em todos os veículos, o display secundário de 9 pol pode ser usado para monitorar até oito câmeras, quatro delas simultaneamente, oferecendo ao motorista uma visão facilmente acessível do caminhão e do ambiente adjacente.

Primeiro recurso de segurança do setor: faróis altos adaptáveis

O novo Volvo FH é o primeiro caminhão pesado do mundo com faróis altos adaptáveis. O sistema foi projetado para aumentar a visibilidade e melhorar a segurança de todos os usuários da estrada, desligando automaticamente segmentos selecionados do farol alto de LED quando o caminhão se aproxima do tráfego ou da traseira de outro veículo. O farol alto é ajustado quando a câmera e o radar detectam outros veículos ou quando a câmera detecta alterações na quantidade de luz ao redor do caminhão.

Recursos de segurança ativa novos e aprimorados

O piloto automático adaptativo da nova linha de caminhões agora funciona em todas as velocidades, mesmo em velocidades baixas até zero km/h. O sistema de frenagem controlado eletronicamente (EBS), que é um pré-requisito para recursos de segurança, como Aviso de Colisão com Freio de Emergência e Controle Eletrônico de Estabilidade, agora é padrão em todos os caminhões da nova linha de produtos. Os caminhões também vêm com piloto automático em descida que ativa automaticamente os freios das rodas quando é necessária força extra para manter a velocidade constante em declives.

A Direção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança aprimorados Controle de Saída de faixa e Controle de Estabilidade, também está disponível como opção. O Controle de Saída de faixa ajuda a evitar a saída não intencional da faixa, detectando qualquer desvio em relação às marcações da faixa, notificando o motorista com uma vibração no volante e intervindo suavemente para guiar o caminhão de volta ao centro da faixa. O Controle de Estabilidade ajuda a manter a tração em superfícies escorregadias, virando o volante do caminhão automaticamente para ajudar o motorista a manter o controle do veículo. O sistema é especialmente útil ao conduzir em estradas de baixa fricção, subidas ou ao fazer curvas.

A segurança é aprimorada ainda mais pelo sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária, capaz de detectar sinalizações como restrições de ultrapassagem, tipo de estrada e limites de velocidade.

“A nova linha vem com tecnologias avançadas de segurança que, combinadas com o comportamento correto do motorista, nos ajudam a chegar mais perto da nossa visão de zero acidentes”, conclui Anna Wrige Berling.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário