Caterpillar apresenta novo caminhão articulado subterrâneo AD63

por Blog do Caminhoneiro

A Caterpillar acaba de apresentar seu mais novo caminhão para operação em minas subterrâneas. O modelo AD63 é o sucessor do AD60, e oferece maior capacidade de carga e tem um motor mais potente e com mais torque para operações mais exigentes.

De acordo com a Caterpillar, o modelo tem capacidade de carga de até 69 toneladas, tornando-se o maior caminhão de operação subterrânea da montadora.

O caminhão é equipado com o poderoso motor Cat C27, com potência de 789 cavalos. Esse motor tem 27 litros de cilindrada, e atende a todos os padrões de emissões necessários, como o Estágio V da União Europeia, o mais rígido atualmente para equipamentos de mineração.

O pesado também é equipado com um novo sistema de conversor de torque, para aumentar a disponibilidade de torque, principalmente em minas onde existe muito sobe e desce. Esse caminhão pode rodar sem nenhuma modificação a profundidades de até 3.048 metros, já que tem um novo sistema de tomada de ar e um novo projeto de direcionamento de ar para arrefecimento do motor.

Por dentro, o caminhão oferece o conforto necessário ao operador, com sistema de ar-condicionado quente e frio, além de ar forçado e sistema de desembaçador, que funcionam por meio de um sistema elétrico, independente do motor estar ligado ou não.

A cabine pode ser inclinada para manutenção, e também oferece maior espaço interno para o operador. Para entrar no caminhão, o modelo tem uma escada de acesso com corrimão, que é dobrável.

O caminhão é totalmente integrado com o sistema de telemetria da Caterpillar, batizado de Product Link. De fábrica, ele já saí com o sistema com o pacote Elite, mais completo, que oferece um controle de todos os dados fornecidos pelo caminhão, que são enviados para os operadores, para a fábrica e para os concessionários. Se houver qualquer sinal de problema, o próprio sistema já avisa.

Por fora, o caminhão recebe ainda telas que mostram o peso da carga para o operador das pás-carregadeiras. Isso evita sobrecarga, e otimiza ainda mais a operação.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário