Sono na estrada

por Blog do Caminhoneiro

Existem diversos motivos reportados pelos motoristas para ultrapassar os limites físicos e mentais quando estão dirigindo nas estradas. Sejam eles saudade da família, horário para entregar as cargas, compromissos em sua cidade de origem, entre outros tantos motivos.

Estimasse que 60% dos acidentes de trânsito são causados por privação excessiva de sono. E cerca de 26% dos motoristas sofrem de apneia do sono. Sendo assim, decidimos compartilhar 3 dicas práticas para nossos companheiros das estradas.

Criamos também um infográfico com dados complementares e resumos das dicas.

Dica 1 – Semana anterior a viagem

Acredite, a semana anterior a viagem é decisiva para garantir uma boa performance ao volante. Nossa profissão de motorista não está restrita apenas ao trecho. Temos que nos preparar antes, pois sabemos o quão desgastantes são as viagens.

Sabendo disso, é importantíssimo ter noites completas de sono na semana anterior. Evite o uso de despertadores, deixe seu organismo despertar sozinho. Alimente-se de forma saudável e nos horários corretos. Outra dica fundamental, porém, pouco mencionada. É a saúde mental. Priorize fazer coisas que você mais gosta sejam jogar futebol, pescar, jogar baralho, etc. Isso fará com que você realmente descanse sua mente.

Dica 2 – Planeje as paradas.

Por estarmos habituados a subir na boleia e apenas dirigir. Não nos damos conta que poderíamos estruturar ao máximo nossa viagem e assim nos estressarmos menos com contratempos.

Após saber para onde será o frete. Busque entender mais profundamente o percurso. Hoje em dia com os avanços tecnológicos podemos inserir o local de partida e o local de destino para saber a distância das possíveis paradas, postos polícias e assim por diante.

Caso você não tenha muita familiaridade com tecnologia poderá pedir seus filhos para ajudar. A “garotada” domina bem fácil os recursos da internet.

Para melhor compreensão veja o exemplo abaixo simulando uma viagem de Belo Horizonte para o Paraná. Veja as imagens abaixo fornecidas pelo sistema gratuito do Google Maps.

Percurso completo:

Exemplo de possível parada:

(Está sendo exibido postos de gasolina, porém é possível verificar diversos serviços diferentes).

Dica 3 – Atenção aos sinais de sono

Sabe aquele barulho estranho no caminhão?

É um indicio que algo está errado.

O mesmo acontece conosco.

Nosso corpo também nos dá indícios que precisamos parar e resolver o problema. Neste caso o problema seria o cansaço.

Fique atento aos seguintes sinais fisiológicos:

  • Dificuldade para manter a direção dentro da faixa e pressionar os pedais
  • Pálpebras pesadas e bocejo constante
  • Olhos lacrimejando e com pequena ardência.

Caso se depare com estes sinais pare imediatamente o caminhão.

(Mesmo que o local não pareça seguro. Porém se você implementar a dica 2 e planejar suas paradas será menos provável acontecer isso).

Siga os seguintes passos:

  1. Saia da cabine e lave o rosto.
  2. Quando voltar para cabine coloque uma música e cante a canção em voz alta.
  3. Procure o posto mais próximo e simplesmente pare para dormir.

Então amigos do trecho. Esse assunto é bastante sério e deve ser tratado com a devida seriedade. Não deixe de implementar as dicas pois a melhor coisa do mundo é poder chegar em casa e dar um abraço na família.

Utiliza outras formas para prevenir o sono?

Compartilhe nos comentários.

Artigo de https://transportesemudancas.com.br/

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário