Cinco dicas para escolher a bateria certa para seu caminhão

por Blog do Caminhoneiro

Baterias para caminhões e ônibus, assim como tratores, que são veículos pesados, necessitam de especificações especiais pois enfrentam uma longa jornada nas péssimas estradas brasileiras, muitas vezes em trajetos que exigem um alto número de vibrações e impactos.

Basta dar uma olhada nas tabelas das melhores do mercado para entender que vários fatores podem influenciar na escolha da melhor mercadoria. É preciso usar um bateria resistente às oscilações e que tenha máxima eficácia em absorção de impacto, sem causar danos ao veículo.

Se você é dono de um caminhão ou está procurando dicas para comprar a melhor bateria, fique atento às seguintes orientações.

Não é a mesma bateria usada em carros

Você pode não saber, mas baterias de caminhões, especialmente os modelos mais novos, têm alta tecnologia embarcada e vários sistemas eletrônicos que exigem muita carga da bateria? Por isso, as baterias para caminhões e ônibus devem oferecer uma resistência bem maior às vibrações intensas que esse tipo de transporte está sujeito.

Fique atento na amperagem da bateria

Antes de escolher a bateria para seu caminhão, esteja atento um detalhe que é de suma importância: a capacidade nominal. O mais recomendado é sempre olhar no manual do veículo, mas caso você não o tenha, recomendamos verificar com seu mecânico de confiança ou em casas de baterias especializadas.

O consumo da bateria varia de veículo para veículo e depende do número de componentes eletrônicos que fazem parte do motor e da tecnologia embarcada. Para vias de regra, a Capacidade nominal das baterias para caminhões e ônibus apresentam de 150 a 220 amperes/hora.

Selo do Inmetro: fundamental

Na hora de comprar uma bateria, verifique se a bateria tem selo de qualidade do Inmetro. Se não tiver, fuja, que é cilada. Provavelmente essa bateria não passou no teste de controle de qualidade do órgão regulador e não é um produto confiável. Independentemente do preço, leve isso sempre em consideração para não ter problemas futuros na parte elétrica do seu veículo.

 Preço baixo pode ser pegadinha

Ao escolher sua bateria, lembre-se que preço não é tudo. Se o vendedor insistir na venda de uma bateria com menor capacidade nominal ou que não tenha selo do Inmetro por um preço bem mais em conta, escolha outro estabelecimento para fazer a compra.

 

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Escreva um comentário