Gás natural move Scania de 31 metros de comprimento na Finlândia

por Blog do Caminhoneiro

A Scania é uma das empresas que mais tem investido tempo e recursos para desenvolvimento de soluções em combustíveis alternativos ao diesel. E com esse pioneirismo, já vende muitas unidades, especialmente movidas a gás em todo o mundo.

No Brasil, 23 unidades já foram vendidas para quarto clientes, sendo que a Pepsico fez a maior compra, de 18 unidades.

Na Finlândia, a transportadora Kuljetus Luokkala Oy dos empresários Juha e Matti Luokkala tem 23 veículos, sendo um dos caminhões movido a gás liquefeito, e a empresa tem tido resultados excelentes.

Rotacionando motoristas, o caminhão faz cerca de 1.000 km por dia, em entregas por todo o país. E o melhor de tudo é que a empresa não precisa abastecer o caminhão no meio da viagem.

De acordo com a Kuljetus Luokkala Oy, com o tanque cheio, o caminhão roda os mil quilômetros e volta para a garagem com cerca de 1/4 de tanque. Ou seja, seria possível rodar cerca de 1.300 km até que o tanque de gás estivesse totalmente vazio.

Essa grande autonomia se deve ao fato do gás liquefeito ser muito menos volumoso que o gás natural veicular convencional. Refrigerado à temperaturas baixíssimas, o gás fica líquido, e vai sendo liberado aos poucos para o motor. O tanque do caminhão funciona como uma grande garrafa térmica.

A autonomia média com tanques de gás natural é de 400 a 500 quilômetros. Já com o gás liquefeito, essa autonomia praticamente triplica.

De acordo com a empresa, o caminhão gasta cerca de 28 kg de gás a cada 100 quilômetros. Com isso, eles esperam que o custo maior do caminhão a gás seja pago em três anos.

Atualmente, o veículo é abastecido exclusivamente com gás natural, mas a empresa Gasum, empresa estatal de energia da Finlândia, pretende expandir as estações para abastecimento de bio-metano por todo o país.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

1 comentário

leonardo carvalho 09/06/2020 - 14:36

quero ver agora os doutores entendidos de motores que tanto metem o pau em GNV e GLP falarem alguma coisa….como são tão bobos e atrasados irão dizer que agora o gas não faz mais mal para os motores.Seus hipo ritas!!!!!o gás é a solução para a locomoção ha muitos anos….o excomungado do governo é que näo faz propaganda….pois ele precisa do imposto dos combustiveis liquidos…quero ver agora com a poderosa SCANIA fazendo propaganda do gás…diesel,alcool e gasolina dentro de pouco tempo serão usados por muito poucos…..Viva o gás !!!!!

Reply

Escreva um comentário