Klabin inicia testes com bitrem dobrável

A empresa de celulose Klabin iniciou, no Paraná, testes com a primeira carreta dobrável do Brasil. Com tecnologia da Austrália, a novidade será usada para transporte de toras junto com a frota tradicional, para comparação.

A carreta dobrável é um implemento do tipo bitrem, próprio para o carregamento de madeira, que encolhe a primeira carreta sobre o chassi do cavalo-mecânico. Com isso, o veículo reduz seu tamanho de 19 metros para 15 metros.

Com essa redução, o caminhão precisa de menos espaço para manobrar, e consegue ter um ganho de tração e direção em áreas muito acidentadas, com menor raio de giro para as curvas. Com isso, a Klabin espera poder aumentar a quantidade de árvores plantadas sem aumentar a área de plantio.

Além do ganho na manobrabilidade do veículo, com maior facilidade para movimentação nas áreas florestais, o caminhão tem uma redução significativa no desgaste dos pneus, já que, quando vazio, oito pneus deixam de ter contato com o solo.

Vazio e dobrado, o caminhão também passa a ter uma agilidade maior, podendo realizar ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando o fluxo das vias onde opera.

O custo de operação também é reduzido, já que sem contato com o solo, os pneus não são contados para pagamento do pedágio, e há uma menor resistência ao rolamento, reduzindo o consumo de combustível.

“A Klabin tem investido constantemente em sistemas e tecnologias visando aumentar a eficiência do negócio e manter seu pioneirismo. A equipe florestal conseguiu inovar mais uma vez, demonstrando a alta capacidade de desenvolvimento interno da companhia”, afirmou o diretor Florestal da Klabin, José Totti.

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

3 thoughts on “Klabin inicia testes com bitrem dobrável

  • 13/06/2020 em 06:02
    Permalink

    Muito bom Klabin foi minha primeira opção de compra de ações e vendo essas novidades fico mas confiante que fez a escolha certa.

    Resposta
  • 10/06/2020 em 12:37
    Permalink

    Na Austrália já está mais avançadohttps://youtu.be/rehtJsW9Mtg,encolher só 4 metros acho pouco,mas já rum avanço!

    Resposta
  • 10/06/2020 em 11:48
    Permalink

    Sou acionista da Klabin e gosto muito qdo vejo iniciativas para ganhos de desempenho. Também fico feliz pois penso ser a Klabin uma boa empresa para as pessoas trabalharem. Ganhamos todos nós.

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio