Segurança dos caminhões frontais é maior do que nos bicudos

por Blog do Caminhoneiro

É recorrente o retorno do assunto entre os caminhoneiros. Muitos acreditam que os caminhões com cabine bicuda são mais seguros para os motoristas. Para esclarecer o assunto, o Blog do Caminhoneiro falou com Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil, que destaca que é justamente ao contrário.

As cabines bicudas, com o motor posicionado na frente do motorista, foram unanimidade no Brasil até a década de 1990, quando todas as montadoras ofereciam esse tipo de modelo.

Depois dos anos 2000, por mudanças na legislação e mudanças no mercado de veículos, esse tipo de caminhão deixou de ser produzido pela grande maioria das montadoras, e os modelos que restaram ficaram atrelados a alguns nichos específicos dos transportes.

Os modelos frontais, conhecidos também como cara-chata, vinha se mostrando cada vez mais eficientes para o transporte, maximizando o espaço para a carga, sem deixar o conforto do motorista de lado.

“O caminhão cara-chata torna a composição mais eficiente. Se eu avanço a cabine, eu tenho mais espaço para levar a carga”, comenta Paulo Genezini.

Além dessas duas questões, por uma evolução natural do setor, os caminhões frontais ficaram cada vez mais seguros para os motoristas, superando muito a segurança dos modelos bicudos fabricados no país.

“O pessoal tem essa sensação, de que se tem um bico você está mais seguro, mais protegido”, complementa o executivo.

Ele afirma ainda, que a posição do motor na frente da cabine pode comprometer a segurança, já que todo o aparato mecânico do veículo pode invadir a cabine em caso de colisões graves.

“[O caminhão bicudo] passa uma falsa sensação de segurança”.

As cabines fabricadas pelas principais montadoras de caminhões de origem europeia tem que ser aprovadas em uma certificação chamada de European Standards ECE R29, que diz que a estrutura do veículo precisa suportar impactos frontais, traseiros e superiores com cargas que variam de 1 a 10 toneladas, em velocidades de 34 km/h, mantendo o habitáculo do motorista em perfeitas condições.

A Scania segue a risca essa certificação, mas vai além. As cabines da nova geração são aprovadas também na Swedish Standards VVFS 2003/29, que exige que a cabine suporte cargas ainda maiores.

Além de toda essa certificação, a Scania também desenvolve seus veículos com áreas de deformação programada, em que a cabine recebe os impactos que podem acontecer e absorve da melhor forma possível a energia da colisão, minimizando o força da colisão para o motorista, funcionando como uma célula de sobrevivência para o caminhoneiro.

Fim das cabines bicudas

Além da questão de legislação, que impactou diretamente a fabricação de cabines posicionadas atrás do motor, os transportadores também passaram a ver os caminhões frontais como aliados da rentabilidade, graças a eficiência para o transporte.

Tanto que os modelos bicudos tiveram grandes reduções na procura nos últimos anos que foram fabricados normalmente, entre 2004 e 2006. Depois disso, poucas montadoras ofereciam esse tipo de modelo, apenas para nichos específicos de transporte.

“Eu entendo que seria natural essa evolução. Tudo evoluiu para ter mais coisas, de forma mais compacta. O caminhão bicudo traz a vantagem de poder pôr o que você quiser de motor e tem espaço. Como os motores ficaram mais compactos, com peças melhor desenhadas, as montagens mais bem encaixadas, você consegue ter a cabine em cima de tudo isso [sem comprometer o conforto e espaço]”, completou.

De acordo com o executivo, não faria sentido deixar o motor na frente da cabine se é possível ter o mesmo espaço interno e nível de conforto para o motorista numa cabine cara-chata.

Evolução em segurança

Comparando as cabines de 15 anos atrás com as fabricadas hoje em dia, já existe a diferença do uso de materiais com cada vez mais qualidade, como aços de alta resistência, plásticos com composições especiais e desenhos de componentes cada vez mais voltados à segurança dos ocupantes.

Além dessa evolução física das cabines, a tecnologia também evoluiu muito, já que os caminhões de hoje tem cada vez mais assistências para o motorista, como sistemas de freios controlados eletronicamente, controle de estabilidade, controle de cruzeiro inteligente e sensores que monitoram até a mudança de faixa do caminhão.

Além disso, para oferecer ainda mais segurança, os caminhões Scania da nova geração podem ser equipado com o exclusivo Airbag de cortina para o motorista e passageiro, que, em caso de tombamento, é acionado e protege o motorista de ter contato com a janela da porta do caminhão.

Ou seja, as cabine bicudas fizeram parte da história do transporte e moram no coração de muitos caminhoneiros, mas nada substitui a segurança e a evolução das cabine atuais.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

19 comentários
3

Artigos relacionados

19 comentários

Gato Preto 04/07/2020 - 13:14

Galera, boa tarde!
Saudosismos a parte, mas viajar em um scania 113 bicuda por essas estradas do Brasil é um sacrifício de tanto que ele pula!
Se o motorista possuir dentadura, procure colar com “corega”, porque senão até a dentadura pula fora da boca! kkk
Bicudo é o que existe de pior em se tratado de cabine de caminhão.
Já tive scania 113, Volvo EDC e Mercedes, não há como comparar em conforto entre as duas cabines
Quando o bicho é traçado então, credo acaba com a nossa saúde.
Somente andando nos dois em uma estrada bem comprometida com a manutenção que você sentirá a diferença.
Um colega fez o comentário que a avançada é mais fácil de fabricar, eu penso que a bicuda é muito mais fácil, foi projetada para ser moldado com as dificuldades da época!

Reply
ANGELO GABRIEL DE CARVALHO 02/07/2020 - 21:55

Se a tecnologia dos veiculos bicudos nao tivesse sido abandonada, a seguranca seria muito melhor, eles estao comparando um frontal 2020 com um bicudo dos anos 90, coloca um frotal do msm ano, e a mesma bosta se nao for pior, pq o bicudo e muito melhor para o motorista.

Reply
Nilton santos do carmo 01/07/2020 - 13:34

Boa tarde a todos
O frontal so e bom de manobra agora o motorista que se ferra
O bicudo é td de bom

Reply
CRISTIANO DE OLIVEIRA MARTINS 01/07/2020 - 08:42

Calma gente!! Esse comentário do cara da Scania foi só pra zoar com a cara da gente.

Reply
Luis Andre Martins Florence 01/07/2020 - 07:54

Bom dia a todos esse engenheiro é uma piada pronta defender que o caminhão bicudo é mais perigoso que o frontal aí ele já passou da conta sou motorista de caminhão já tive o desprazer de bater um 113/97 atrás de um baú,a 60 km por hora não sofri um arranhão manda esse engenheiro babaca bater um frontal pra ver se ele não muda de opinião, a a tecnologia que se coloca no frontal se coloca no bicudo ou os americanos estão todos errados um abraço a todos.

Reply
Jose Eduardo 01/07/2020 - 10:14

Bom dia. É óbvio que neste caso o engenheiro vai defender o ponto de vista do fabricante. Afinal não e avisa dele que está área do volante. O que importa maior capacidade de carga . O que dirá os engenheiros dos EUA ( America) . Será que lá eles têm a mesma opinião?

Reply
Chuck 01/07/2020 - 16:52

Impressionante como todo motorista orelha seca é retardado.

Reply
Wanderley 01/07/2020 - 07:13

O governo e esses engenheiro precisa ir pra estrada viajar , cortar o país primeiro ,pra depois ficar dando essas
opiniões absurda , não sabem porra nenhuma fazer no e desenhar no papel dentro de uma sala 6 horas por dia com ar condicionado é fácil . Vão a luta no dia a dia pra ver o que é uma vida SOFRIDA no Brasil ser caminhoneiro aguentar a corrupção dos botas a frescura dos fiscais com fita metrica medindo um caminhão que já passou por vistoria , já todo documentado vão todos pro inferno . E tem mais o presidente BOLSONARO E ESSE JOÃO DÓRIA NÃO SAO IS BONZINHOS FICAR SE METENDO NO MEIO DOS POBRES , VÃO DAR UMA VOLTINHA COM UMA CARRETA DE BELÉM PR ATÉ SANTOS NO PORTO PRA VOCÊS VER O QUE É UMA VIDA SOFRIDA CARREGAR ESSE PAIS NAS COSTA E VOCÊS FICAREM AI ROUBANDO E FALANDO MERDA. Não sou motorista não , apenas um simples Borracheiro com muitos anos na estrada e ouvindo o desabafou desses irmãos da estrada . Peço a Deus que de bastante saúde a esses HERÓIS .

Reply
Israel 01/07/2020 - 06:21

Façam um teste entre uma bicuda e um cara chata batendo de frente e depois postem os resultados e o vídeo. E que vença o melhor

Reply
Eginaldo Nóbrega 01/07/2020 - 03:06

Quando eles querem não tão nem aí pra vida de ninguém, prá defender um lob me vem um cara desses com uma conversa fiada dessa,o problema desses caras metido a inteligente, é pensar que todo mundo é besta,ora um caminhão que tem um bico comprido com um motor na frente pra amortecer a pancada,esse Zinho vir dizer que uma cabine onde o para choques é as pernas do motorista é mais seguro.Hipocrita e assassinos esse cara!

Reply
arlindo nunes filho 01/07/2020 - 01:41

Kkkk basta colocar esse engenheiro na cabine frontal e bater ela a 80kmh na traseira de uma carreta carregada parada . Ele vai mudar de opinião rapidinho , se sobreviver .

Reply
João Vitor 30/06/2020 - 22:52

Comversa fiada, ele tá querendo defender os frontais por que são mais baratos de se fabricar, os bicudos são muito mais seguros, se um frontal bate de frente tem impacto direto com o motorista, manda o executivo da scania comparar um scania frontal com um peterbilt 579 que quero vê quem é mais seguro.

Reply
Marcio 30/06/2020 - 22:14

Compara com os bruto da USA mais moderno, aí quero ver

Reply
Marcos Paulo de almeida 30/06/2020 - 21:12

BLOCO BAIXADO

Reply
Marcos Paulo de almeida 30/06/2020 - 21:10

Se alque souber de um bloco 113 ecológico 2 ano 97 não baixado com nota me avisem

Reply
Marcos Paulo de almeida 30/06/2020 - 21:07

Os frontais deveria devaltar a ser fabricado mesmo mais espaço mais conforto mais segurança. Eu preciso de um bloco do 113 eco 2 e não tem Mas pra vender tô com uma grande dificuldade de encontrar

Reply
Paulo Moreira 30/06/2020 - 20:07

Trabalhei com os dois mil x o bicudo espaço no interior da cabine os modelos atuais só tem espaço no teto mas a cama e pior do que maca de hospital

Reply
Rosemberg Santos Santana 30/06/2020 - 19:04

Conversa fiada ele claro que está defendendo o lobby das montadoras européias,e não é segurança é mais confortável também as bicudas qualquer motorista com um pingo de noção vai preferir o bicudo , muitos sonham com aquelas casas americanas sobre rodas seria o mínimo de respeito ao profissional das estradas que já tem uma vida sofrida.

Reply
Cristiano altieris Cecílio 30/06/2020 - 14:34

O crash teste e com caminhão de 1a 10 toneladas . Aqui no Brasil com 4eixos carrega 46 ton é pior ainda é um tanque de óleo diesel a trás da cabine com 800 litros no Brasil e é uma vergonha a legislação que cuida do transporte. Tem que imediatamente copiar as leis europeias. E .

Reply

Escreva um comentário