Câmara mantém exame toxicológico para caminhoneiros e cria punição para quem não fizer

O projeto de lei 3267/19, criado pelo Poder Executivo no ano passado, altera o Código de Trânsito Brasileiro, e entre outros itens, originalmente excluía a exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais, das CNHs C, D e E.

Apesar da alteração proposta pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no projeto original, os caminhoneiro se mostraram favoráveis ao exame toxicológico, pedindo ainda a ampliação da exigência também para os motoristas das categorias A e B.

Na última semana, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, e seguiu para ser votado pelo Senado Federal nos próximos dias.

O texto editado pelos deputados prevê a manutenção do exame toxicológico obrigatório para os caminhoneiros, e ainda criou uma infração específica para aqueles que não realizarem o exame no prazo estabelecido.

Se o projeto for aprovado pelos senadores como está, manterá o exame obrigatório, que terá que ser feito nas renovações da CNH e também a cada 2 anos e meio, e para motoristas com mais de 70 anos será feito a cada 1 ano e meio.

A infração prevista no projeto é gravíssima, com agravante em cinco vezes, além da suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionada ao resultado negativo em novo exame.

*Texto editado em 06 de julho, com alteração de informações sobre os prazos para realização do exame.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

32 thoughts on “Câmara mantém exame toxicológico para caminhoneiros e cria punição para quem não fizer

  • 04/07/2020 em 20:17
    Permalink

    Pra que fazer exame, se hoje tem aparelho que detectam na hora?
    O uso de álcool e o que mais mata no Brasil.
    Deveria fazer exame também, né?
    Aqueles que ingeriram álcool nós últimos três meses, não poderiam renovar suas habilitações.

    Resposta
  • 04/07/2020 em 18:24
    Permalink

    Sou a favor sim lei para todas as categorias A b c d E justiça já.

    Resposta
  • 04/07/2020 em 18:20
    Permalink

    Sou a favor sim.desde que não cobrassem dos condutores. Eles inventam as coisas e nós que pagamos. Sou caminhoneiro também. Falei é tá falado.

    Resposta
    • 04/07/2020 em 22:52
      Permalink

      Sou a favor de fazer esse exame não só nos cidadoes ,mas nós executivos também ! principalmente bafômetro! Tem muitas pessoas poderosas nas ruas embreagadas!!!

      Resposta
  • 04/07/2020 em 17:20
    Permalink

    Sou a favor sim mais para todos as categorias d A a E para flagrar os filinhos de papai riquinhos que matam e destroem familias bebados e drogados saindo de festinhas inclusive filhos desses proprios politicos que criaram essa lei nesse pais de corruptos onde so tentam prejudicar motoristas honestos que trabalham duro

    Resposta
  • 04/07/2020 em 17:19
    Permalink

    Sou a favor sim mais para todos as categorias d A a E para flagrar os filinhos de papai riquinhos que matam e destroem familias bebados e drogados saindo de festinhas inclusive filhos desses proprios politicos que criaram essa lei nesse pais de corruptos onde so tentam prejudicar motoristas honestos que trabalham duro

    Resposta
  • 04/07/2020 em 17:17
    Permalink

    Sou a favor sim mais para todos as categorias d A a E para flagrar os filinhos de papai riquinhos que matam e destroem familias bebados e drogados saindo de festinhas inclusive filhos desses proprios politicos que criaram essa lei!!

    Resposta
  • 04/07/2020 em 14:55
    Permalink

    Sou á favor da continuidade da obrigatoriedade do exame toxicológico, mas p/ todos, não só p/ motoristas de caminhão ! Pois as maiores barbaridades que vemos no trânsito, são de veículos comuns, carros e motos !!

    Resposta
  • 04/07/2020 em 14:28
    Permalink

    sou a favor de fazer na estrada. aí sim ia saber se usou ou não .

    Resposta
  • 04/07/2020 em 13:56
    Permalink

    Boa tarde….meu nome é Ruberlei sou Caminhoneiro e sou sim a favor dos exames pois tem que tirar de circulação pessoas o inresponsável e combater o consumo de álcool e drogas nas estradas….Eu digo a todos que carga horária não existe em estrada….e que carga atrasada e aquela que Não vai chegar todas as outras estão no horário….

    Resposta
  • 04/07/2020 em 13:01
    Permalink

    A maior parte dos acidentes envolvendo droga e bebida acontece com condutores de carros principalmente nos finais de semana exame toxilogico pra todos e penas mais pesadas e que se cumpra a lei pra todos

    Resposta
  • 04/07/2020 em 11:25
    Permalink

    Já fui caminhoneiro e muitas vezes os irresponsável dos veículos pequenos fazem toda as m……. E aí o caminheiro q leva a culpa porque ele está a várias horas sem dormir. Os caminhões
    Tinha e q parar de novo aí eles iam pensar em da canetaço antes de ouvir a categoria.

    Resposta
  • 04/07/2020 em 04:43
    Permalink

    Sou totalmente contra esse exame toxicologico!se as autoridades estivessem realmente pensando em fiscalizar os motoristas; se as autoridades e orgaos competentes estivessem realmente preocupados com essa situaçao o teste seria feito no momento da abordagem;”EM TODOS MOTORISTAS NAO SOMENTE NOS PROFISSIONAIS”!A lei precisa ser para todos e nao só para nois profissionais!muitos compram exames aduteram; entao esse exame só serve para “ARRECADAÇAO”

    Resposta
    • 04/07/2020 em 13:30
      Permalink

      Nos pontos de parada e postos de combustíveis estão cheio de motoristas enchendo a cara de bebidas alcoólicas e ninguém liga pra nada. Se houvesse compromissos com a vida, as fiscalizações com equipamentos adequados retiraria ou no minimo ia inibir o abuso com uso de SPA e alcoólicas!, mas o que vemos são os responsáveis dentro de suas casinhas com ar condicionado, assistindo a “banda” assar!

      Resposta
  • 04/07/2020 em 01:51
    Permalink

    Qual justificativa para nao ser exigida em todas categorias ?só caminhoneiro usa drogas?

    Resposta
  • 04/07/2020 em 00:23
    Permalink

    De nada adianta esse exame,tem que proibir caminhão de rodar a noite,se proibir o uso do arrebite vai ter nego rodando e dormindo na direção, consequentemente morrendo e matando

    Resposta
  • 03/07/2020 em 20:13
    Permalink

    De que adianta toxicológicos se vc consegue comprar exames falsos

    Resposta
  • 03/07/2020 em 19:32
    Permalink

    Sou a favor de todos fazerem o toxicológico pois VC pode notar que durante a pandemia quando só ficamos nos caminhoneiros rodando VC quase não ouvia falar de acidente mais quando liberado o povao pra rodar toda horas VC escutava que algum lugar aconteceu um acidente. O que adianta nós estamos todos dentro da lei e os categoria B tá tudo loucos embreagdos e drogados rodando entre nós isso tem que acabar direito igual pra todos pois todos nós passamos pela auto escola pra poder ter o direito de dirigir.
    Nós dirigimos porque somos profissionais e precisamos de colocar o que comer em nossas casas, não fazemos isso por roby mais sim prq precisamos manter nossas famílias

    Resposta
  • 03/07/2020 em 18:57
    Permalink

    Sou a favor do toxicológico, mas como alguns colegas já disseram tem de ser para todas as categorias, não só para nós. Muitas vezes os acidente são provocado por veículos menores e com motorista drogados que se enfia em nossa frente. E todos tinham de ter a orientação que o caminhão não para igual um carro. Eles simplesmente entram na nossa frente freia do nada fecha a gente e os drogado somos nós. O código de trânsito diz que o maior cuida do menor mas precisa ser revisto todo o código que existe várias falhas. As leis são feitas por quem não dirige nem o próprio carro, porque tem motoristas particular pagos com nosso dinheiro. Teríamos de ser ouvido, nossa opinião e o que passamos nessas estradas brasileira, e no Mercosul também. E o estado tinha de baixar o custo da renovação e do toxicológico, ou banca a metade. na última renovação gastei 778,00 acho que se fosse a metade deste valor todos ganharia e todos saía satisfeito.

    Resposta
  • 03/07/2020 em 18:22
    Permalink

    Sou a favor mas q seja pra todos, colocou só pra uns pq ele fumam e cheiram.tem q ser geral é ser com custo estado,já ganhamos poucos é temos q bancar .sai fora seu ladrões.

    Resposta
  • 03/07/2020 em 16:52
    Permalink

    A lei tem que valer pra todos, é um absurdo o que esses deputados e senadores estão fazendo, simples inclua eles junto a categoria, aposto que ja iam mudar a lei para que o exame fosse gratuito.

    Resposta
  • 03/07/2020 em 16:44
    Permalink

    Esse exame tem que ser exigido para todos os condutores,não tem lógica somente para condutores de veículos de grande porte,está provocando discriminação sim contra rodoviários e caminhoneiros.Se for com intuito de reduzir os acidentes as autoridades sabem que muitos acidentes fatais envolvem motos,automóveis,ônibus,caminhões e até embarcações marítimas com seus condutores usando alguma substância química suspeita e são provadas em exames posteriores.Que faça o exame ou deixe de fazer,o que já é inconcebível os gastos coma CNH e esse exame caríssimo se torna bi tributação.

    Resposta
  • 03/07/2020 em 16:25
    Permalink

    Não sou contra o toxicológico,desde que seja feito para todas as categorias,inclusive a primeira habilitação.

    Sem mais

    Resposta
  • 03/07/2020 em 16:14
    Permalink

    Kkkk se for custeado pelo governo aí não será aprovado ,essa cambada quer o nosso dinheiro só sabem meter a mão no nosso bolso.

    Resposta
  • 03/07/2020 em 16:13
    Permalink

    Toxicológico tem que ser pra todos porque só do motorista profissional isso é um abisudo contra que trabalha quem anda matando inocente nas ruas não e nois não são os filhos de papai que enche a cabeça de drogas e bebida

    Resposta
  • 03/07/2020 em 15:09
    Permalink

    Sou a favor, desde quando se aplique a todas as categorias, com as mesmas condições de penalidades, valores acessíveis ou custeado pelo estado..

    Resposta
    • 03/07/2020 em 15:28
      Permalink

      Acho certo fazer o exame e também que tenha uma punição mais severa, infelizmente por causa de uns os outros pagem, mais acho também que quem deveria arcar com os valores seria o governo, pagamos muintos impostos

      Resposta
  • 03/07/2020 em 14:04
    Permalink

    em um país com alta carga tributária esse exame exigido era pra ser custeado pelo estado

    Resposta
  • 03/07/2020 em 13:56
    Permalink

    Eu não conheço um camioneiro que é favorável a este exame toxicológico. É mais um custo no bolso do motorista. E tem outra a discriminação entre os motoristas profissionais e de carros de passeio se tiver a lei tem que ser pra todos.

    Resposta
  • 03/07/2020 em 13:49
    Permalink

    Nada vai mudar em favor dos trabalhadores ainda falam que a escravidão já acabou só mudou de nome .somos escravos de deputados e senadores que recebem pagamentos com meu es eu dinheiro descontados do meu pagamento dos 11%do meu inss .protesto não quero mais esse desconta aí eu quero ver ele a se candidatar.

    Resposta
  • 03/07/2020 em 13:39
    Permalink

    Porque só profissional tem que fazer porque não aus filhinhos de papai que fica tirando racha matando inocentes países família em ponto de ônibus quando estão indo trabalhar

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio