Câmara mantém exame toxicológico para caminhoneiros e cria punição para quem não fizer

por Blog do Caminhoneiro

O projeto de lei 3267/19, criado pelo Poder Executivo no ano passado, altera o Código de Trânsito Brasileiro, e entre outros itens, originalmente excluía a exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais, das CNHs C, D e E.

Apesar da alteração proposta pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no projeto original, os caminhoneiro se mostraram favoráveis ao exame toxicológico, pedindo ainda a ampliação da exigência também para os motoristas das categorias A e B.

Na última semana, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, e seguiu para ser votado pelo Senado Federal nos próximos dias.

O texto editado pelos deputados prevê a manutenção do exame toxicológico obrigatório para os caminhoneiros, e ainda criou uma infração específica para aqueles que não realizarem o exame no prazo estabelecido.

Se o projeto for aprovado pelos senadores como está, manterá o exame obrigatório, que terá que ser feito nas renovações da CNH e também a cada 2 anos e meio, e para motoristas com mais de 70 anos será feito a cada 1 ano e meio.

A infração prevista no projeto é gravíssima, com agravante em cinco vezes, além da suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionada ao resultado negativo em novo exame.

*Texto editado em 06 de julho, com alteração de informações sobre os prazos para realização do exame.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

34 comentários
6

Artigos relacionados

34 comentários

Luis Carlos 04/07/2020 - 20:17

Pra que fazer exame, se hoje tem aparelho que detectam na hora?
O uso de álcool e o que mais mata no Brasil.
Deveria fazer exame também, né?
Aqueles que ingeriram álcool nós últimos três meses, não poderiam renovar suas habilitações.

Reply
JURACI FRANCISCO RIBEIRO 04/07/2020 - 18:24

Sou a favor sim lei para todas as categorias A b c d E justiça já.

Reply
Antonio Alves dos Santos 04/07/2020 - 18:20

Sou a favor sim.desde que não cobrassem dos condutores. Eles inventam as coisas e nós que pagamos. Sou caminhoneiro também. Falei é tá falado.

Reply
Samuel barbosa 04/07/2020 - 22:52

Sou a favor de fazer esse exame não só nos cidadoes ,mas nós executivos também ! principalmente bafômetro! Tem muitas pessoas poderosas nas ruas embreagadas!!!

Reply
Jonatan de souza 04/07/2020 - 17:20

Sou a favor sim mais para todos as categorias d A a E para flagrar os filinhos de papai riquinhos que matam e destroem familias bebados e drogados saindo de festinhas inclusive filhos desses proprios politicos que criaram essa lei nesse pais de corruptos onde so tentam prejudicar motoristas honestos que trabalham duro

Reply
Jonatan 04/07/2020 - 17:19

Sou a favor sim mais para todos as categorias d A a E para flagrar os filinhos de papai riquinhos que matam e destroem familias bebados e drogados saindo de festinhas inclusive filhos desses proprios politicos que criaram essa lei nesse pais de corruptos onde so tentam prejudicar motoristas honestos que trabalham duro

Reply
Jonatan 04/07/2020 - 17:17

Sou a favor sim mais para todos as categorias d A a E para flagrar os filinhos de papai riquinhos que matam e destroem familias bebados e drogados saindo de festinhas inclusive filhos desses proprios politicos que criaram essa lei!!

Reply
Paulo Roberto Jiquiriçá 04/07/2020 - 14:55

Sou á favor da continuidade da obrigatoriedade do exame toxicológico, mas p/ todos, não só p/ motoristas de caminhão ! Pois as maiores barbaridades que vemos no trânsito, são de veículos comuns, carros e motos !!

Reply
Jerônimo Brito 04/07/2020 - 14:28

sou a favor de fazer na estrada. aí sim ia saber se usou ou não .

Reply
Ruberlei Hecht 04/07/2020 - 13:56

Boa tarde….meu nome é Ruberlei sou Caminhoneiro e sou sim a favor dos exames pois tem que tirar de circulação pessoas o inresponsável e combater o consumo de álcool e drogas nas estradas….Eu digo a todos que carga horária não existe em estrada….e que carga atrasada e aquela que Não vai chegar todas as outras estão no horário….

Reply
Frank Giani Briguenti 04/07/2020 - 13:01

A maior parte dos acidentes envolvendo droga e bebida acontece com condutores de carros principalmente nos finais de semana exame toxilogico pra todos e penas mais pesadas e que se cumpra a lei pra todos

Reply
Cláudio porto Alegre 04/07/2020 - 11:25

Já fui caminhoneiro e muitas vezes os irresponsável dos veículos pequenos fazem toda as m……. E aí o caminheiro q leva a culpa porque ele está a várias horas sem dormir. Os caminhões
Tinha e q parar de novo aí eles iam pensar em da canetaço antes de ouvir a categoria.

Reply
Rogério Rodrigues de Aguilar 04/07/2020 - 06:39

Tem que ser pra todas categorias motorista como sempre humilhados, escravizados, e desrespeitado Deus e por nois.

Reply
Charles paraiba 04/07/2020 - 04:43

Sou totalmente contra esse exame toxicologico!se as autoridades estivessem realmente pensando em fiscalizar os motoristas; se as autoridades e orgaos competentes estivessem realmente preocupados com essa situaçao o teste seria feito no momento da abordagem;”EM TODOS MOTORISTAS NAO SOMENTE NOS PROFISSIONAIS”!A lei precisa ser para todos e nao só para nois profissionais!muitos compram exames aduteram; entao esse exame só serve para “ARRECADAÇAO”

Reply
Welligton da Torre 04/07/2020 - 13:24

É isso mesmo Charles, essa porcaria só serve para encher o bolso de quem nada produz e ainda nos ferram com os valores pagos!
Quem disse que isso presta ou é tendencioso ou dono de laboratórios, se fosse pra defender a vida, os testes seriam feitos in loco pelos órgãos competentes, pois o cabra fica um tempo sem usar SPA e depois de pegar a CNH pode consumir tudo que desejar sem ser importunado e os órgãos competentes somente olham e fazem de conta que está tudo certo!
Eita políticos que só defendem o interesse financeiro e a vida nada, ex; covid-19, mas quem vota neles somos nós! ai só nos restam fazer arminha para ver se melhora!

Reply
Welligton da Torre 04/07/2020 - 13:30

Nos pontos de parada e postos de combustíveis estão cheio de motoristas enchendo a cara de bebidas alcoólicas e ninguém liga pra nada. Se houvesse compromissos com a vida, as fiscalizações com equipamentos adequados retiraria ou no minimo ia inibir o abuso com uso de SPA e alcoólicas!, mas o que vemos são os responsáveis dentro de suas casinhas com ar condicionado, assistindo a “banda” assar!

Reply
Alemao 04/07/2020 - 01:51

Qual justificativa para nao ser exigida em todas categorias ?só caminhoneiro usa drogas?

Reply
Eginaldo Nóbrega 04/07/2020 - 00:23

De nada adianta esse exame,tem que proibir caminhão de rodar a noite,se proibir o uso do arrebite vai ter nego rodando e dormindo na direção, consequentemente morrendo e matando

Reply
Julio barros 03/07/2020 - 20:13

De que adianta toxicológicos se vc consegue comprar exames falsos

Reply
Sandoval 03/07/2020 - 19:32

Sou a favor de todos fazerem o toxicológico pois VC pode notar que durante a pandemia quando só ficamos nos caminhoneiros rodando VC quase não ouvia falar de acidente mais quando liberado o povao pra rodar toda horas VC escutava que algum lugar aconteceu um acidente. O que adianta nós estamos todos dentro da lei e os categoria B tá tudo loucos embreagdos e drogados rodando entre nós isso tem que acabar direito igual pra todos pois todos nós passamos pela auto escola pra poder ter o direito de dirigir.
Nós dirigimos porque somos profissionais e precisamos de colocar o que comer em nossas casas, não fazemos isso por roby mais sim prq precisamos manter nossas famílias

Reply
Eler 03/07/2020 - 18:57

Sou a favor do toxicológico, mas como alguns colegas já disseram tem de ser para todas as categorias, não só para nós. Muitas vezes os acidente são provocado por veículos menores e com motorista drogados que se enfia em nossa frente. E todos tinham de ter a orientação que o caminhão não para igual um carro. Eles simplesmente entram na nossa frente freia do nada fecha a gente e os drogado somos nós. O código de trânsito diz que o maior cuida do menor mas precisa ser revisto todo o código que existe várias falhas. As leis são feitas por quem não dirige nem o próprio carro, porque tem motoristas particular pagos com nosso dinheiro. Teríamos de ser ouvido, nossa opinião e o que passamos nessas estradas brasileira, e no Mercosul também. E o estado tinha de baixar o custo da renovação e do toxicológico, ou banca a metade. na última renovação gastei 778,00 acho que se fosse a metade deste valor todos ganharia e todos saía satisfeito.

Reply
Flavio ribeiro 03/07/2020 - 18:22

Sou a favor mas q seja pra todos, colocou só pra uns pq ele fumam e cheiram.tem q ser geral é ser com custo estado,já ganhamos poucos é temos q bancar .sai fora seu ladrões.

Reply
Celso TAC 03/07/2020 - 16:52

A lei tem que valer pra todos, é um absurdo o que esses deputados e senadores estão fazendo, simples inclua eles junto a categoria, aposto que ja iam mudar a lei para que o exame fosse gratuito.

Reply
Gerson Viana Brito 03/07/2020 - 16:44

Esse exame tem que ser exigido para todos os condutores,não tem lógica somente para condutores de veículos de grande porte,está provocando discriminação sim contra rodoviários e caminhoneiros.Se for com intuito de reduzir os acidentes as autoridades sabem que muitos acidentes fatais envolvem motos,automóveis,ônibus,caminhões e até embarcações marítimas com seus condutores usando alguma substância química suspeita e são provadas em exames posteriores.Que faça o exame ou deixe de fazer,o que já é inconcebível os gastos coma CNH e esse exame caríssimo se torna bi tributação.

Reply
Sergio Batista Manéa 03/07/2020 - 16:25

Não sou contra o toxicológico,desde que seja feito para todas as categorias,inclusive a primeira habilitação.

Sem mais

Reply
Eneas 03/07/2020 - 16:14

Kkkk se for custeado pelo governo aí não será aprovado ,essa cambada quer o nosso dinheiro só sabem meter a mão no nosso bolso.

Reply
Genildo 03/07/2020 - 16:13

Toxicológico tem que ser pra todos porque só do motorista profissional isso é um abisudo contra que trabalha quem anda matando inocente nas ruas não e nois não são os filhos de papai que enche a cabeça de drogas e bebida

Reply
RODRIGO SANTOS 03/07/2020 - 15:09

Sou a favor, desde quando se aplique a todas as categorias, com as mesmas condições de penalidades, valores acessíveis ou custeado pelo estado..

Reply
João Regis Lessa 03/07/2020 - 15:28

Acho certo fazer o exame e também que tenha uma punição mais severa, infelizmente por causa de uns os outros pagem, mais acho também que quem deveria arcar com os valores seria o governo, pagamos muintos impostos

Reply
Miqueias de Almeida 03/07/2020 - 14:04

em um país com alta carga tributária esse exame exigido era pra ser custeado pelo estado

Reply
José roberto 03/07/2020 - 13:56

Eu não conheço um camioneiro que é favorável a este exame toxicológico. É mais um custo no bolso do motorista. E tem outra a discriminação entre os motoristas profissionais e de carros de passeio se tiver a lei tem que ser pra todos.

Reply
Wagner 03/07/2020 - 13:49

Nada vai mudar em favor dos trabalhadores ainda falam que a escravidão já acabou só mudou de nome .somos escravos de deputados e senadores que recebem pagamentos com meu es eu dinheiro descontados do meu pagamento dos 11%do meu inss .protesto não quero mais esse desconta aí eu quero ver ele a se candidatar.

Reply
Carlos 03/07/2020 - 13:40

Quis dizer pai de família

Reply
Carlos 03/07/2020 - 13:39

Porque só profissional tem que fazer porque não aus filhinhos de papai que fica tirando racha matando inocentes países família em ponto de ônibus quando estão indo trabalhar

Reply

Escreva um comentário