Transpes inicia testes com caminhão a gás da Scania
A Transpes começou a testar em suas operações um caminhão Scania G410 XT 6×4, que é abastecido exclusivamente a gás. De acordo com a empresa, o veículo será utilizado regularmente, em operações por todo o país.
Os caminhões a gás da Scania podem ser abastecidos com GNV ou biometano, e oferecem a mesma potência (410 cavalos) e torque muito semelhante (2.000 Nm) ao de um caminhão com motor diesel convencional.
Construídos especificamente para usarem gás, os motores OC13 desses caminhões operam em ciclo Otto, usando velas de ignição, como acontece em um carro de passeio.
De acordo com a Scania, os caminhões, quando abastecidos com GNV, reduzem as emissões de CO2 em 15%, e podem conseguir uma redução de emissões de 90% se for usado biometano.
“É possível sim alinhar logística e sustentabilidade! Nesse sentido, seguimos engajados em prol do fortalecimento dos transportes sustentáveis, aprimorando a eficiência e combatendo impactos ao meio ambiente”, destacou a empresa, em publicação nas redes sociais.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Fotos Transpes e Emerson Fonseca
Acabou com a farra da “JIBOIA” dos prancheiros.
Quanto de economia em relação a um caminhão nas mesmas condições, mas com motor Diesel ?