Coluna Mecânica Online – Entendendo a transmissão do seu veículo

por Blog do Caminhoneiro

A transmissão de um automóvel tem a função de fornecer as forças de tração e impulsão necessárias para induzir o movimento. Na unidade de propulsão a energia química (combustível) ou também elétrica (bateria, célula solar) é transformada em energia mecânica.

Motores de ignição e diesel são os preferidos como unidade de propulsão. Toda unidade de propulsão trabalha numa determinada faixa de rotações, limitada pela rotação de marcha lenta e pela rotação máxima.

Os valores característicos de potência e torque não são oferecidos uniformemente; os valores máximos só estão disponíveis em faixas específicas. As relações de transmissão dos elementos da transmissão adaptam o torque disponível à força de tração requerida no momento.

Inicialmente se faz necessário saber que o princípio básico da movimentação dos veículos é da seguinte forma: o motor gera e transmite potência na forma de rotação de um eixo (chamado de virabrequim = árvore de manivelas), este eixo se acopla, através da embreagem, à caixa de marcha, a caixa de marcha entrega a potência recebida do motor (diminuída das perdas internas da caixa) para o eixo das rodas, para que elas girem.

A caixa de marcha, além de transmitir potência, tem a finalidade de alterar a relação de transmissão entre o motor e as rodas.

Mas o que é relação de transmissão? É a variação entre a rotação dos eixos de entrada e de saída. Por exemplo, se a rotação do eixo que entra na caixa de marcha for igual à rotação do eixo de saída, que vai para as rodas, a relação de transmissão é de 1:1, da mesma forma, se a rotação do eixo que entra for igual à metade da rotação do eixo que sai, a relação de transmissão será de 0,5:1.

Assim, não tem “para onde fugir”, se, por exemplo, um carro tem 100 cv, atinge a velocidade máxima de 200 km/h, na última marcha, 5ª e na rotação máxima do motor (rotação de corte da injeção, no caso sendo 7.000 RPM), mesmo que ele tenha 200 cv, em 5ª marcha e a 7.000 RPM, ele atingirá os mesmos 200 km/h.

A única mudança será na aceleração, pois potência é a quantidade de energia gasta num determinado tempo, assim, quanto maior a potência, menos tempo será gasto para a energia necessária em uma retomada de velocidade ou arrancada.

Concepção – A condição dinâmica de um automóvel é descrita através de uma equação da resistência ao movimento. Ela equilibra a oferta de força da transmissão com a necessidade de força nas rodas de tração (resistência ao movimento).

Elementos da transmissão – Os elementos da transmissão devem cumprir as seguintes funções:
– Parar o veículo, mesmo com o motor em funcionamento,
– Efetuar o procedimento de arranque,
– Converter torque e rotação,
– Proporcionar movimento para frente e para trás,
– Permitir rotações diferentes das rodas motrizes em curvas,
– Possibilitar ao propulsor operar na faixa ideal de consumo e emissões.

Parada, arranque e interrupção da transmissão de força são possibilitadas pela embreagem.

Durante o arranque a embreagem desliza e compensa a diferença de rotações entre o motor e a transmissão.

Quando as condições operacionais exigem uma troca de marcha a embreagem isola a caixa de mudanças durante o procedimento de troca de marchas. Nas transmissões automáticas, o conversor hidrodinâmico de torque assume o procedimento de arranque.

A caixa de mudanças modifica torque e rotação do motor adequando-os à necessidade de tração do veículo no momento.

Mecânica Online

Aplicativo – A Caoa Chery lança um novo aplicativo batizado de D21 MOTORS, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS que tem como objetivo possibilitar que o cliente tenha acesso completo às informações e funções do seu veículo de maneira rápida e fácil. Intuitivo e com layout moderno, o app também agrega dicas de dirigibilidade e manutenção, além do manual do proprietário.

Cursos sobre mecânica – A nova área de cursos do Mecânica Online apresenta uma plataforma dinâmica e interativa. O conteúdo é amplamente ilustrado e combina textos, fotos, infográficos, animações e vídeos para facilitar o entendimento do aluno. O aluno terá a oportunidade de participar on-line dos cursos sobre Eletricidade, informação e conforto; História, Criação e Desenvolvimento do Automóvel; Powertrain; Sistemas de Segurança do Veículo; Sistemas do Chassi e Carroceria; e o novíssimo curso sobre Veículos Elétricos e Híbridos, nova referência na internet no assunto.


Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!