DAF lança nova geração de caminhões XF no Brasil

por Blog do Caminhoneiro

A DAF apresentou hoje a nova geração de caminhões XF no Brasil. Além do facelift, deixando a linha XF igual ao modelo vendido atualmente na Europa, a DAF afirma que os novos XF são mais robustos, mais tecnológicos, seguros e oferecem ainda mais conforto ao caminhoneiro.

A DAF registra o seu melhor ano no Brasil atualmente, atingindo 9,1% de participação no mercado de caminhões pesados. Chegando ao Brasil em 2011 e iniciando a produção em 2013, a DAF atingiu 10 mil unidades produzidas no país nesses sete anos.

Para desenvolvimento dos novos modelos, a DAF ouviu dos clientes as principais demandas, como redução de consumo, aumento da disponibilidade e conforto para o caminhoneiro, todas atendidas na nova geração do XF.

De acordo com a DAF, mais de 20 mil horas de desenvolvimento foram necessárias para adequação da nova linha às estradas brasileiras, com milhares de quilômetros de testes em pistas de testes e nas estradas do país.

“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Novidades

Os novos DAF XF contam com novos entre-eixos, novo motor Paccar MX-13 de 530 cavalos de potência e 2.600 Nm de torque, com a potência de 480 cv e 2.500 Nm mantida, e o freio-motor de três estágios e 490 cavalos de potência. O novo DAF também recebeu a nova caixa de câmbio ZF TraXon, automatizada, de 12 marchas com relações mais longas.

Essa transmissão da ZF permite trocas de marchas mais rápidas, de forma mais suave e silenciosa, oferecendo ainda mais conforto ao motorista. Ela também tem o sistema Eco-Mode, que muda o mapa de troca de marchas para redução de consumo, e que, aliada ao Controle Preditivo de Cruzeiro, faz as trocas de marchas de forma precisa de acordo com a topografia do local onde o veículo está.

O novo design, além de atualizar a linha, melhora significativamente a aerodinâmica do modelo. Com toda a evolução, a redução de consumo chega a 14%.

Evolução tecnológica

A DAF passa a oferecer o Assistente de Performance do Condutor, onde o computador de bordo do caminhão interagem com o caminhoneiro, oferecendo dicas e dando nota para a estilo de condução do veículo, visando aumentar a segurança, explorar o máximo de desempenho e reduzir o consumo.

O piloto automático do Novo XF lê o relevo da estrada via GPS, permitindo que o sistema se ajuste para melhorar as trocas de marchas, de acordo com cada trecho de rodovia. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

O caminhão também tem sensores que monitoram a pressão dos pneus, informando ao motorista se houve diferença na calibragem, que pode interferir no desgaste e aumentar a resistência ao rolamento do pneu.

Visando aumentar a vida útil da bateria e dos componentes do sistema elétrico, o veículo também conta com um sistema inteligente que monitora o nível de energia da bateria.

Um dos grandes destaques em tecnologia do veículo são os sistemas de segurança, como o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal, e o Controle de Estabilidade do Veículo, que corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

O caminhão também conta com Aviso de Saída da Faixa, que alerta o motorista se o caminhão sair da faixa de rodagem, destacando erros de condução, sonolência ou distração do motorista.

Outro destaque é o Controle de Cruzeiro Adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Cabines

A DAF oferece no novo XF duas opções de cabine, a Space Cab e a Super Space Cab, com 2,10 metros de altura interna.

Por fora, junto com o design totalmente renovado, a marca atualizou totalmente a aerodinâmica do veículo, reduzindo o atrito do ar e reduzindo consumo e ruídos do veículo.

O modelo conta com novo para-sol, com friso cromado, que combina com o logotipo da nova grade, em aço escovado, novos faróis com lentes Lexan, mesmo material usado em janelas de aviões, com possibilidade de uso de LED’s.

O para-choque, em aço, recebe novos detalhes, cromados, para combinar com o design da nova grade. Maçanetas e para-lamas podem ser pintados na cor da cabine.

Por dentro

Os novos DAF recebem um interior completamente novo, com painel com novas opções de cores, em tom de areia, em combinação com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado.

A DAF oferece ainda o pacote Exclusive, com um acabamento mais exclusivo em tom conhaque, com detalhes em alumínio escovado.

O painel de instrumentos é intuitivo, moderno e de fácil acesso aos comandos, com a ergonomia sendo um dos pontos altos na nova cabine.

“O mercado recebe um novo caminhão, mas que já passou por um exaustivo processo de testes. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais. Utilizamos equipamentos de última geração para aferição e controle do nosso produto, o que nos permitiu ajustes precisos para que o cliente receba um caminhão totalmente adequado para a sua operação”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento de Produto.

A cabine conta com ar-condicionado mais eficiente, iluminação interna de três níveis, colchão de 81×220 cm, o maior da categoria, com espuma de alta densidade, possibilidade de instalação de beliche, cortinas blackout, climatizador no teto, banco do motorista com ajuste pneumático e travas antiarrombamento Night Lock como opcionais.

A DAF não divulgou os preços dos novos modelos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

2 comentários

Carlos Roberto 19/08/2020 - 18:55

Os Holandeses vieram para ficar e isso é fato! Parabéns DAF sensacional…

Reply
José Alves 18/08/2020 - 20:15

Parabéns DAF. Agora eu compro um.

Reply

Escreva um comentário