Empresa dos Estados Unidos compra 2.500 caminhões Nikola
A Nikola Corporation é uma empresa que vem desenvolvendo, há alguns anos, caminhões movidos a células de combustível de hidrogênio, e recentemente recebeu investimentos até da CNH Industrial, dona da Iveco, para acelerar o desenvolvimento dos veículos.
Apesar de promissora, a empresa ainda não produziu nenhum caminhão comercialmente. Mesmo assim, os pedidos para os veículos, que devem começar a ser produzidos somente em 2022, não param de chegar.
É o caso da empresa Republic Services, a segunda maior empresa de coleta e destinação de lixo nos Estados Unidos, que acaba de adquirir 2.500 caminhões Nikola, que só começarão a ser entregues em 2023.
O pedido pode ser ampliado, passando das 2.500 unidades atuais para até 5 mil. O número é impressionante até mesmo para montadoras conceituadas no mercado, o que destaca ainda mais o feito da Nikola.
“A Nikola é especialista em caminhões pesados com zero emissões. O mercado de lixo é um dos mais estáveis do setor e fornece valor para os acionistas de longo prazo”, disse o fundador e presidente executivo de Nikola, Trevor Milton.
O caminhão usará a mesma plataforma do Nikola Tre, que está sendo desenvolvido em parceria com a CNH Industrial, usando como base o novo Iveco S-Way. Provavelmente apenas a cabine será diferente.
Além da venda dos caminhões, a Nikola também vai implementar os veículos, não sendo necessária a instalação do compactador de lixo em outras empresas. A grande vantagem para a Republic Services será a garantia de fábrica e a manutenção feita por apenas uma empresa.
Os caminhões não emitirão nenhum poluente, e contarão com sistema de carregamento frontal e lateral automatizados.
O motor elétrico será limitado por software, para não ultrapassar os 1.000 cavalos de potência, e a Nikola espera que irá superar todos os concorrentes, a diesel ou gás natural.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Primeiro Mundo é outra coisa…