Steinwinter Supercargo 20.40: Quando tentaram mudar o conceito de carreta

por Blog do Caminhoneiro

Na década de 1980, um novo conceito de veículo para transporte de cargas foi apresentado no Salão de Veículos de Frankfurt. Tratava-se do futurístico protótipo Steinwinter Supercargo 20.40, um cavalo-mecânico muito baixo, posicionado em baixo da carreta, e não à sua frente, como é convencionalmente.

A ideia por trás desse protótipo era a de reduzir o consumo de combustível e aumentar a carga transportada, sem comprometer o conforto para o motorista. Apesar da ideia inovadora, apenas o protótipo foi construído, não entrando em linha de produção. A altura total do caminhão era de apenas 1,17 metro.

Mesmo estranho para os padrões normais, o modelo tinha suspensão independente a ar, sistema de freios com ABS, diferencial com sistema de bloqueio automático e ar condicionado, em um interior semelhante ao de um carro esportivo de luxo, com banco Recaro e espaço para descanso do motorista atrás dos bancos.

O sistema modular de desenvolvimento do veículo poderia servir para uso como cavalo-mecânico, caminhão rígido e até para ônibus.

O motor era um Daimler-Benz OM-442 LA de 14,6 litros, em configuração V8, que rendia 400 cavalos de potência, e 1.020 Nm de torque. O câmbio era um ZF Ecosplit de 16 marchas.

Desenvolvido pelo engenheiro alemão Manfred Steinwinter, o caminhão chegou a rodar por mais de 3 mil quilômetros em testes, mas problemas de superaquecimento do motor e legislação que não previa a utilização de um caminhão nesse formato inviabilizaram sua produção. Além disso, o caminhão pecava em visibilidade para o caminhoneiro.

Hoje em dia, de acordo com as últimas fotos, o caminhão foi abandonado, e está em processo de desmanche.

Foto atual do Steinwinter Supercargo 20.40

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

Edson da Silva Castro 10/08/2020 - 18:40

E uma careta de gerente da outra careta , mais baixo e muita força no cavalo .

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!