O caminhão Tesla Semi, movido a eletricidade, foi apresentado em 2016, e tinha produção prevista para 2019. Após diversos atrasos, a produção deve ficar para 2022. Mas isso não tem impedido empresas e transportadores dos Estados Unidos e Canadá de realizarem milhares de encomendas de caminhões Semi.
Nesta semana, a Walmart Canadá anunciou que realizou um pedido de 130 caminhões da marca, se tornando uma das maiores encomendas de caminhões elétricos no Canadá.
A Walmart Canadá deve investir mais de US$ 3,5 bilhões em cinco anos no paĂs, para se alinhar a meta da Walmart Global, de zerar a emissĂŁo de poluentes atĂ© 2040.
Até o final de 2022, o Walmart espera ter pelo menos 20% de caminhões elétricos em sua frota, chegando à totalidade até 2028.
“Nossa encomenda de caminhões Tesla Semi Ă© parte de nosso esforço contĂnuo para inovar os negĂłcios e priorizar a sustentabilidade. Ao converter 20% da nossa frota em veĂculos elĂ©tricos atĂ© o final de 2022 e nos comprometer com energia alternativa para todos os veĂculos da frota atĂ© 2028, estamos colocando a segurança, a inovação e a sustentabilidade na vanguarda da nossa rede logĂstica”, disse John Bayliss, vice-presidente sĂŞnior de logĂstica e cadeia de suprimentos do Walmart Canadá.
A promessa da Tesla para o modelo Semi Ă© de um consumo de menos de 2 kWh de energia por milha (1,6 km), rodando com carga total em velocidade de rodovia, o que reduz significativamente os custos com combustĂvel.
A autonomia total deve ser de 500 milhas (800 km), permitindo uma viagem de ida e volta sem necessidade de recarga. O caminhão também pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 20 segundos, carregado com 36 toneladas.
Tecnologias presentes no caminhão, como a frenagem regenerativa, podem recuperar até 98% da energia dos freios para a bateria, se usada corretamente.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro