Centro Tecnológico Randon recebe nova área para ensaios dinâmicos de veículos

O Centro Tecnológico Randon (CTR), recebeu uma nova área, de 53 mil metros quadrados, destinada ao desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de controle de estabilidade. A estrutura dispõe ainda da maior pista de baixo atrito da América Latina e de pistas especiais para análise de ruído e performance de pneus.

Com o investimento, o CTR visa de consolidar como um dos principais complexos de desenvolvimento de soluções para a indústria da mobilidade do país. A inauguração foi realizada ontem, com transmissão no Youtube.

A nova área tem capacidade para realização de testes com veículos leves e pesados, com suporte para homologações necessárias de sistemas de frenagem com antitravamento (ABS), controle eletrônico de estabilidade e performance e ruídos de pneus.

A pista de baixo atrito, a maior da América Latina, tem 1.800 metros quadrados, com 300 metros de comprimento, e é recoberta com placas de basalto polido.

Existem ainda duas pistas destinadas para ensaios de ruído e performance de pneus. A estrutura projetada para as análises de performance, de 150 metros de comprimento, conta com um sistema para irrigação do pavimento permitindo a realização de testes com pista seca ou molhada.

Além da estrutura de ponta, o CTR conta com uma equipe de técnicos, engenheiros e pilotos altamente capacitada para o desenvolvimento e a execução dos testes, sempre com foco na segurança.

“Projetamos essa área para o atendimento das demandas tecnológicas da nossa indústria. Além da estrutura de pista, investimos em sistemas de proteção para o condutor e para os veículos, que possibilitam avaliar os limites dos sistemas veiculares, sem riscos aos profissionais envolvidos”, destaca o Gerente de Inovação do Centro Tecnológico Randon, Joel Boaretto.

Neste ano, foram investidos mais de R$ 20 milhões no CTR, para ampliação das estruturas das pistas, do laboratório estrutural, e também para a criação do espaço Innovation Lab, buscando se consolidar como um dos principais hubs de soluções para a indústria da mobilidade.

“Esse conjunto de iniciativas nos permite oferecer um atendimento completo aos nossos clientes e parceiros. Buscamos aplicar no nosso negócio o conceito ‘one stop shop’, ou seja, quem procurar o CTR terá em um só lugar a possibilidade de realizar o desenvolvimento completo do seu trabalho, desde a avaliação virtual, concepção dos protótipos, até os testes de validação e homologação do produto para aplicação final”, reforça o diretor de Tecnologia e Inovação de Produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira.

10 anos

Criado há dez anos, o CTR é um centro destinado ao desenvolvimento de tecnologias, testes e validação de inovações. Localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, em uma área de mais de 90 hectares, funciona como um hub de engenharias, potencializando o processo de criação do time técnico a partir dos recursos disponíveis.

O Centro Tecnológico Randon conta com 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições. Possui um prédio de 2.200 metros quadrados, com áreas administrativas, de engenharias, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e um espaço técnico para preparação de veículos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio