Comil desenvolve carroceria para ônibus elétrico BYD

por Blog do Caminhoneiro

A Comil apresentou, na semana passada, seu primeiro ônibus elétrico. O ônibus é voltado para fretamento e viagens de curtas e médias distâncias. A carroceria é a Comil Invictus 1200, sobre chassi BYD D9F 4×2, totalmente elétrico.

De acordo com a Comil, a escolha desta carroceria para ser o primeiro ônibus elétrico da montadora se deve pelos resultados obtidos pelos clientes que já usam o modelos com chassis convencionais, a diesel.

A Comil já homologou o veículo, e agora disponibiliza a novidade para encomendas de transportadores nacionais e internacionais.

O grande destaque da operação com um chassi elétrico é o conforto, já que praticamente não existe ruído de operação.

“A preocupação esteve nos detalhes do projeto, criando uma carroceria diferenciada e customizada para esse modelo de chassi, pensando no melhor aproveitamento do layout estrutural e buscando atender à necessidade do cliente rodoviário”, destacou Tiago Zanette, gerente comercial da Comil Ônibus.

São 42 poltronas semi-leito com descansa pernas, ar-condicionado com saídas individuais, sanitário, e também com um espaço diferenciado para bagagens, já que a Comil desenvolveu a carroceria para aproveitar melhor o espaço entre o chassi e a carroceria.

O chassi BYD traz baterias que podem ter autonomia de 300 km, com 402 cavalos de potência e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro. Em sua configuração interna, encontram-se sistemas de áudio e vídeo, conectores USB e poltrona reservada com elevador para acessibilidade. A segurança é garantida pelos freios a disco com sistema ABS e controle de tração, sensor de estacionamento e câmeras internas.

“Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação. Trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e o translado entre aeroportos e cidades”, disse o diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!