Demanda por fretes para caminhões graneleiros cresceu 56% no primeiro semestre

por Blog do Caminhoneiro

De acordo com um levantamento feito pela plataforma FreteBras, a demanda de fretes para caminhões graneleiros e também basculantes dispararam no primeiro semestre desse ano. O número de fretes para caminhões graneleiros cresceu 56%. Para basculantes, o aumento foi de 50%.

Os fretes para caminhões graneleiros tiveram aumento principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Já a demanda para caçambas teve maior concentração no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, especialmente Ceará, Pará e Tocantins.

“O graneleiro é o caminhão que tem maior oferta de fretes durante todo ano e com maior procura entre julho e outubro por conta do escoamento das safras de trigo e soja. Entre janeiro e agosto o crescimento na busca deste tipo de carroceria na nossa plataforma foi impressionante, chegando a 210%”, afirma Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.

“Já pela facilidade de descarregar, a caçamba é muito utilizada para o transporte de materiais de construção, como areia, brita e cimento, que, assim como o agro, foi um setor que se manteve aquecido durante a pandemia”, acrescenta.

O levantamento também indicou que a procura por caçambas teve um salto de 239% na região Norte, 150% no Nordeste e 101% no Centro-Oeste. Para graneleiros, o aumento foi de 42% no Sudeste e 65% no Sul.

“As ofertas de fretes na plataforma vêm aumentando fortemente na medida em que os caminhoneiros descobriram a facilidade, agilidade e melhores oportunidades de encontrar cargas pelo aplicativo. Motoristas que dirigem caminhões com estes tipos de carroceria continuarão tendo muito trabalho pela frente”, avisa Hacad.

Os veículos pesados são os mais recomendáveis para carroceria graneleiro, com destaque para os modelos carreta e bitrem. A variedade é utilizada principalmente no transporte de cargas secas a granel. A escolha se dá porque, para esse tipo de carregamento, a carroceria deve ser aberta e preferencialmente alta para que o processo de entrega mantenha a integridade do produto e evite desperdícios.

Metodologia da pesquisa

Os números foram levantados por meio da plataforma da FreteBras, que possui mais de 420 mil caminhoneiros cadastrados, o que equivale a um terço dos caminhoneiros do Brasil. No site são publicados quase 600 mil fretes mensalmente. Atualmente, o Brasil tem cerca de 1,2 milhão de caminhoneiros, sendo que 500 mil são autônomos, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

3 comentários

RENÊ COSTA 30/10/2020 - 18:18

ATENÇÃO BR 040 ESTÁ HAVENDO MUITO IMPRUDÊNCIA CORRERIA , MATANDO PROFISSIONAIS DO VOLANTE, EXEMPLO DIA 27 DE OUTUBRO DE 2020 NA BR 040 PRÓXIMO A FELIXLÂNDIA MG UM CARVOEIRO EM UM SCANIA G AZUL LS CARRETA GAIOLAO FEZ UMA ULTRAPASSAGEM IMPRUDÊNCIA EM FAIXA CONTINUA EM UMA PONTE JOGANDO O REBOQUE NO CAMINHÃO 1313 AZUL GRANELEIRO DE UNAÍ MG QUE VITIMOU O MOTORISTA DE 55 ANOS DE QRA ZANGADO LUTADOR AUTÔNOMO QUE NÃO TEVE SANCHES DE SE DEFENDER DO MAL. É LAMENTÁVEL SENHORES DIVULGAR FAZ PARTE DO PROFISSIONALISMO CAMINHONEIROS.

Reply
Diogo andrade( Carreteiro) 26/10/2020 - 16:47

Olá tudo bem, parabéns por essas maravilhas de caminhões, todos vcs são merecedores .

Reply
JOSE DARIO JACINTO RIBEIRO 26/10/2020 - 16:31

Boa tarde!
Me chamo Dário, fiz um consórcio para comprar um caminhão, preciso de orientações para o seguimento de transporte rodoviário em geral.
Obs: Tenho dúvidas entre carreta graneleiro e baú, também onde comprar!
Seria possível me ajudar nestas dúvidas?

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!