Mercedes-Benz comemora 70 anos da compra do projeto do Unimog

por Blog do Caminhoneiro

Amanhã é a data de aniversário do valente caminhãozinho Unimog, adquirido pela Mercedes-Benz em 27 de outubro de 1950. Ele foi criado originalmente pela empresa Boehringer Bros. em 1946, e o projeto foi comprado pela Daimler-Benz em 1950.

A Boehringer Bros. desenvolveu o projeto do veículo usando um motor Mercedes-Benz, na versão OM-636 diesel, que era um motor para automóveis. Com o boom pós-guerra nas vendas, a Mercedes-Benz não conseguia garantir a entrega de motores à Boehringer, por isso, o projeto foi vendido.

O OM 636 diesel era um motor desenvolvido para o automóvel Mercedes-Benz 170 D, com 38 cavalos de potência. Para o Unimog, a potência era reduzida para 25 cavalos. Este motor de sucesso, o primeiro motor diesel para automóveis de passageiros produzido após a guerra, foi instalado como padrão em automóveis de 1949 a 1963, e também no Unimog.

As negociações para compra do projeto do Unimog contaram com a presença de dois representantes da Daimler-Benz e dos seis acionistas da empresa Boehringer. Entre eles estava o pai da Unimog, Albert Friedrich, bem como Rolf e Werner Boehringer como representantes da fabrica Boehringer Bros. de Göppingen, Alemanha.

As negociações sobre a aquisição do Unimog já haviam começado em 5 de setembro de 1950. Durante essas negociações, a Daimler-Benz fez uma declaração por escrito da intenção de adquirir o Unimog com todos os direitos e obrigações. As negociações foram concluídas em 27 de outubro de 1950.

Depois disso, só sucesso. Até hoje, mais de 380 mil unidades do caminhão foram vendidas em todo o mundo, servindo para diversos tipos de aplicação, em serviços de rodovias, construção civil e agricultura.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!