Preço do diesel caiu 24% nas refinarias em 2020

por Blog do Caminhoneiro

A Petrobras reajustou na semana passada os valores do diesel e da gasolina, em 4% e 5% respectivamente. Porém, de acordo com a estatal, o valor do combustível nas refinarias tem pouca influência sobre o valor final para o consumidor.

A Petrobras também destacou que os preços praticados e suas variações são atreladas ao mercado internacional e ao valor do dólar. Além disso, para se chegar ao valor final do diesel e da gasolina nas bombas, são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis.

Desde janeiro, o valor médio do diesel vendido das refinarias para as distribuidoras caiu 24,3%, e o valor da gasolina caiu 5,3%. Apesar da queda no valor nas refinarias, a variação para o consumidor é mínima.

A Petrobras tem vendido o diesel para as distribuidoras, em média, a R$ 1,76 o litro, correspondendo a 49% do valor final ao consumidor na bomba.

Valores abaixo da média mundial

A Petrobras também publicou informações de uma pesquisa, realizada pela Globalpetrolprices.com, abrangendo 127 países. De acordo com a pesquisa, o preço médio do diesel ao consumidor final no Brasil está 32% inferior à média global e ocupa a 24ª posição do ranking sendo, portanto, inferior aos preços observados em 103 países.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

Zé Cueca 14/10/2020 - 11:09

Culpa dos carteis que dominam tudo no Brasil!
Quando se cogita em aumento de preço, os distribuidores aumentam dias antes, mas quando é redução levam meses para adequar!
Salve as distribuidoras internacionais que fazem lob para aumentar o preço e assim poder trazer combustível de fora para nós, ou seja; geram empregos lá fora e preço alto e desemprego aqui pra nós!
Bom lembrar que grande parte do petróleo produzido no Brasil está sendo exportado para retornar como produto acabado para o consumo!
Salve esses que se dizem patriotas, mas que na verdade são entreguistas que estão vendendo o Brasil a preço de banana podre!

Reply

Escreva um comentário