Caminhões Kenworth e Peterbilt escalam Pikes Peak sem emitir nenhum poluente
A subida de montanha mais famosa do mundo, em Pikes Peak, no estado do Colorado, Estados Unidos, foi vencida por dois caminhões, um Kenworth T680 equipado com uma célula de combustível de hidrogênio e um Peterbilt 579EV, elétrico a baterias. A Subida Internacional de Pikes Peak é conhecida como a corrida das nuvens, e tem quase 20 km de extensão, com 156 curvas, e desnível total de 1.432 metros.
Os dois veículos se saíram muito bem no ziguezague pelas centenas de curvas, e chegaram com facilidade aos 4.302 metros acima do nível do mar. Alguns trechos tem elevações de 7% a 10%.
“Estamos muito entusiasmados com o trabalho que a Kenworth e a Peterbilt têm feito no desenvolvimento de tecnologia de emissão zero. Vencer Pikes Peak demonstra a liderança da PACCAR em células de combustível e eletrificação de veículos comerciais”, disse Kyle Quinn, Diretor de Tecnologia da PACCAR.
Kenworth T680
O caminhão da Kenworth é movido com uma célula de combustível de hidrogênio, desenvolvida em parceria com a Toyota, que oferece 470 cavalos de potência, com 563 quilômetros de autonomia. A subida completa foi feita em apenas 15 minutos.
O projeto entre a Kenworth e a Toyota prevê a construção de 10 caminhões movidos com células de hidrogênio.
“Atingir o topo de Pikes Peak é uma grande conquista para o caminhão elétrico de célula de combustível Kenworth T680. Os caminhões Kenworth T680 serão colocados em operação junto aos nossos clientes no porto de Los Angeles nos próximos meses.O abrangente programa de emissões zero da Kenworth também inclui os veículos elétricos Kenworth T680E Classe 8 e os veículos de porte médio Kenworth K270E e K370E com bateria”, disse Kevin Baney, Gerente Geral da Kenworth e Vice-Presidente da PACCAR.
Peterbil 579EV
Já o modelo elétrico da Peterbilt é movido com baterias, com design concebido visando a distribuição ideal de peso e desempenho superior. As baterias usam a tecnologia de fosfato de ferro de lítio termicamente controladas para propiciar um alcance de até 241 Km.
As baterias podem ser recarregadas em apenas 4 horas, se for usado um carregador rápido de corrente contínua. O 579EV é um caminhão ideal para distribuição urbana e viagens de curta distância.
Os motores elétricos oferecem até 670 cavalos de potência, com sistema de frenagem regenerativa, que aumenta a autonomia do caminhão.
Já foram construídos 22 caminhões Peterbilt 579EV, que rodam em testes em todos os Estados Unidos, somando mais de 80 mil quilômetros rodados.
“Levar o Peterbilt Modelo 579EV ao topo da ‘Montanha da América’ é um marco importante para a Peterbilt e toda a nossa linha de veículos comerciais elétricos a bateria. Ser o primeiro caminhão elétrico de classe 8 a subir Pikes Peak é uma validação adicional de todos os quilômetros rodados no mundo real, que a Peterbilt acumulou em toda a nossa frota de teste de EV e demonstra que estamos prontos para entregar veículos direto de nossa linha de produção aos clientes no próximo ano”, disse Jason Skoog, Gerente Geral da Peterbilt e Vice-Presidente da PACCAR.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro