Mercedes-Benz lança novo chassi para ônibus de fretamento
A Mercedes-Benz apresentou ontem seu novo chassi de ônibus, voltado para o segmento de fretamento. O modelo OF 1621 é indicado para transporte de funcionários de empresas e indústrias.
O chassi tem PBT de 16,5 toneladas, e é equipado com motor OM 924 LA, com 208 cavalos de potência, e pode receber carrocerias de até 12,55 metros de comprimento, com até 48 assentos.
“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. Com esse lançamento, o nosso grande diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A solução encontrada pela MB foi deixar os balanços dianteiro e traseiro mais curtos, com entre-eixos de 5.950 mm. Graças a essa mudança, o chassi pode receber tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação para ar condicionado de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi.
“A Mercedes-Benz é a primeira marca que traz para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, informa o executivo. “Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos e contribuíram com esse processo. A empresa paranaense Rimatur, por exemplo, referência nesse segmento, participou ativamente e forneceu inputs acerca da configuração do chassi. Essa visão do cliente contribuiu muito para a assertividade do desenvolvimento desse novo produto da marca”, diz Walter Barbosa.
O novo OF 1621 já tem os primeiros clientes. A primeira empresa a adquirir o modelo foi a Rimatur, do Paraná, uma das maiores empresas de fretamento do Brasil.
“Nossa frota opera de segunda a sábado, em três turnos, com uma média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos seus funcionários. Em função disso, sugerimos aos parceiros da Mercedes-Benz e das encarroçadoras um ônibus que assegurasse ótima capacidade de assentos. Além disso, o balanço dianteiro curto proporciona um melhor ângulo de entrada, facilitando a manobra nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Isso nos ajuda a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo”, diz Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro