Soluções da ZF deixam a operação com basculantes mais seguras

por Blog do Caminhoneiro

A ZF tem uma área na empresa que se dedica a buscar soluções de segurança para veículos, entre eles, os implementos rodoviários. Uma dessas soluções é o T-EBS (Trailer – Electronic Braking System), ue dá mais inteligência à carreta, e permite a instalação de outras quarenta funções, de um pacote que integra o Programa Semirreboque Inteligente (Intelligent Trailer Program – ITP), da WABCO, líder global em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais.

Algumas dessas funções já são obrigatórias para basculantes, como a SafeStart, que não permite que o implemento seja levantado com o veículo em movimento.

Outras, como a TiltAlert, indica a inclinação lateral da carroceria, mantendo o caminhoneiro informado sobre os ângulos críticos do implemento, minimizando o risco de acidentes.

O sistema T-EBS monitora vários sistemas do implemento, muito além do sistema eletrônico de frenagem, garantindo uma atuação mais rápida e eficiente do sistema de freios, e também permite um ajuste da pressão do sistema de freio de acordo com a carga transportada.

O sistema também conta com as funções ABS (Anti Lock Braking System) e RSS (Rollover Stability Support), que auxiliam no controle de estabilidade do veículo, evitam o travamento das rodas em frenagem de emergência e atuam na prevenção de tombamento.

A ZF adquiriu a Wabco em maio deste ano.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados