Dicas que todo caminhoneiro deve seguir para evitar dor nas costas

por Blog do Caminhoneiro

Para evitar dor nas costas, é preciso cuidar da postura e do corpo. São tarefas simples mas que, nas estradas, muitos caminhoneiros acabam esquecendo.

E esse “esquecimento” acaba trazendo graves consequências. Para se ter uma ideia, 59% dos caminhoneiros afirmam sentir dores na lombar enquanto dirigem.

Esse é um grande incômodo e ainda pode ser sinal de problemas mais graves, como a sobrecarga das articulações e o desgaste articular.

Dores nas pernas e tensão na base do pescoço são outras dores comuns. Quer evitá-las? Continue lendo e descubra as dicas que separamos para você!

7 dicas para você, caminhoneiro, evitar dor nas costas

1. Tenha atenção à sua postura

É muito importante cuidar para que suas costas fiquem sempre eretas. Elas devem ficar completamente apoiadas no assento para que a coluna não seja forçada.

Para manter a postura confortável, também é preciso deixar braços e pernas levemente flexionados. Esse cuidado vai retirar um pouco de pressão da coluna e evitar dor nas costas.

2. Faça alongamentos

Alongamentos são importantes para relaxar os músculos e prevenir problemas. Assim, antes de começar o dia, alongue o corpo: braços, pernas, pescoço…

Com esse alongamento, seus músculos ficarão mais preparados para as horas de direção que virão.

Quando o caminhão parar, no trânsito, por exemplo, você também pode fazer mais alguns alongamentos. Estique os braços sobre a cabeça e relaxe o pescoço. Isso vai diminuir o estresse na coluna e evitar dor nas costas.

Também é importante se alongar ao fim do dia de trabalho. Então, saia da cabine do caminhão e se estique mais um pouco antes de descansar.

3. Apoie os pés de forma confortável

Tenha sempre o cuidado de manter os pés apoiados no assoalho do veículo. Mesmo que você esteja utilizando um dos pedais, apoie o tornozelo no assoalho. Assim, você vai evitar tensão exagerada sobre os tendões.

Essa dica também é importante para prevenir lesões nos ligamentos, como estiramentos musculares.

4. Pratique atividades físicas

A prática frequente de atividades físicas é outro cuidado essencial para prevenir dores nas costas. Com uma vida relativamente sedentária, em frente ao volante, as dores ocorrem de forma mais frequente e intensa.

Então, se você praticar esportes, pode diminuir esse efeito. Conhecidamente, a prática de atividades físicas melhora a saúde de todo o corpo.

5. Cuidado ao lidar com cargas

A carga e descarga do caminhão podem exigir muito das suas costas. Então, atenção ao realizá-las.

O ideal é dobrar sempre os joelhos ao carregar peso, e não dobrar a coluna. Além disso, não carregue objetos apoiados na cabeça.

Outra dica é, sempre que possível, carregar os objetos segurando-os junto ao corpo. Assim, torna-se mais simples suportar o peso e evitar a sobrecarga à coluna.

6. Controle as horas ao volante

Não se esqueça de descansar durante as viagens. A Lei do Caminhoneiro (Lei 13.103, de 2015) veio exatamente para assegurar que você vai tirar um tempo para cuidar do seu corpo.

Use suas paradas obrigatórias para realmente descansar e recarregar as forças. Isso vai prevenir dores.

7. Tenha uma alimentação balanceada

Pode ser difícil comer bem na estrada, mas vale a pena você se esforçar. Alguns alimentos têm um ótimo efeito para prevenir ou aliviar dores nas costas.

Entre eles, podemos citar: o salmão, azeite de oliva, cebola, alho, abacate, gengibre, entre outros.

Plano de saúde cobre dores nas costas?

Tem enfrentado dores nas costas e se perguntado se o plano de saúde cobre o cuidado ao problema? A resposta é sim. O que varia é a extensão desse tratamento conforme o tipo de plano de saúde que você possui.

No caso de um plano ambulatorial, consultas e exames mais simples para diagnóstico serão facilmente cobertos.

Agora, se as dores nas costas forem mais graves, elas podem ser cobertas apenas por planos hospitalares. Isso é comum quando os exames necessários para diagnóstico são mais especializados ou ainda quando é preciso internar o paciente para tratamento.

Por isso, é importante cuidar da saúde com as dicas que listamos. Se as dores surgirem, vale a pena ir rapidamente ao médico para que o diagnóstico e tratamento sejam mais simples.

Além disso, evite tomar remédios por conta própria. Mesmo os que parecem mais “inofensivos”, como anti-inflamatórios, podem trazer problemas depois.

Medicamentos podem, inclusive, mascarar sintomas de problemas que precisam ser tratados por um médico.

Pronto! Agora você já sabe como evitar dor nas costas. Cuide do seu bem-estar na estrada, e seu dia a dia será muito mais confortável!

Por Jeniffer Elaina

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!